Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/11/2009
Competição Baja SAE BRASIL–Etapa Sul começa neste sábado (7), em Horizontina (RS)

Competição realizada pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL reunirá 14 carros off road, construídos por estudantes, dias 7 e 8 de novembro

São Paulo, outubro de 2009 – Horizontina, cidade do noroeste do Rio Grande do Sul, a 500 km de Porto Alegre, sediará, pela primeira vez, a Competição Baja SAE BRASIL–Etapa Sul. Na sétima edição, a competição de engenharia será realizada dias 7 e 8 de novembro. No evento, 14 carros ‘off road’, projetados e construídos por estudantes de engenharia do Sul do País, serão submetidos a avaliações em provas estáticas e dinâmicas, por especialistas das principais indústrias da mobilidade do País.

A competição, realizada no Parque Municipal de Eventos de Horizontina, constitui etapa preparatória para a tradicional Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente em São Paulo com estudantes de quase todo o País. O Brasil é pentacampeão na modalidade nos Estados Unidos.

A Baja SAE BRASIL–Etapa Sul será realizada em conjunto com a 3ª Feintech (Feira Internacional de Tecnologia de Horizontina). Irineu Colato, prefeito do município, afirma que competição tem tudo a ver com a feira de tecnologia, já que ambas têm o foco na tecnologia, inovação e empreendedorismo. “O fato de esta competição trazer novos talentos faz com que os estudantes possam conhecer o potencial de nosso município e serem até mesmo contratados por empresas locais”, afirma Colato.

“Os estudantes envolvidos neste projeto têm a visão do futuro. A evolução da engenharia automotiva brasileira passa necessariamente por tudo isto. Na medida em que eles despertam interesse para a necessidade de novas fontes de energia, por exemplo, têm como contribuir desde cedo para a busca de alternativas e soluções para que, no futuro, consigam desenvolver questões importantes para a mobilidade”, diz o prefeito de Horizontina.

Três estados - Estão inscritas na Baja SAE BRASIL–Etapa Sul oito equipes do Rio Grande do Sul, três de Santa Catarina e duas do Paraná. As 14 equipes representam 11 instituições de ensino superior dos três Estados (ver lista).

Para participar da competição, os cerca de 200 estudantes, de várias modalidades de engenharia, projetaram e construíram os Baja SAE, que devem ser capazes de atravessar terrenos acidentados e estarem de acordo com o regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br -, responsável pelo evento. Uma pista da categoria Jeep-Cross está sendo totalmente customizada para as provas, com extensão de 800m e largura de 4m a 8m.

As avaliações começam às 9h, com apresentações orais das equipes e provas de segurança, motor, subida de rampa e dirigibilidade. No domingo, os Baja SAE realizam prova de resistência, um enduro com duas horas de duração que termina às 14h. A cerimônia de encerramento e a premiação acontecerão às 15h30.

Em 2008, a equipe Bombaja A, da Universidade Federal de Santa Maria, sagrou-se campeã da VI Competição Baja BRASIL DANA-Etapa Sul. A segunda colocada foi a equipe Sinuelo-Fahor, da Faculdade Horizontina, do Rio Grande do Sul, a anfitriã da competição, organizada pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL e que no ano passado foi realizada em Gravataí (RS).

Especificações - Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e serem capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg, além de motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que também têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, afirma que o Projeto Baja SAE é um dos programas de maior sucesso organizados pela associação na capacitação dos futuros engenheiros, no qual estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. "Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, eles são submetidos às experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e atividades diversas, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças", diz. Segundo Botelho, muitas empresas têm priorizado a contratação de ex-participantes do Projeto por terem a certeza de que eles estão bem preparados. "Isso comprova a importância da competição, um dos orgulhos da SAE BRASIL", completa.


VII Competição Baja SAE BRASIL–Etapa Sul
Dia 7 / sábado – apresentações orais das equipes e provas de segurança, motor, subida de rampa e dirigibilidade, das 9h às 19h.
Dia 8 / domingo – treino classificatório para o grid de largada, das 10h às 11h; e enduro de resistência das 12h às 14h. Premiação às 15h30.
Local – Parque Municipal de Eventos de Horizontina – acesso pela estrada Três de Maio – Horizontina (RS).














Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Camila Silva – camila@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308