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 Release
13/10/2009
Estudantes do Nordeste testam nove aviões para a SAE AeroDesign

Competição será realizada de 22 a 25 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP

Nove equipes de universitários da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte participarão entre os dias 22 e 25 de outubro da XI Competição SAE BRASIL AeroDesign, a realizar-se no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), nova denominação do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP. Durante a competição, os estudantes de engenharia irão apresentar e testar nove aviões rádiocontrolados, projetados e construídos dentro das instituições de ensino. A competição reunirá ao todo 91 equipes, de 16 Estados, além do Distrito Federal, Venezuela, México e Índia. Em 2008, a competição contou com 77 equipes inscritas.

A novidade este ano será a participação de aviões da Classe Micro. Com dimensões reduzidas, os projetos da categoria têm motor elétrico, pesam cerca de 500 gramas e são transportados dentro de uma caixa de até 0,125m³, o que equivale a 50x50x50 cm. Sete aviões estão inscritos na nova categoria. O Nordeste será representado pela equipe Car-Kará Micro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição que terá ainda equipes das Classes Aberta e Regular.

A equipe Car-Kará Open, da UFRN, é bicampeã brasileira e campeã mundial. Para buscar mais um título, a equipe projetou um monoplano de asa alta, com quase 5 metros de envergadura e capacidade para atingir uma velocidade de 15 m/s aproximadamente. “Os seus pontos fortes são confiabilidade e a facilidade construtiva”, avisa Antonio Calmon Marinho, capitão da equipe, formada por mais 12 estudantes de engenharia. A equipe da Classe Regular, Car-Kará, também bicampeã brasileira e campeã mundial, levará um monoplano que pesa 3 kg e poderá transportar até 13 kg de carga útil.

O Maranhão será representado pela equipe Zeus, da Universidade Estadual do Maranhão, e a equipe Guará, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão. A equipe Guará retorna depois de três anos afastada. Com 13 integrantes, a equipe projetou um monoplano de asa retangular e estrutura em alumínio e madeira paparaúba, típica da região. “Aplicamos soluções simples, porque não temos experiência e a falta de recursos e cultura aeronáutica no Maranhão é enorme, mas o ganho de conhecimento compensa e precisamos vencer os obstáculos, porque falta mão-de-obra qualificada para o Centro de Lançamento de Alcântara”, conta Leonardo Rodrigues, capitão da equipe.

O Nordeste será representado, ainda, pelas equipes Orungan, da Universidade Federal da Bahia (UFB); Aeromec, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Aerojampa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Mandacaru, da Universidade Federal do Pernambuco (UFP). As seis equipes são todas da Classe Regular.

Para participar da SAE BRASIL AeroDesign 2009 as equipes, compostas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), são desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados em qualquer categoria, e depois submeterem seus projetos a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica. Durante a competição, as avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta e da Classe Micro que obtiverem melhor pontuação ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2010, nos Estados Unidos, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo quatro primeiros lugares, na Classe Regular e Classe Aberta. A East Competition é realizada pela SAE International, instituição que deu origem a SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

Regulamento - Os aviões da competição são classificados em três categorias: Classe Aberta, Classe Regular e Classe Micro. Na primeira, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria inclui pós-graduandos e restringe distância máxima de decolagem: 61m. Já na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em ma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. Assim como a classe aberta, a Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. Nesta classe, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m.

“O desafio de criar e desenvolver um projeto aeronáutico possibilita aos estudantes exercitarem habilidades que normalmente não fazem parte da rotina acadêmica, mas que são extremamente importantes no mercado de trabalho, muito exigente em relação a competências”, afirma o diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL, Mário Güitti, ao ressaltar que o Projeto SAE AeroDesign estimula o espírito de equipe, liderança, criatividade e capacidade de planejamento e de vender idéias.

XI Competição SAE BRASIL AeroDesign
22 a 25 de outubro - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)- São José dos Campos/SP



Total de equipes inscritas: 91 equipes (77 em 2008)
№ estrangeiras: 12 equipes (7 Venezuela, 4 México e 1 da Índia)
№ de equipes brasileiras: 79 (de 16 estados + DF)
№ de instituições de ensino representadas: 61
№ médio de estudantes inscritos: 1,1 mil
№ projetos Classe Micro: 7
№ projetos Classe Regular: 78
№ projetos Classe Aberta: 6


Região Sul

Paraná - (3 equipes / 2 instituições)
UFP - Universidade Federal do Paraná - equipes Fênix e X-Goose.
UTFP - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - equipe Anhanguera.

Rio Grande do Sul - (8 equipes / 8 instituições)
Fahor - Faculdade Horizontina - equipe Águia Fahor.
UCS - Universidade de Caxias do Sul - equipe Olhos No Mundo.
UFRG - Universidade Federal do Rio Grande - equipe GPA.
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - equipe Carancho.
UFRS - Universidade Federal de Rio Grande do Sul - equipe Minuano.
UPF - Universidade de Passo Fundo - equipe Voa Tchê.
Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul – equipe Kamikase.
URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - equipe Aeromissões.

Santa Catarina - (5 equipes / 5 instituições)
Instituto Superior Tupy - equipe Aero Tupy Open.
Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina - equipe Albatroz.
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - equipe Céu Azul Aeronaves.
Universidade do Oeste de Santa Catarina - equipe Faeroeste.
Univille - Universidade da Região de Joinvile - equipe Abaquar.


Região Sudeste

Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
UFES - Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Aves.

Minas Gerais – (6 equipes / 5 instituições)
Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica de MG - equipe Cefast.
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - equipe Uirá
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais – equipes Uai-Sô-Fly! e Uai-Sô-Fly! FK.
UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - equipe Trem Ki Voa.
UFU – Universidade Federal de Uberlândia – equipe Tucano.

Rio de Janeiro - (5 equipes / 4 instituições)
Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica de RJ - equipe Venturi.
IME - Instituto Militar de Engenharia - equipe Zéfiro.
UFF – Universidade Federal Fluminense – equipes Uff Open e Uffo.
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - equipe Minerva Aerodesign.

São Paulo – (34 equipes / 19 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP - equipes EESC-USP Charlie Open, EESC-USP Bravo, EESC-USP Alpha e EESC-USP Mike.
Faculdade de Engenharia São Paulo – equipe Aero Elétrons.
Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Flying Box.
Fatec -Faculdade de Tecnologia de São Paulo – equipe Fatecnautas.
FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana/SBCampo – equipes FEI Open e FEI Regular.
IFSP - Instituto Federal de São Paulo/Salto – equipe Tapera.
IMT - Instituto Mauá de Tecnologia - equipes Obelix e Asterix.
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipes Leviatã Open, 100 Limites, Razgriz e No Limite Micro.
Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mechane.
Poli - Escola Politécnica da USP– equipes Poliaclive Pece e Keep Flying.
UNIP – Universidade Paulista/SJCampos – equipes Flyunip e Speed Up.
Unitau - Universidade de Taubaté - equipe Dog Fight.
Unesp - Universidade Estadual Paulista/Bauru - equipes FEB Open, FEB Regular e FEB Micro.
Unesp - Universidade Estadual Paulista/Guaratinguetá - equipe Aerofeg.
Unesp - Universidade Estadual Paulista/Ilha Solteira - equipes Zebra White e Zebra Black.
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas - equipe Urubus.
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipe GPDA.
UFSC - Universidade Federal de São Carlos – equipe Dragão Branco.
Uninove - Universidade Nove de Julho - equipes Fly Girls, Ícaro e Pégasus.


Região Centro-Oeste

Mato Grosso - (1 equipe / 1 instituição)
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - equipe Aero.


Região Nordeste

Bahia - (1 equipe / 1 instituição)
UFB - Universidade Federal da Bahia – equipe Orungan.

Ceará - (1 equipe / 1 instituição)
UFC - Universidade Federal do Ceará - equipe Aeromec.

Maranhão - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Estadual do Maranhão - equipe Zeus
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MA – equipe Guará.

Paraíba - (1 equipe / 1 instituição)
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - equipe Aerojampa.

Pernambuco – (1 equipe / 1 instituição)
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - equipe Mandacaru UFPE.

Rio Grande do Norte - (3 equipes / 1 instituição)
UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - equipes Car-Kara, Car-Kara Open e Car-Kara Micro.


Norte

Amazonas - (1 equipe / 1 instituição)
UNIP - Universidade Paulista/Manaus – equipe Amazon Force.

Pará - (2 equipes / 1 instituição)
UFP - Universidade Federal do Pará - equipes Uirapuru e Iaçá.


DISTRITO FEDERAL

Distrito Federal - (4 equipes / 2 instituições)
UnB - Universidade de Brasília - equipes Calango Alado, Draco Volans e Plano Piloto.
UNIP - Universidade Paulista DF - equipe Antonov.


ESTRANGEIRAS

Índia (1 equipe / 1 instituição)
RVCE – Índia – equipe Pushpak.

México (4 equipes / 1 instituição)
IPN UP Ticomán - Escuela Superior de Ingeniería Mecánica Y Elétrica Unidad Ticomán – equipes Vulture Aeronautics Team, Quetzal Aviation, Aviátión Drako e Fênix.

Venezuela (7 equipes / 3 instituições)
Universidad Del Zulia - equipe Aeroluz
UNEFA - Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Bolivariana Maracay – equipes Catatumbo, Venezuela Cari II, Venezuela Cari-um e Proyecto Vael.
UNEFA - Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada Bolivariana Caracas – equipes Idea e Guia-X.





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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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