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 Release
30/09/2009
Congresso SAE BRASIL expõe tecnologias sustentáveis para a mobilidade do futuro

O Congresso SAE BRASIL 2009, programado para 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, expõe em 130 estandes os últimos desenvolvimentos tecnológicos de empresas da área da mobilidade do País e do Exterior. Este ano, o principal objetivo dos expositores - montadoras, sistemistas e outros fornecedores da cadeia automotiva - foi desenvolver tecnologias sustentáveis, em conformidade com o tema do Congresso: ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira’. Confira alguns destaques nos estandes:

ABAL – a Associação Brasileira do Alumínio apresenta as vantagens do alumínio no setor automotivo, como 2/3 mais leve que o aço e reduções no consumo de combustível e emissão de gases de efeito estufa. Segundo a ABAL, em 2008 o segmento consumiu 264,2 mil toneladas de produtos de alumínio, na forma de chapas, perfis extrudados e, principalmente, em peças fundidas, respondendo por 26% do consumo doméstico do metal. O consumo aumentou mais de 80% em 10 anos.

BOSCH – expõe novidades em sistemas bicombustíveis, soluções para redução de consumo e emissões, além de itens de segurança ativa. Apresenta o Programa Eletrônico de Estabilidade, que corrige automaticamente a trajetória do veículo, gerenciando a potência do motor. Expõe o Flex Start, conceito de partida a frio que elimina o reservatório de gasolina e contribui para diminuir em até 40% a emissão de poluentes. Mostra o Start/Stop, que permite que o motor desligue quando o carro está parado, em marcha lenta, por longo período, e religa o motor por meio do acionamento dos pedais, assim que reconhece o desejo do motorista. Apresenta o sistema Flex Fuel para motocicletas, conjunto bomba de combustível, unidade de comando, sensores, bobina de ignição, corpo de borboleta e injetores. A empresa já fornece componentes do sistema no Brasil e trabalha no desenvolvimento do sistema Flex Fuel completo.

DELPHI – lança tecnologias que contribuem para o meio ambiente e trazem economia para o motorista. A principal atração é o motor bicombustível Diesel-Etanol para veículos pesados, focado em mercados específicos e que traz possibilidade de redução no custo operacional, além da utilização de combustível renovável. Outra novidade é o Condensador XTC-16i (16mm), mais compacto e com maior performance. Aliado ao Compressor Variável CVC - a Delphi é a única empresa na América do Sul a produzir o sistema localmente – o produto traz economia de combustível de até 10% em relação aos compressores fixos. A Delphi expõe o painel de controle e o imobilizador eletrônico fornecidos para o Tata Nano, o veículo mais barato do mundo; a MAPEC, nova central eletrônica que revoluciona a arquitetura eletro/eletrônica do veículo; o sistema de partida a frio para veículos bicombustíveis; e novos rádios automotivos.

EATON - expõe o sistema híbrido-elétrico para veículos comerciais, embreagem automotiva para usos severos e transmissão automatizada para veículos comerciais pesados.

EDAG - disponibiliza informações técnicas e imagens do Light Car, o carro conceito apresentado no Salão de Genebra deste ano. Além das tecnologias ”open source” ainda em desenvolvimento, o EDAG Light Car vem com um leve chassi (100% reciclável), sistema todo elétrico (monovalente e com autonomia de 150 km) e uma inovação na área de iluminação: OLED (luzes LED de compostos orgânicos) em várias partes, inclusive na traseira, com uma tela de exibição no vidro que informa aos outros motoristas as condições da estrada, como números de velocidade permitidos, se há pedestres ou obras nas ruas, entre outros dados.

EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA/SAE – o estande apresenta três projetos campeões das competições da SAE BRASIL, desenvolvidos e construídos por estudantes principalmente de engenharia, um deles o carro Fórmula SAE, da equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) e campeã da V Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que reuniu nove equipes em 2008, em Americana (SP). Outro veículo é o SAE Baja, que participou da XV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, em 2009 (equipe a confirmar). Um avião da Classe Regular, desenvolvido pela equipe Uai Sô Fly, da Universidade de Minas Gerais (UFMG), campeã em 2008, é atração no estande. Também no estande, o trabalho estudantil que conquistou o 1º lugar, entre 13 ‘papers’ de universitários no País. O trabalho, intitulado ‘Fontes portáteis de energia: desafios das turbinas a gás’, é de Caio Cramer Almeida Marques, da UFMG.

FORD - expõe o Fusion, recém-lançado mundialmente, com novos motores I4 e V6, 3.0, de 243 cv, transmissão automática sequencial de seis velocidades, que permite trocas manuais; comandos variáveis, gerando melhor performance e economia de combustível; e direção elétrica e progressiva, com funcionamento preciso e esforço progressivo de acordo com a velocidade. O carro tem seis airbags, possui sistema multimídia Ford Sync, desenvolvido em parceria com a Microsoft, que reúne rádio, CD-player/MP3 e DVD com comandos diretos na tela, de 8 polegadas, e comandos de voz para o ar condicionado, áudio e telefone Bluetooth, além de memória de 10 Gb para músicas e imagens, conexão para iPod, USB e celular Bluetooth. Conta com sistema All Wheel Drive padrão para as versões com motor V6, equipado com controle inteligente de tração (ITCC) e controle eletrônico de estabilidade (ESC), que atuam em conjunto para oferecer o máximo de controle e estabilidade ao motorista.

FRAS-LE – apresenta a série de pastilhas Fras-le Ceramaxx, que utiliza matérias-primas livres de amianto e fabricadas pelo processo molde positivo, que possibilita melhor compactação do material de atrito e maior homogeneidade de estrutura e padronização nas peças produzidas. Com formulação cerâmica de alta qualidade, a nova série utiliza a seleção de materiais e a tecnologia Wheel-Klean para proporcionar reduzidos índices de pó na roda, além de oferecer máximo controle na emissão de ruídos e performance de equipamento original.

GRUPO SCHAEFFLER – expõe a Transmissão de Dupla Embreagem (DCT), composta por sistema de automatização e embreagem LuK e por rolamentos INA, que aliar redução do consumo de combustível alcançada nas transmissões manuais, e o conforto das transmissões automáticas. Proporciona maior rendimento dos veículos e menor emissão de poluentes, mantendo o conforto ao dirigir. O sistema contém duas embreagens que operam de forma independente, mantendo os dispositivos de sincronização das transmissões manuais. Apresenta o Twin Tandem Hub, novo conceito em cubo de roda para equipar picapes e utilitários esportivos (SUV) na América do Norte. Por ter superfície de contato menor entre a pista e os corpos rolantes, proporciona redução do atrito e, consequentemente, diminui o consumo de combustível e o nível de emissões do veículo. Expõe o Face Spline, novo módulo de rolamento de roda, com estriado axial, fácil de montar. O rolamento permanece sem folga nas estrias durante a operação, e proporciona considerável redução de peso no rolamento, o que melhora a dinâmica de direção. Apresenta o Sistema de Válvula Variável, inédito no Brasil, que contribui com o processo de combustão, reduz perdas, melhora o rendimento, diminui o consumo de combustível, contribui para redução de emissões de gases poluentes, adequação de torque e potência, e proporciona conforto ao motorista

IQA – o Instituto da Qualidade Automotiva lança a versão traduzida da norma ISO/TS 16949:2009, utilizada pelos principais fabricantes automotivos para certificar e homologar empresas produtoras e fornecedoras do setor. O produto chega ao mercado em 2010. A norma, que integra a ISO 9001:2008, visa o desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade para melhoria contínua, com prevenção de falhas e redução de variação e desperdícios na cadeia de fornecimento. Outro serviço em exposição é o processo de homologação, sua importância e como exportar dentro dos requisitos necessários para circulação de produtos fora do Brasil. Além disso, o instituto disponibiliza informações gerais sobre todos os serviços realizados, bem como o calendário de cursos para 2009, que já inclui o treinamento das regras de certificação ISO/TS 16949:2009.

IVECO – disponibiliza informações técnicas e imagens do Daily Elétrico, primeiro caminhão do Brasil movido à energia 100% limpa e renovável. O projeto é silencioso, não emite CO2 e explora as possibilidades do uso da energia elétrica no transporte de carga e de passageiros. É equipado com baterias Zebra, à base de sódio, níquel e cádmio. Com bateria de 100 km entre cargas, atinge velocidade máxima de 70 km/h a 85 km/h. O tempo de carga da bateria é de 8h, feita por meio de três tomadas de 220V/16A. Possui sistema similar ao KERS da Fórmula 1, ideal para uso urbano, pois recupera energia com o freqüente pára e anda do trânsito. O modelo chassi-cabine dupla transporta seis passageiros mais o motorista e carga útil de até 2,5 toneladas. A tecnologia do trem de força elétrico pode ser instalada em qualquer versão do Iveco Daily.

JETEK – destaca o sistema de direção elétrico, desenvolvido na matriz da empresa no Japão. O sistema traz série de avanços tecnológicos que permitem um melhor desempenho do veículo em estabilidade e dirigibilidade. Para o consumidor final a tecnologia garante maior conforto, segurança e economia. Mostra sistemas de direções disponíveis no Brasil, principais aplicações para as maiores montadoras instaladas no País.

JOST – expõe o Engate Automático, 10 kg mais leve que a versão anterior, possui buchas guias inferior e superior, montadas sobre pressão, eliminando desgastes entre as buchas e o garfo, conseqüentemente, aumentando a vida útil do conjunto. Apresenta dois manípulos, o que confere menor esforço e praticidade na operação. Possui sistema de travamento automático e dispositivo de segurança que indica a eficácia no momento do acoplamento. Além disso, o pino de engate gira 90° a cada acoplamento, proporcionando um desgaste mais homogêneo, o que aumenta a durabilidade do pino. É indicado para combinações de todos segmentos rodoviários, especialmente o canavieiro e florestal.

HONEYWELL - mostra o VNT Dual Boost, turbo do futuro para economia de combustível e preservação do meio ambiente. Constituído por dois rotores de compressor dentro do mesmo turbo, com aletas que se abrem ou fecham – dependendo do regime de rotação do motor - para proporcionar melhores níveis de torque e potência ao veículo. Expõe os turbos MGT12, desenvolvidos especialmente para os motores com conceito Multiair; Dual Turbo Sequencial Paralelo, que recebeu o prêmio EquipAuto, na França; os modelos Ball Bearing, com rolamentos para os rotores em lugar de eixo com filme de óleo; e o turbo GT 22, com rotor de titânio.

MAGNETI MARELLI - lança tecnologias na área de sistemas eletrônicos, telemática, entretenimento, powertrain, iluminação e amortecimento veicular. Uma atração é o sistema Flex Terceira Geração com Nova Centralina (Família 7). A centralina identifica o nível de emissão de poluentes do veículo e, caso esteja acima do permitido, uma luz no painel acende avisando o condutor. A inovação está preparada para atender à nova norma do IBAMA, que torna obrigatório que 60% da frota de veículos zero km, a partir de 2010, seja equipada com o sistema de diagnose de bordo OBDBr2. Em 2011, 100% da frota nacional terá de ser equipada com o OBDBr2. A empresa traz, ainda, o Quadro Reconfigurável, totalmente digital, que manuseado pelo condutor permite a configuração / disponibilidade das informações (temperatura da água do motor, velocímetro, nível de combustível, relógio, contagiros e calendário) do painel do veículo. Ainda permite a visualização de imagens da parte traseira do veículo no painel, através de câmera, bem como alteração da imagem do background do display (como no desktop do computador).

MASTER – lança o Freio S Came 325x80mm a ar para caminhões e ônibus entre 5 a 6 toneladas. O material de atrito das lonas tem maior volume útil se comparado com os freios hidráulicos, o que reduz o desgaste e a parada para manutenção. O protótipo baseia-se em um conceito já consagrado dos freios S Came Master 325 HD usados nos caminhões e ônibus de 7 a 10 toneladas. Possui maior capacidade de torque e vida útil, além do baixo custo de manutenção. Pode ser utilizado com ajustadores manuais, automáticos, com câmaras de serviço e spring brakes, com desempenho superior de frenagem dos freios de serviço e estacionamento.

MWM INTERNATIONAL Motores – expõe os novos motores da família MaxxForce. A empresa líder na fabricação de motores diesel no Mercosul, com plantas em Santo Amaro (SP), Canoas (RS) e Jesús Maria, em Córdoba, Argentina. Com 56 anos de atuação, a companhia, afiliada do norte-americano Navistar Engine Group, atua em mercados como Estados Unidos, Índia, China, Coreia e México. Os produtos da empresa atendem aos segmentos veicular, agrícola, industrial e marítimo.

NATIONAL INSTRUMENTS – apresenta a nova versão do software de programação gráfica NI LabVIEW, com diversas melhorias na usabilidade e produtividade, além da capacidade de executar operações matemáticas complexas, como álgebra linear, ajuste de curva, filtros digitais, equações diferenciais, probabilidade, estatística e, principalmente, arquivos em plataformas industriais ou embarcadas, como os PACs. Expõe soluções para três grandes desafios na indústria: Aquisição de Dados e Testes Embarcados, para solucionar aplicações de aquisição de dados, testes de durabilidade, testes em campo de provas e aplicações para desenvolvimento de produto; Soluções para Teste do Dispositivo Rastreador (resolução 245 Denatran), o sistema de testes automatizados a plataforma PXI que reúne combinação de instrumentos que cria uma solução única para o teste de comunicação GSM, simulação de sinais GPS, testes de bateria e protocolo CAN; e Tecnologias para aplicações de Testes e Simulações Hardware-In-the-Loop (HIL), com novo NI VeriStand, ambiente flexível onde usuários criam complexos sistemas de testes baseados em configuração que interagem com hardware e integram modelos e algoritmos já existentes, capaz de acelerar o desenvolvimento e reduzir custos.

PLASCAR – expõe investimentos em fibras naturais, como de bananeira, na produção de peças de acabamento interno, como laterais de porta e painéis de instrumentos; e externo, como pára-choques. Apresenta nova proposta de reaproveitamento de garrafas PET para carpetes, o poliol originário do PET, uma alternativa aos petroquímicos. Outra novidade é a roda de plástico para moto, feita a partir de polímeros de alta performance, com novo design. Lança novas alternativas de cromação para o setor automotivo. A e mpresa verticalizou a operação, a partir da linha de produção instalada na Unidade de Negócios em Varginha (MG). Há novidade também em iluminação na parte de lanternas. A empresa expõe os trabalhos dos vencedores do 3º Desafio Plascar/SAE BRASIL de Design Automotivo.

SAINT-GOBAIN – mostra o parabrisa antiembaçante, com resistência elétrica de microfilamentos de tungstênio, que impede o embaçamento do parabrisa, proporcionando segurança e conforto aos motoristas, semelhante ao vidro traseiro dos carros. O parabrisa antiembaçante começará a equipar carros nacionais em 2010. É destinado a veículos do tipo popular, que não contam com sistema de ar-condicionado. A empresa apresenta, ainda, tecnologias avançadas em vidros automotivos, como parabrisa acústico, vidros laterais laminados (disponíveis apenas nos carros Idea, Punto e Linea, da Fiat) e vidros verdes, com diferentes níveis de escurecimento.

SUSPENSYS – apresenta suportes fundidos otimizados para suspensão 6x2. Fabricados em ferro fundido nodular, traz como principais benefícios para suspensão a redução de peso e tamanho, disponibilizando mais espaço no chassi na região da suspensão traseira e carga líquida transportada. Em comparação com os suportes fundidos atuais, reduz aproximadamente 25% no peso. Os novos suportes foram desenvolvidos para aplicação em veículos com suspensão 6x2. O projeto possui 9 patentes depositadas, sendo 6 de desenho industrial.

SKF – apresenta o rolamento E2, novidade que reduz até 30% o consumo de energia. Projetado com geometria interna otimizada, tem melhor acabamento interno nas pistas, garantindo menor coeficiente de atrito. Também possui nova gaiola, produzida em polímero especial, que permite a lubrificação perfeita da peça. Há ainda a aplicação calculada de graxa sintética de lítio, que garante perfeita rotação do rolamento durante toda a sua vida útil. Desenvolvida para uso em sistemas automotivos ou em máquinas e equipamentos industriais, os novos rolamentos podem ter o dobro da vida útil em relação à peça comum.

T-SYSTEMS – expõe soluções para o segmento automotivo, de TI e Telecom, que permitem o gerenciamento do ciclo de vida do produto, inclui criação e especificação de projetos, construção de modelos digitais, gerenciamento de produtos e materiais, testes e controle de dados, soluções de informação digital para o “chão de fábrica”, vendas e serviços (pós-venda). Entre as soluções estão os sistemas PLM - CATIA, ENOVIA, DELMIA, SmarTeam, Cappe, ferramentas CAE, soluções de automação industrial e eletrônica embarcada. Apresenta portifólio de serviços baseado no conceito pay-per-use (pagamento por uso) e em aplicações SAP, que inclui desde consultoria, desenvolvimento e implementação de projetos até a gestão completa da infraestrutura.

VISTEON - traz sistema de ar-condicionado com controle de temperatura setorizado que possibilita ajuste de duas temperaturas. Em interiores, um processo inovador de injeção de duas cores em um único ciclo. Em eletrônica, destaca o painel de controle (Cluster) 100% reconfigurável, nova tecnologia “Touch” aplicada aos painéis de controle de rádios e climatização e o lançamento do rádio AM / FM com USB que oferece conveniência e conectividade sem o mecanismo do CD. No estande 134.

VOLKSWAGEN - expõe a Saveiro Tropper, que chega ao mercado com a cabine estendida. A versão 1.6 Trooper, caracterizada pelo emprego de materiais diferenciados, é voltado para consumidores radicais, esportivos e empreendedores. A suspensão dianteira independente, tipo MacPherson, possui sistema de isolamento que filtra as vibrações provocadas pelas irregularidades do piso. Diferencial é o eixo traseiro, com construção interdependente com braços longitudinais. O sistema de abertura e fechamento da tampa traseira é feito através de mola a gás, que reduz esforços de movimentação. Exibe, também, o Pólo I-Motion, equipado com a transmissão ASG, com acionamento eletro-hidráulico que tem como base a tradicional transmissão MQ 200, fabricada na Argentina. A nova caixa oferece conforto similar aos câmbios automáticos tradicionais (com conversor de torque). A linha Polo tem servido de plataforma pioneira para novas tecnologias da Volkswagen. Apresenta a Transmissão ASG (em corte), que permite trocas de marcha sequencialmente, sem necessidade de acionar a embreagem, através da alavanca localizada no console ou acionadores (“paddles shift”) posicionados junto ao volante. A ASG também pode ser usada de modo totalmente automático, com a seleção das marchas definida por uma central eletrônica de acordo com a necessidade, a cada momento. São duas alavancas fazendo mudanças para cima e a da esquerda, usadas nas reduções. Outros destaques são peças do Polo BlueMotion, que garante redução de até 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2. Na Europa, o conceito é empregado em diversos veículos a diesel da montadora. Apresenta a Fibra de Curauá, utilizada no revestimento de teto e tampa interna do porta-malas do Fox e Polo, em substituição da fibra de vidro.

XVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Quando - 6 a 8 de outubro de 2009
Horários – dia 6 das 9h30 às 19h30; dia 7 das 9h30 às 19h30; e dia 8 das 9h30 às 19h (apresentações de fóruns, painéis e papers)
Exposição – dias 6 e 7 das 12h às 20h30 e dia 8 das 12h às 19h30
Onde - Expo Center Norte – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Informações – www.saebrasil.org.br

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Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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