A busca de soluções para o uso de combustíveis alternativos, especialmente biocombustíveis, para a tração híbrida e elétrica, e a redução de custos são hoje os maiores desafios da indústria automotiva, já pressionada em reduzir os níveis de emissões e melhorar o consumo e o desempenho dos veículos. As últimas tecnologias disponíveis no mundo nesta área serão apresentadas amanhã, dia 8 de outubro, às 9h30, no fórum ‘Trem de Força Global - Últimos Desenvolvimentos de Tração Convencional e Elétrica’, durante o Congresso SAE BRASIL, em São Paulo.
“A implementação da propulsão elétrica partindo de um veículo hibrido até o completamente elétrico é o mais novo embate da indústria automotiva”, afirma Horst Bergmann, diretor do Comitê Internacional do Congresso SAE BRASIL, conselheiro para veículos comerciais da FEV Motorentechnik GmbH e ex-diretor da Mercedes Benz Trucks e Vans, da Alemanha. Mediado por Bergmann, o fórum reunirá algumas das maiores autoridades mundiais em trem de força.
Ferdinand Panik, ex-diretor da Mercedes e professor-chefe do Departamento de Propulsões Alternativas da Universidade de Esslingen, Alemanha, será um dos palestrantes, com o tema ‘Perspectives of the Fuel Cell Powertrain’, no qual apresentará, entre outros temas, uma aplicação experimental da célula de combustível para o transporte urbano de São Paulo.
Outro convidado é o professor doutor Gernot Spiegelberg, vice-presidente da Siemens AG Corporate Technology Alemanha, com a palestra ‘The Electric Vehicle in its Smart Grid Infrastructure – Necessary Interfaces and Possible Potential for Change in the Automobile Industry’. Para Spiegelberg, o sucesso do veículo elétrico depende de a indústria automobilística reduzir a complexidade da tecnologia e as empresas de eletricidade oferecerem infraestrutura adequada para a distribuição de energia elétrica.
EGR - Marco Warth, doutor e chefe de Projetos da MAHLE International GmbH, Alemanha, abordará novo sistema de recirculação dos gases de escape (Exhaust Gas Recirculation-EGR) que oferece maior economia de combustível e eficiência no cumprimento de futuras normas de emissões no mundo. O executivo fará demonstração de resultados experimentais obtidos com motor no segmento de extrapesados.
O fórum contará, também, com a presença de Wolfgang Sczygiol, membro do board da ESG Electronik Systems GmbH, com a palestra ‘Focusing on E/E Innovations: more important than ever - Development Challenges for Conventional and Electric Vehicles’.
Thomas Schmidt, diretor Operacional de Transmissões para Veículos Comerciais da ZF, será outro palestrante, com o tema ‘Transmission in the era of onboard electronic systems – latest development trends’.
Híbridos - Os desafios para o desenvolvimento de controles eletrônicos para motorizações híbridas avançadas, como a célula de combustível, sistemas elétricos híbridos e hidráulicos híbridos, será o assunto de Koos Zwaanenburg, chefe de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da ETAS Group (filiada à Bosch), divisão de Testes e Validação da Linha de Produtos para as Américas. Zwaanenburg mostrará as soluções comuns de arquitetura e implementação destes controles eletrônicos, além de ferramentas usadas no desenvolvimento.
O painel é um dos 16 eventos do XXVIII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado até o dia 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, sob o comando do engenheiro Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler.
Os painéis e fóruns do Congresso cobrem as áreas de veículos de passeio, comerciais e de duas rodas, educação, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, ferroviário, máquinas agrícolas e de construção. Com o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira', o Congresso SAE BRASIL conta, ainda, com a apresentação de 129 trabalhos técnicos (papers) inéditos, de autores brasileiros e estrangeiros.
A tradicional exposição tecnológica, com mais de 100 estandes, mostra a última palavra em tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e do Exterior, contando com montadoras, sistemistas e demais empresas do setor.
Ricardo Reimer, presidente do Congresso SAE BRASIL 2009, ressalta que o evento é a maior referência para o setor, como o grande aglutinador de conhecimentos para os engenheiros e demais profissionais da mobilidade do Brasil. “Além de mostrar os últimos avanços da indústria da mobilidade internacional, apresentando tecnologia em seu estado da arte, o congresso é uma grande oportunidade para ‘networking’ com a nata do conhecimento técnico do setor. É também uma forma eficaz de se atualizar tecnicamente”, afirma Reimer.
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