Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/08/2009
Ford coloca inovação na receita para competir

Marcos de Oliveira, presidente da montadora, falará sobre tendências em simpósio da SAE BRASIL, no dia 31 de agosto, em São Paulo

Marcos de Oliveira, presidente da Ford, será um dos participantes do Simpósio SAE BRASIL Tendências e Inovação, agendado para esta próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, em São Paulo, no Hotel Sheraton WTC (avenida Nações Unidas, 12.559, Brooklin).

O executivo foi convidado para a palestra de encerramento, na qual pretende mostrar que a inovação tem sido uma ferramenta importante na evolução dos negócios globais da companhia. No Brasil, em especial, a Ford vive um de seus melhores momentos, recuperando participação no mercado depois de investir na fábrica de Camaçari, Bahia, e em sua linha de produtos.

A filial brasileira ganhou pontos nos Estados Unidos antes da crise global, quando reconheceu que seus veículos não tinham design vencedor, capaz de entusiasmar os admiradores da marca. Como resultado, a empresa passou a projetar alguns dos carros mais atraentes do mercado.

Durante o tsunami financeiro, a Ford tomou um caminho diferente das rivais, ao buscar soluções próprias sem a necessidade de um programa rígido de recuperação com a ajuda do governo.

“Garantir uma atmosfera de criatividade e inovação é fundamental para manter a vantagem competitiva, superar momentos de crise e possibilitar o fortalecimento dos negócios", diz Marcos de Oliveira. O executivo entende que a inovação se transformou em ferramenta de sustentabilidade econômica e deve ser valorizada nas dimensões da tecnologia, produto e processos.

Marcos de Oliveira, que prepara o lançamento de novos produtos e a introdução da família de motores Sigma no Brasil, mostrará no simpósio alguns dos próximos passos da Ford na região, ciente de que, apesar das vendas domésticas estarem em alta, é preciso ganhar competitividade para avançar nas exportações e enfrentar a onda de importações - fatores que comprometem o crescimento da produção e do emprego.

Além de Marcos de Oliveira, outros executivos influentes vão contar no simpósio como se preparam para inovar e sobreviver no ambiente altamente competitivo da indústria automobilística, que passa por transformações radicais.

Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL, afirma que este simpósio tem grande importância para a comunidade da mobilidade brasileira, particularmente neste momento, para ajudá-la a traçar os novos caminhos para o aprimoramento tecnológico e estratégico da indústria. “Os simpósios da SAE BRASIL promovem um grande intercâmbio de informações entre os profissionais, ao debaterem os temas mais relevantes sobre tendências e novas tecnologias disponíveis no Brasil e no mundo“, diz Galvão.

As inscrições para o simpósio estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 106. Mais informações na website www.saebrasil.org.br.
Confira a programação:


8h30 – Abertura
, com Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL.

8h45 - O Desafio da Retomada na Indústria Automobilística - com Cledorvino Belini, presidente da Fiat.

9h30 - Realinhando a Cadeia de Suprimentos Global - com André M. Carioba, vice-presidente sênior da AGCO Corp. para América do Sul; Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company; Paulo Butori, presidente do Sindipeças; e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford.

10h50 - O Avanço do Brasil no Mercado de Caminhões - com Roberto Cortes, presidente da MAN Latin América.

11h35 - O Brasil no Novo Cenário Automotivo Mundial - com Jackson Schneider, presidente da Anfavea.

14h - A Engenharia Brasileira Competirá Globalmente? – com Milton Lubraico, engenheiro-chefe de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil; Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM LAAM; e Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco.

15h - Global Trends and New Plataforms - com Guido Vildozo, diretor da IHS Global Insight.

16h20 - Trends & Technologies: Future Powertrains – com Lucio Bernard, diretor de Pesquisa & Tecnologia; e Dario Sacco, diretor técnico de Engenharia Gasolina da FPT Powertrain Technologies (Itália), com abertura de Franco Ciranni, superintendente da FPT Powertrain Technologies Mercosul.

17h10 - Inovação para Reinventar a Indústria Automobilística - com Marcos de Oliveira, presidente da Ford Mercosul.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308