Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/08/2009
Cursos SAE BRASIL - de 20 a 28 de agosto

Dinâmica da Suspensão
Dias 20 de agosto a 3 de setembro - SP


Carga Horária - 16h

Instrutor - Prof. Omar Moore Madureira

Ementa – Limites de conforto para passageiros e cargas.
Oscilações livres e forçadas.
Modelos com um e mais graus de liberdade.
Freqüências, rigidez e amortecimento.
Acelerações no veículo e cargas dinâmicas nas rodas.
Suspensões ativas.
Análise de concepções construtivas e aplicações.
_____________________________________________________________________________________

Combustíveis de fórmula 1 – do estado da arte
ao tanque do seu carro
Dias 24 e 25 de agosto – SP


Carga Horária - 16h

Instrutor - Engº Eduardo Sala Polati

Ementa - Compreender e estabelecer as relações entre a evolução conceitual e tecnológica dos motores de Fórmula 1, sua aplicabilidade e impactos na qualidade do combustível. O compromisso dos combustíveis e seus componentes nesta evolução, características necessárias para a obtenção dos ganhos de desempenho desejados dentro dos limites impostos pelo regulamento. Uma introdução aos critérios de avaliação de desempenho de um Formula 1 na pista e quais os impactos dos efeitos do combustível neste desempenho. Definir parâmetros de desempenho desejados em pista para nortear formulação específica de combustível. Como aplicar estes critérios no mercado e quais as vantagens e benefícios. O papel dos oxigenados e bio-combustíveis no desempenho dos combustíveis especiais e o futuro do regulamento, o que a FIA está fazendo e qual o impacto disto na indústria e no mercado. Apresentar um exemplo de sucesso na busca do estado de arte. Aplicar conhecimentos desenvolvidos durante o processo para o estudo de caso real e blending de um “Combustível Especial de Competição- Case Study”.
Público-alvo - Estudantes de Engenharia, Técnicos e Engenheiros das áreas de Mecânica, Química, Metalúrgica, Materiais, Produção, profissionais e professores que atuam nas áreas de mobilidade, projetos, engenharia de testes, pesquisa e desenvolvimento de produtos.
______________________________________________________________

Fundamentos de Freios e seus Componentes
Dias 25 e 26 de agosto – SP


Carga Horária - 16h

Instrutor - Prof. Pedro A. Diulgheroglo

Ementa - 1. Introdução
2. A História dos Freios
3. Tipos mais comuns de Freios de Roda
4. Componentes do Sistema de Freios
5. Como se faz uma Instalação Básica de Freios
6. Uma passagem sobre os Recursos adicionais de frenagem
7. O desenvolvimento e a segurança a serviço da frenagem ideal
8. O que está sendo desenvolvido hoje em termos de freios
9. Materiais de Fricção - Uma união entre Arte e Ciência

Público-alvo – Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia. Engenheiros e técnicos que estejam trabalhando em áreas como engenharia de chassi, produto, experimental e engenharia de vendas técnicas ou aplicação de produto. _____________________________________________________________________________________

Conceituação da Gestão de Projetos
Dias 27e 28 de agosto - SP


Carga Horária - 16h

Instrutor - Prof. Dr. Nilton Nunes Toledo

Objetivo - Definir projetos e sua origem, passando por todas as fases do ciclo de vida do projeto, destacando os sistemas organizacionais e sua relação com os projetos, descrição dos processos definidos pelo PMBOK publicado pelo PMI, e as influencias que eles exercem no desempenho do gerenciamento do projeto, preparando o aluno para o curso de planejamento.


Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308