Com o Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que passou a vigorar em 1º de janeiro no País e limita a emissão de gases poluentes nas motocicletas, as novas soluções tecnológicas agora focam, também, a eficiência do produto. Para mostrar este cenário e apresentar um balanço do impacto do novo programa ambiental, o Congresso SAE BRASIL 2009 prepara um painel para o dia 7 de outubro, às 15h, com representantes da Honda, Schaeffler e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
“Vamos mostrar novas tecnologias que diminuem o impacto ao meio ambiente. Serão debatidos os desafios do setor nesta área”, conta Antonio Marcondes de Almeida Filho, chairman do Comitê Duas Rodas, responsável pelo painel no XVIII Congresso SAE BRASIL, que será realizados de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Renato Ricardo Antonio Linke, gerente do Setor de Engenharia Automotiva e Certificação da Cetesb, apresentará um balanço do Promot 3 e abordará as perspectivas futuras do programa ambiental.
Já a Honda irá detalhar o desenvolvimento da tecnologia da CG 150 Titan Mix, a primeira motocicleta bicombustível do mundo a ser produzida em série e comercializada somente no Brasil. Alfredo Guedes Junior, analista de Relações Públicas da Honda, mostrará o sistema de injeção eletrônica PGM-FI, desenvolvido especialmente para o País, que elimina o tanquinho de gasolina para a partida a frio e permite que a motocicleta seja utilizada com álcool ou gasolina e com uma mistura entre os dois combustíveis nos dias de temperatura muito baixa.
Eficiência - De acordo com o analista, o sistema permite ainda que a motocicleta emita volumes inferiores de poluentes àqueles especificados pelo Promot 3. “Abastecida com gasolina, por exemplo, a motocicleta emite 54,7% a menos de NOx em relação ao especificado pelo programa”, explica Alfredo Guedes Junior.
As novas tecnologias aplicadas em componentes de motores, que visam a redução de atrito e diminuem consequentemente o consumo de combustível e de lubrificante, estão na pauta de Luiz Antonio Segatti de Oliveira, chefe de Desenvolvimento de Produto da Schaeffler. Segatti também apresentará sistemas que aumentam o desempenho do motor em diversas condições de uso.
O painel, intitulado ‘Multicombustivel – Soluções, Impactos ambientais, Vantagens e Desafios’, faz parte das 16 apresentações temáticas programadas para o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, e que abordarão também as áreas de veículos de passeio e comerciais, educação, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção e ferroviário.
Além de painéis, o Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará 120 trabalhos técnicos inéditos, preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros. Outra atração será tradicional Mostra Tecnológica, com exposição das últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.
Segundo mais importante encontro do gênero do mundo, após o SAE World Congress and Exhibition, o XVIII Congresso SAE BRASIL está sob o comando de Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, com o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.
Ricardo Reimer afirma que o Congresso SAE BRASIL é a maior referência para o setor, como o grande aglutinador do conhecimento para os engenheiros e demais profissionais da mobilidade do Brasil. “Além de mostrar os últimos avanços da indústria da mobilidade internacional, apresentando tecnologia em seu estado da arte, o congresso é também uma grande oportunidade para se realizar ‘networking’ com a nata do conhecimento técnico do setor. É ainda uma forma muito eficaz de se atualizar tecnicamente por meio de fóruns, painéis e apresentações técnicas”, completa.
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