Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/09/2009
Congresso SAE BRASIL discute novas tecnologias verdes para setor duas rodas

Agendado para 7 de outubro, no Expo Center Norte, SP, o painel sobre veículos de duas rodas apresentará soluções tecnológicas que oferecem maior eficiência ao veículo

Com o Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que passou a vigorar em 1º de janeiro no País e limita a emissão de gases poluentes nas motocicletas, as novas soluções tecnológicas agora focam, também, a eficiência do produto. Para mostrar este cenário e apresentar um balanço do impacto do novo programa ambiental, o Congresso SAE BRASIL 2009 prepara um painel para o dia 7 de outubro, às 15h, com representantes da Honda, Schaeffler e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“Vamos mostrar novas tecnologias que diminuem o impacto ao meio ambiente. Serão debatidos os desafios do setor nesta área”, conta Antonio Marcondes de Almeida Filho, chairman do Comitê Duas Rodas, responsável pelo painel no XVIII Congresso SAE BRASIL, que será realizados de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Renato Ricardo Antonio Linke, gerente do Setor de Engenharia Automotiva e Certificação da Cetesb, apresentará um balanço do Promot 3 e abordará as perspectivas futuras do programa ambiental.

Já a Honda irá detalhar o desenvolvimento da tecnologia da CG 150 Titan Mix, a primeira motocicleta bicombustível do mundo a ser produzida em série e comercializada somente no Brasil. Alfredo Guedes Junior, analista de Relações Públicas da Honda, mostrará o sistema de injeção eletrônica PGM-FI, desenvolvido especialmente para o País, que elimina o tanquinho de gasolina para a partida a frio e permite que a motocicleta seja utilizada com álcool ou gasolina e com uma mistura entre os dois combustíveis nos dias de temperatura muito baixa.

Eficiência - De acordo com o analista, o sistema permite ainda que a motocicleta emita volumes inferiores de poluentes àqueles especificados pelo Promot 3. “Abastecida com gasolina, por exemplo, a motocicleta emite 54,7% a menos de NOx em relação ao especificado pelo programa”, explica Alfredo Guedes Junior.

As novas tecnologias aplicadas em componentes de motores, que visam a redução de atrito e diminuem consequentemente o consumo de combustível e de lubrificante, estão na pauta de Luiz Antonio Segatti de Oliveira, chefe de Desenvolvimento de Produto da Schaeffler. Segatti também apresentará sistemas que aumentam o desempenho do motor em diversas condições de uso.

O painel, intitulado ‘Multicombustivel – Soluções, Impactos ambientais, Vantagens e Desafios’, faz parte das 16 apresentações temáticas programadas para o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, e que abordarão também as áreas de veículos de passeio e comerciais, educação, manufatura, tecnologia da informação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção e ferroviário.

Além de painéis, o Congresso SAE BRASIL 2009 apresentará 120 trabalhos técnicos inéditos, preparados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades sobre veículos de passeio, comerciais, veículos fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário, entre outros. Outra atração será tradicional Mostra Tecnológica, com exposição das últimas tecnologias e serviços desenvolvidos pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento.

Segundo mais importante encontro do gênero do mundo, após o SAE World Congress and Exhibition, o XVIII Congresso SAE BRASIL está sob o comando de Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, com o tema ‘Sustentabilidade e Competitividade: Desafios da Engenharia da Mobilidade Brasileira'.

Ricardo Reimer afirma que o Congresso SAE BRASIL é a maior referência para o setor, como o grande aglutinador do conhecimento para os engenheiros e demais profissionais da mobilidade do Brasil. “Além de mostrar os últimos avanços da indústria da mobilidade internacional, apresentando tecnologia em seu estado da arte, o congresso é também uma grande oportunidade para se realizar ‘networking’ com a nata do conhecimento técnico do setor. É ainda uma forma muito eficaz de se atualizar tecnicamente por meio de fóruns, painéis e apresentações técnicas”, completa.

18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Quando
- 6 a 8 de outubro de 2009
Horários – dia 6, das 10h30 às 20h30; dia 7 das 9h30 às 20h30; e dia 8, das 9h30 às 19h30.
Onde - Expo Center Norte – avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Informações – www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308