Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/07/2009
Uma boa dose de inovação e otimismo

*Por Ricardo Reimer

A crise mostrou seu lado escuro para o setor automotivo no final do ano passado e início deste. Quando apareceu, ceifou empregos e fez a indústria botar um pé no freio da produção. De repente, criou-se uma nuvem de incertezas sobre como seria 2009 para começar para uma indústria que havia caminhado excepcionalmente bem até então. Desaceleram-se as máquinas, mas e as mentes? Aquelas que criam tecnologias inovadoras e pensam nos veículos de amanhã?

Na engenharia da área da mobilidade, definitivamente, não há espaço para tempo ruim, pois não é um braço para se incrementar vendas, mas para manter a competitividade e o desenvolvimento contínuo e sustentável da indústria e de uma nação. Portanto, crise não é o foco de quem investe em inovação, em produtos que otimizem a potência dos carros, reduzam o consumo, gerem maior conforto e interação para o usuário e, mais do que isso, surpreendam. E é com esse espírito que o Congresso SAE BRASIL prepara a sua 18ª edição, para mostrar, de 6 a 8 de outubro, quais são as surpresas tecnológicas que as montadoras, sistemistas e as demais empresas do setor reservam para o futuro da mobilidade brasileira. E posso garantir que teremos muitas e boas surpresas.

A movimentação já é intensa. Em uma área total de 10 mil m², as principais empresas do setor já reservam espaço para expor seus últimos desenvolvimentos tecnológicos que estarão nas ruas amanhã. Em 16 painéis temáticos vão contar, por meio de especialistas do Brasil e do exterior, quais são as oportunidades e as vocações que a engenharia brasileira pode liderar para ocupar seu espaço no cenário global, debatendo mecanismos para as empresas serem mais competitivas e, ao mesmo tempo, sustentáveis.

Na pauta de discussões, o debate envolverá temas hoje muito necessários para o Brasil, como a integração da manufatura-logística com foco na gestão de estoques e na otimização dos fornecedores, mostrando como a indústria pode se adequar ao sobe e desce da economia e ser mais flexível. Vamos falar do powertrain global; multicombustível para o setor de duas rodas; trem de alta velocidade; projeto de sistemas de aeronaves visando a redução do impacto ambiental; o que pode ser feito tecnicamente em veículos pesados até 2012 para melhorar as condições da frota circulante enquanto o Euro V não chega ao Brasil; e além dos novos materiais, sua reciclabilidade e destinação após o descarte do veículo.

O maior evento de tecnologia da mobilidade da América Latina trará novamente este ano uma seleção de 120 trabalhos de elevado nível técnico, desenvolvidos por engenheiros de indústrias e universidades, para serem apresentados com exclusividade. Essa seleção é uma rica janela das muitas pesquisas que o setor vem fazendo em todos os campos da mobilidade. São estudos que a comunidade de engenharia não poder deixar de se agendar para conhecê-los.

Portanto, muito mais que uma feira, o Congresso SAE BRASIL é uma rara oportunidade de interação e intercâmbio técnico de informação, entre empresas e profissionais do setor, envolvidos com as últimas pesquisas, produtos, tecnologias e serviços. Isso sem falar nos estudantes de engenharia, que têm a oportunidade de conhecer, na prática, o que é de fato a engenharia brasileira.

Já iniciamos a subida da rampa que nos levará à retomada do fôlego que tínhamos em 2008. Como a cada mês a rampa fica mais íngreme, não tenho dúvida de que o Congresso será a melhor época para se ‘mostrar a cara’, o que virá por aí no ano da retomada, em 2010. Empresas inovadoras, ao chegarem ao topo, mostram suas surpresas. Aquelas que se esconderem, correm o risco de escorregar.

* Ricardo Reimer é presidente do Congresso SAE BRASIL 2009



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308