Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/06/2009
Seminário SAE debaterá energias alternativas dia 2 de julho, em Piracicaba, SP

Encontro abordará as possibilidades de aplicação de combustíveis na indústria da mobilidade e novos desenvolvimentos tecnológicos na área

A cidade de Piracicaba, SP, sediará dia 2 de julho o 1º Seminário SAE BRASIL de Energias Alternativas Aplicadas à Mobilidade, no Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454). O encontro de engenharia discutirá as possibilidades e as barreiras para aplicação de biocombustíveis na indústria da mobilidade, além das novas tecnologias em powertrain e propulsão. “O mundo todo corre em busca de combustíveis alternativos que sejam acima de tudo renováveis”, afirma Luiz Mirara, chairman do seminário, que será realizado pela Seção Regional São Carlos e Piracicaba da SAE BRASIL.

De acordo com Mirara, Piracicaba possui hoje a expertise na produção do etanol, pois reúne toda a cadeia produtiva, da matéria-prima a centros tecnológicos e comercialização do produto, congregando várias empresas de reconhecimento internacional na área sucroalcooleira.

O executivo ressalta que a região abriga centros de tecnologia de grandes empresas do setor automotivo. “O seminário será reflexo de toda esta atmosfera de desenvolvimento de combustíveis alternativos, já que irá tratar desde novas tecnologias que envolvem a aplicação de combustíveis múltiplos, adequações do sistema flex até sistemas elétricos”, diz Mirara.

Quatro palestras de elevado nível estão na pauta e serão apresentadas por especialistas nacionais e internacionais, que falarão sobre as oportunidades de aplicação de biocombustíveis e os avanços tecnológicos no Brasil e no Exterior voltados à área.

Powertrain – Horst Bergmann, consultor de Tecnologias Powertrain da FEV Aachen, abordará as possibilidades e limitações da aplicação de biocombustíveis e as novidades em acionamentos elétricos na indústria. Outro ponto abordado na palestra será o desenvolvimento tecnológico para adaptação dos motores aos combustíveis alternativos.

Roberto Stein, diretor de Engenharia e Vendas da Delphi América do Sul, falará sobre a evolução do programa etanol brasileiro, ao resgatar as fases e marcos do programa, além de avaliar os esforços das empresas para a redução de emissão de CO2, apresentando as novas alternativas tecnológicas em motores biocombustíveis.

Outro representante sistemista será Marcos Melo Araújo, gerente de Programa da Tecnologia Flex Start Mundial da Bosch, que irá detalhar o novo sistema de partida a frio desenvolvido pela Bosch. Em sua palestra, Marcos Melo Araújo também abordará o papel do módulo de controle eletrônico neste sistema de injeção.

Por fim, Henrique Basílio Pereira, gerente de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil falará sobre tecnologia fuel cell e potenciais combustíveis alternativos. Outro ponto a ser destacado será motorização híbrida, com as necessidades brasileiras no assunto.

O encontro será uma oportunidade para engenheiros e estudantes se atualizarem e participarem da discussão sobre os novos desenvolvimentos na área. “Com a globalização, o que é desenvolvido por qualquer montadora no mundo acaba migrando rapidamente para as filiais”, ressalta Luiz Mirara. Antes do seminário, no dia 1º, os especialistas farão uma visita técnica ao Grupo Cosan, CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) e Delphi Technical Center, em Piracicaba. O público técnico interessado em participar dos dois eventos devem se inscrever pelo site da SAE BRASIL www.saebrasil.org.br

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca o trabalho realizado pelas Seções Regionais no desenvolvimento e difusão de conhecimentos para a comunidade de engenharia local. “Tendo em vista a vocação das áreas de abrangência, as Seções Regionais promovem eventos de elevado conteúdo técnico e de grande interesse para o setor, já que debatem os desafios e avanços da engenharia em diferentes áreas”, diz Botelho.

O 1º Seminário SAE BRASIL de Energias Alternativas Aplicadas à Mobilidade será realizado durante o Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (Simtec), agendado do dia 30 de junho a 3 de julho, também no Engenho Central, com mais de 170 expositores da indústria sucroalcooleira e do setor automotivo.

Programação do seminário - 2 de julho

9h05 – Abertura

9h30 - POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DA APLICAÇÃO DE BICOMBUSTÍVEIS E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS NA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE, com Horst Bergmann, consultor de Tecnologias Powertrain da FEV Aachen.

11h05 - COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS E NOVAS TECNOLOGIAS POWERTRAIN, com Roberto Stein, diretor de Engenharia e Vendas da Delphi Automotive Systems América do Sul.

12h - O FLEX START - UMA NOVA GERAÇÃO DO FLEX FUEL - MAIS UMA CONQUISTA DA ENGENHARIA BRASILEIRA, com Marcos Melo Araújo, gerente do Programa da Tecnologia Flex Start Mundial da Bosch.

14h30 - TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE PROPULSÃO, com Henrique Basílio Pereira, gerente da Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil.

15h25 – Encerramento, com Gábor János Deák, presidente da Delphi Automotive Systems América do Sul.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308