Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/06/2009
Yakult leva gado Wagyu para Feicorte

Multinacional, que trouxe a espécie para o Brasil em 1992, é a maior produtora do País

Quem visitar a 15ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que será realizada de 16 a 20 de junho no Pavilhão de Exposições Imigrantes, em São Paulo, vai ter a oportunidade de conhecer cerca de 70 animais da raça Wagyu. O plantel pertence a aproximadamente 20 produtores de São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre os quais a Yakult do Brasil.

A multinacional japonesa, que trouxe a raça para o Brasil em 1992, é a maior produtora da raça pura no País. A Yakult possui 250 cabeças na fazenda de 200 hectares localizada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, onde também funciona a sede da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu.

No dia 17, às 20h, será realizado o 3º Leilão Wagyu Brasil. “O leilão é importante para testar o mercado e conhecermos a aceitação do produto, além de ser uma oportunidade de negócios para os criadores brasileiros”, aponta o veterinário e gerente de produção da Fazenda Yakult, Rogério Uenishi. Os visitantes também poderão degustar a carne do Wagyu da Yakult no restaurante Rubaiyat, que será instalado na Feicorte.

Além de ser produtora, a Yakult desenvolve um intenso trabalho de melhoramento genético da raça, com resultados excelentes. A Yakult tem um rebanho de matrizes e reprodutores altamente selecionados para as características de marmoreio e maciez, sem esquecer da rusticidade e produtividade. O rebanho é composto das melhores linhagens e famílias, e prioriza a seleção e produção de animais de alto valor genético, com base em acasalamentos dirigidos e utilização do melhor material encontrado em países como Japão, Estados Unidos e Austrália.

Marmoreio – A principal diferença da carne do Wagyu – conhecida como Kobe Beef – é o alto teor de marmoreio (gordura entremeada na carne), o que confere maciez, suculência, aroma e sabor diferenciados. Essa ‘marmorização’ tem influência genética e sistema diferenciado de manejo e alimentação. Na fazenda da Yakult, os animais destinados ao abate são confinados a partir do sétimo mês de vida, quando são desmamados e passam a ser alimentados com ração especial.

O grau de marmoreio vai até 12 e, na fazenda da Yakult, os animais puros são abatidos com cerca de 30 meses de idade e o grau de marmoreio está em torno de 5 a 6. “O marmoreio 5 a 6 já é excelente, não sendo possível ser alcançado por outras raças e, com a nova tabela de marmoreio, conseguir marmoreio 12 é uma tarefa bastante difícil, um desafio para todos nós produtores de Wagyu no Brasil”, afirma Rogério Uenishi.

15ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte)
Quando - de 16 a 20 de junho de 2009 – das 9h às 21h.
Onde - Pavilhão de Exposições Imigrantes.
Endereço - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Bairro Água Funda - São Paulo.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – 11 4435-0000 – 7204-1921

Adenilde Bringel – adbringel@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11 4432-4000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O Leite Fermentado Yakult completa 84 anos em 2019 e é o carro-chefe da empresa. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) -- 35 mil no Japão e 47 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil -- que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2018). A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308