Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/07/2009
IQA e Agência do Grande ABC realizam amanhã (31) workshop sobre as atualizações da ISO 9001 e Regras ISO/TS 16949

Evento, que será realizado na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, abordará as principais mudanças das normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO/IEC 17021:2007 e Regras de Certificação (3ª edição) da ISO/TS 16949

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC promovem amanhã, dia 31, às 9h, o workshop ‘Novas ISO 9001 e Regras ISO/TS 16949 - Como se adaptar a elas?’. O evento, que será realizado na sede da Agência (Av. Ramiro Colleoni, 05, Centro, Santo André, SP), abordará as principais mudanças efetuadas nas normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO/IEC 17021:2007 e Regras de Certificação (3ª edição) da ISO/TS 16949.

O workshop é destinado aos profissionais envolvidos na Gestão da Qualidade, além de auditores internos e externos com experiência em auditoria na indústria automotiva. “É importante que estes profissionais acompanhem as modificações das normas para que possam incorporar as alterações no sistema da Qualidade das empresas”, afirma Aníbal Teixeira, instrutor do IQA que irá ministrar o workshop.

De acordo com Aníbal Teixeira, a NBR ISO 9001, assim como as demais normas, é periodicamente revisada para assegurar que se mantenha no seu estado da arte. “Criada para ampliar a confiabilidade dos produtos ou serviços nas empresas, a norma foi submetida a um processo de 'aperfeiçoamento' no ano passado e substitui a NBR ISO 9001:2000, implementada em organizações públicas e privadas de 170 países, abrangendo cerca de um milhão de organizações”, ressalta o instrutor.

Já a NBR ISO / IEC 17021:2007, de acordo com Aníbal Teixeira, contempla os requisitos que regem os Organismos de Certificação (OCs) para assegurar que estes operem a certificação de sistemas de gestão de maneira competente, coerente e imparcial. No workshop, serão tratadas as principais mudanças da norma, além de trazer informações sobre consultorias, reclamações, auditoria de certificação, tratamento de não conformidades, critérios para recertificação, entre outros.

“A ISO / IEC 17021:2007 aborda o conjunto dos princípios que regem a certificação de sistema da qualidade, que são: imparcialidade, competência, responsabilidade, transparência, confidencialidade e capacidade de resposta a reclamações, aspectos que serão tratados no workshop”, explica o instrutor.

Já para as empresas, é importante que conheçam os requisitos que regem os Organismos de Certificação (OCs), para que possam estar prontas para o processo de certificação. “As empresas devem conhecer os prazos determinados pela norma para as auditorias, para que não seja prejudicada sua recertificação, ou seu processo de certificação. Muitas vezes, esses prazos são prorrogados pelas empresas e acabam ficando muito próximos das datas de vencimento das auditorias. Neste caso, a empresa corre o risco de não ser certificada ou recertificada”, complementa.

Regras de Certificação da ISO/TS 16949 - O workshop também abordará as regras em que estão submetidos os Organismos de Certificação, para que possam certificar organizações segundo a ISO/TS 16949:2002. “A importância de se tratar este tema com os clientes das certificadoras é que, durante o processo de validade do certificado, existe um conjunto de atividades trabalhadas em parceria, envolvendo o Organismo de Certificação e a organização certificada (ou em processo de certificação)”, diz Aníbal Teixeira. O encontro trará esclarecimentos relacionados às áreas de preocupação das regras atuais, além de indicar os problemas de implementação com as regras atuais.

As inscrições podem ser feitas pelo site do IQA (www.iqa.org.br) no campo cursos/eventos e depois no link ‘ISO 9001:2008/TS e atualização das Normas de Certificação e suas principais mudanças’. As vagas são limitadas e gratuitas. No dia do evento também serão disponibilizados manuais por preços especiais.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308