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 Release
07/05/2009
IQA e Sincopeças lançam cursos para varejista e distribuidor de autopeças

Parceria entre as duas instituições traz 17 títulos voltados a práticas de gestão

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) lança, em parceria com o Sincopeças-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo), 17 cursos para gestores e profissionais do varejo e distribuição de autopeças. Além da capital paulista, os cursos, com início previsto para junho, também serão realizados em Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Campinas.

O pacote inédito de cursos envolve técnicas de gestão para o comércio de autopeças, com temas que vão desde controle de reclamações e ações corretivas, atendimento, planejamento e controle de estoque, conhecimento de equipamentos e ferramentas até marketing. “Resolvermos aliar o conhecimento técnico do IQA em treinamento com a força do Sincopeças no varejo”, explica o engenheiro Mário Guitti, superintendente do IQA, organismo de certificação criado há mais de 12 anos pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, e acreditado pelo Inmetro.

Gerson Elói Pinheiro, responsável por Parcerias e Treinamentos do Sincopeças, afirma que os 17 cursos mostram como criar e manter processos de melhoria contínua, detectar pontos deficientes, aprimorar atendimento, valorizar o cliente, manter boas instalações e outras medidas. “Vamos capacitar os profissionais para realizarem um bom trabalho”, comenta. Pinheiro adianta que o pacote de cursos é o começo de um programa que poderá se estender para a Certificação IQA de Qualidade. “É importante que os varejistas e distribuidores de autopeças sejam certificados, pois além da venda de produtos muitas lojas atuam com prestação de serviços”, diz.

No dia 13 de junho, na sede do Sincopeças, em São Paulo, será realizado o curso ‘Vendas, Marketing e Administração de Autopeças’. O título, ministrado por Luiz Antonio Carone, instrutor especializado em aftermarket automotivo, visa aprimorar o conhecimento técnico sobre mecânica, veículos e autopeças, e atendimento ao cliente, por meio de ferramentas de vendas e marketing para melhoria dos resultados.

No mesmo dia 13, o curso ‘Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimorar’ será realizado em Presidente Prudente, onde o público-alvo terá oportunidade de conhecer as técnicas mais utilizadas em gerenciamento de empresas. Luiz Antonio Carone também estará no comando do curso. Instrutor do IQA, Carone é professor de Propaganda e Marketing do Curso de Pós-Graduação em Administração Automotiva da FEI e tem vasta experiência nas áreas de assistência técnica, marketing e vendas.

‘Princípios da Qualidade – Obtendo Mais Resultados’, no dia 27 de junho, em São Paulo, objetiva capacitar e sensibilizar os participantes sobre a importância da qualidade, além e mostrar a aplicação dos conceitos desenvolvidos no local de trabalho e como despertar a satisfação do cliente. Edson Barbosa de Souza ministra o curso e tem 10 anos de atuação nas áreas de manufatura, engenharia e qualidade, como coordenador de projetos de certificação em diversas normas de sistema de gestão da qualidade.

Informações sobre inscrições e locais dos cursos podem ser obtidas no Sincopeças - telefone (11) 3287-3033, e-mail treinamento@sincopecas.org.br – ou no IQA, pelo telefone (11) 5533-4545 ou e-mail cursos@iqa.org.br. Confira a programação até dezembro:


JUNHO

São Paulo
- Dia 6 - 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Dia 13 - Vendas, Marketing e Administração de Autopeças
- Dia 20 - Planejamento e Controle de Estoque
- Dia 27 - Princípios da Qualidade – Obtendo mais Resultados

Ribeirão Preto
Dia 6
- 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Administração Eficaz para Resultados
- Atendimento – O Segredo do Sucesso
- Equipamentos e Ferramentas – O Que é Essencial
- Controle de Reclamações e Ações Corretivas

Presidente Prudente
Dia 13
- Desenvolvimento de Fornecedores – Diminuindo Custos
- Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimorar
- Gestão de Processos – Entendendo e Controlando seu Negócio
- Marketing e Divulgação – Como Obter Mais Clientes

São José do Rio Preto
Dia 20:
- Instalações – Produzindo Mais e Melhor
- Planejamento e Controle de Estoque
- Princípios da Qualidade – Obtendo mais Resultados
- Responsabilidade Social – Desenvolvendo sua Marca

Campinas
Dia 27:
- Saúde e Segurança – Evitando Problemas
- Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais
- Sistemas de Gestão Informatizados
- Vendas, Marketing e Administração de Autopeças


JULHO

São Paulo
- Dia 4 – Atendimento – O Segredo do Sucesso
- Dia 11 - Controle de Reclamações e Ações Corretivas
- Dia 18 - Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais
- Dia 25 - Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimorar

Ribeirão Preto
Dia 25:
- Saúde e Segurança – Evitando Problemas 
- Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais
- Sistemas de Gestão Informatizados
- Vendas, Marketing e Administração de Autopeças

Presidente Prudente
Dia 4:
- 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Administração Eficaz para Resultados
- Atendimento – O Segredo do Sucesso
- Equipamentos e Ferramentas – O Que é Essencial
- Controle de Reclamações e Ações Corretivas

São José do Rio Preto
Dia 11:
- Desenvolvimento de Fornecedores – Diminuindo Custos
- Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimorar
- Gestão de Processos – Entendendo e Controlando seu Negócio
- Marketing e Divulgação – Como Obter Mais Clientes

Campinas
Dia 18:
- Instalações – Produzindo Mais e Melhor
- Planejamento e Controle de Estoque
- Princípios da Qualidade – Obtendo mais Resultados
- Responsabilidade Social – Desenvolvendo sua Marca

AGOSTO

São Paulo
- Dia 1º - 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Dia 8 - Vendas, Marketing e Administração de Autopeças
- Dia 15 - Planejamento e Controle de Estoque
- Dia 22 - Administração Eficaz para Resultados
- Dia 29 - Equipamentos e Ferramentas – O Que é Essencial

Ribeirão Preto
Dia 15 -
- Instalações – Produzindo Mais e Melhor
- Planejamento e Controle de Estoque
- Princípios da Qualidade – Obtendo mais Resultados
- Responsabilidade Social – Desenvolvendo sua Marca

Presidente Prudente
Dia 22
- Saúde e Segurança – Evitando Problemas
- Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais
- Sistemas de Gestão Informatizados
- Vendas, Marketing e Administração de Autopeças

São José do Rio Preto
Dia 1º:
- 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Administração Eficaz para Resultados
- Atendimento – O Segredo do Sucesso
- Equipamentos e Ferramentas – O Que é Essencial
- Controle de Reclamações e Ações Corretivas

Campinas
Dia 8:
- Desenvolvimento de Fornecedores – Diminuindo Custos
- Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimorar
- Gestão de Processos – Entendendo e Controlando seu Negócio
- Marketing e Divulgação – Como Obter Mais Clientes

SETEMBRO

São Paulo
- Dia 5 - Desenvolvimento de Fornecedores – Diminuindo Custos
- Dia 12 - Gestão de Processos – Entendendo e Controlando seu Negócio
- Dia 19 - Princípios da Qualidade – Obtendo mais Resultados
- Dia 26 - Marketing e Divulgação – Como Obter Mais Clientes

Ribeirão Preto
Dia 12:
- Desenvolvimento de Fornecedores – Diminuindo Custos
- Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimorar
- Gestão de Processos – Entendendo e Controlando seu Negócio
- Marketing e Divulgação – Como Obter Mais Clientes

Presidente Prudente
Dia 19:
- Instalações – Produzindo Mais e Melhor
- Planejamento e Controle de Estoque
- Princípios da Qualidade – Obtendo mais Resultados
- Responsabilidade Social – Desenvolvendo sua Marca

São José do Rio Preto
Dia 26:
- Saúde e Segurança – Evitando Problemas
- Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais
- Sistemas de Gestão Informatizados
- Vendas, Marketing e Administração de Autopeças

Campinas
Dia 5:
- 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Administração Eficaz para Resultados
- Atendimento – O Segredo do Sucesso
- Equipamentos e Ferramentas – O Que é Essencial
- Controle de Reclamações e Ações Corretivas

OUTUBRO

São Paulo
- Dia 3 - 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Dia 10 - Vendas, Marketing e Administração de Autopeças
- Dia 17 - Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais
- Dia 24 - Planejamento e Controle de Estoque
- Dia 31 - Atendimento – O Segredo do Sucesso

Ribeirão Preto
Dia 3:
- 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Administração Eficaz para Resultados
- Atendimento – O Segredo do Sucesso
- Equipamentos e Ferramentas – O Que é Essencial
- Controle de Reclamações e Ações Corretivas

Presidente Prudente
Dia 10:
- Desenvolvimento de Fornecedores – Diminuindo Custos
- Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimorar
- Gestão de Processos – Entendendo e Controlando seu Negócio
- Marketing e Divulgação – Como Obter Mais Clientes

São José do Rio Preto
Dia 17:
- Instalações – Produzindo Mais e Melhor
- Planejamento e Controle de Estoque
- Princípios da Qualidade – Obtendo mais Resultados
- Responsabilidade Social – Desenvolvendo sua Marca 

Campinas
Dia 24:
- Saúde e Segurança – Evitando Problemas
- Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais
- Sistemas de Gestão Informatizados
- Vendas, Marketing e Administração de Autopeças

NOVEMBRO

São Paulo
- Dia 7 - Controle de Reclamações e Ações Corretivas
- Dia 14 - Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimora
- Dia 21 - Saúde e Segurança – Evitando Problemas
- Dia 28 - Instalações – Produzindo Mais e Melhor

Ribeirão Preto
Dia 28:
- Saúde e Segurança – Evitando Problemas
- Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais
- Sistemas de Gestão Informatizados
- Vendas, Marketing e Administração de Autopeças

Presidente Prudente
Dia 7:
- 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Administração Eficaz para Resultados
- Atendimento – O Segredo do Sucesso
- Equipamentos e Ferramentas – O Que é Essencial
- Controle de Reclamações e Ações Corretivas

São José do Rio Preto
Dia 14:
- Desenvolvimento de Fornecedores – Diminuindo Custos
- Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimorar
- Gestão de Processos – Entendendo e Controlando seu Negócio
- Marketing e Divulgação – Como Obter Mais Clientes


Campinas
Dia 21:
- Instalações – Produzindo Mais e Melhor
- Planejamento e Controle de Estoque
- Princípios da Qualidade – Obtendo mais Resultados
- Responsabilidade Social – Desenvolvendo sua Marca

DEZEMBRO

São Paulo
- Dia 5 - 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Dia 12 - Vendas, Marketing e Administração de Autopeças
- Dia 19 - Planejamento e Controle de Estoque

Ribeirão Preto
Dia 19:
- Instalações – Produzindo Mais e Melhor
- Planejamento e Controle de Estoque
- Princípios da Qualidade – Obtendo mais Resultados
- Responsabilidade Social – Desenvolvendo sua Marca

Presidente Prudente
Dia 19:
- Saúde e Segurança – Evitando Problemas
- Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais
- Sistemas de Gestão Informatizados
- Vendas, Marketing e Administração de Autopeças

São José do Rio Preto
Dia 5:
- 5S e Housekeeping – Organizando seu Negócio
- Administração Eficaz para Resultados
- Atendimento – O Segredo do Sucesso
- Equipamentos e Ferramentas – O Que é Essencial
- Controle de Reclamações e Ações Corretivas

Campinas
Dia 12:
- Desenvolvimento de Fornecedores – Diminuindo Custos
- Gestão de Pessoas – Como Motivar e Aprimorar
- Gestão de Processos – Entendendo e Controlando seu Negócio
- Marketing e Divulgação – Como Obter Mais Clientes




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000 / 7204-1921

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 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308