Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/04/2009
Ardila fala sobre avanços da GM para enfrentar a crise nesta segunda-feira

Evento será neste dia 13 de abril, em São Paulo, e avaliará os desafios da indústria e as soluções frente aos novos cenários globais

São Paulo, 9 de abril de 2009 – O presidente da General Motors para o Mercosul, Jaime Ardila, fará a palestra de abertura do Simpósio SAE BRASIL Novas Tecnologias na Indústria Automobilística, neste dia 13 de abril, no Centro de Convenções Millenium, em São Paulo (rua Doutor Bacelar, 1.043, Vila Clementino). Ardila falará sobre os avanços da montadora para enfrentar os efeitos da crise econômica mundial e também da revolução preparada pela empresa para o desenvolvimento de carros elétricos e híbridos, como o Volt. A palestra do executivo está programada para as 8h45.

A GM negocia com a matriz novos investimentos dirigidos para o complexo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, e deverá apresentar em breve os veículos do Projeto Viva, que serão produzidos inicialmente na Argentina e depois no Brasil.

A Ford é outra empresa que prepara lançamentos importantes e desenvolve tecnologias. Neste contexto, Ricardo Munerato, Advanced Engineering Manager da Ford, vai analisar o impacto da crise na inovação em projetos do setor automotivo e também o novo papel dos engenheiros no desenvolvimento de produto.

José Luiz Loureiro, gerente executivo de Engenharia de Veículos da Volkswagen, analisará as novas plataformas adequadas ao Brasil e inovação tecnológica, sob o tema “O Brasil em busca da competitividade”.

Marcelo Cioffi, sócio da PriceWaterhouse Coopers, apresentará o balanço das recentes pesquisas da empresa no mercado de veículos leves e as megatendências para o setor automotivo, sob o ponto de vista de tecnologia e inovação. Além disso, fará uma avaliação dos novos desafios para montadoras e seus fornecedores de componentes e serviços.

Mudanças - Outro convidado será Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto da Fiat, que abordará a estratégia da montadora para dar um salto de produtividade e competitividade na América Latina, em novo patamar tecnológico. Sobre o atual momento, o executivo adianta que a crise internacional afetará não só as operações da indústria automobilística, mas a forma de desenvolver e produzir novos automóveis.

Estão confirmadas as presenças de Besaliel Botelho, vice-presidente da Bosch; Gábor Deák, presidente da Delphi; e Virgilio Cerutti, presidente da Magneti Marelli. Os três executivos estarão no painel “Novos sistemas e componentes automotivos”, às 11h15.

Já Haroldo Prates, chefe do Departamento da Indústria Pesada do BNDES, irá esclarecer os mecanismos de financiamento para as empresas do setor automotivo que pretendem investir em tecnologia e inovação.

O simpósio contará, ainda, com Marc Barral, diretor de Engenharia da Renault do Brasil, Marco Saltini, diretor de Assuntos Governamentais da VW Caminhões e Ônibus, e Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi, que falarão sobre as novidades que as montadoras desenvolvem no momento.

“Depois de um ano de investimentos recordes em pesquisa, desenvolvimento de produtos, novas tecnologias e formação de pessoal, o momento é de readequação da indústria à nova realidade. E o nosso evento vai discutir estes novos tempos”, ressalta Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.

PROGRAMA:
8h30 – Abertura – Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL.
8h45 - INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA – Os novos cenários no setor automotivo. Tendências em tecnologias e projetos. Estratégias da GM, com Jaime Ardila, presidente da GM Mercosul. Participante convidado: William Bertagni, diretor de Engenharia da GM Coreia.
9h45 - TENDÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO – Os desafios do projeto e desenvolvimento visando a competitividade, com Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto Fiat Automóveis.
11h – O BRASIL EM BUSCA DA COMPETITIVIDADE - Plataformas adequadas ao Brasil. Inovação tecnológica. Como exportar? A retomada -, com José Luiz Loureiro, gerente executivo de Engenharia de Veículos, da Volkswagen.
11h45 – NOVOS SISTEMAS E COMPONENTES AUTOMOTIVOS – O desenvolvimento de sistemas e componentes inovadores e adequados à realidade brasileira, com Besaliel Botelho, vice-presidente da Bosch, Gábor Deák, presidente da Delphi, e Virgilio Cerutti, presidente da Magneti Marelli.
14h15 – O DESAFIO DAS OPERAÇÕES GLOBAIS – Projeções para os mercados de veículos leves e megatendências, com Marcelo Cioffi, sócio da Pricewaterhouse Coopers.
15h - OS NOVOS AVANÇOS NO PROJETO AUTOMOTIVO - O papel da engenharia brasileira nos projetos globais. A Ford no Brasil, com Ricardo Munerato, Advanced Engineering manager da Ford.
16h15 – O PAPEL DO BNDES NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA – Financiando tecnologia e inovação - com Haroldo Prates, diretor do Departamento da Indústria Pesada do BNDES.
16h55 – AS NOVIDADES QUE AS MONTADORAS DESENVOLVEM - Novas tecnologias e projetos – Competitividade e Inovação - Carros de baixo custo, com Marc Barral, diretor de Engenharia da Renault do Brasil, Marco Saltini, diretor de Assuntos Governamentais da VW Caminhões e Ônibus, e Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308