Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/11/2008
IQA traz cursos sobre gestão da qualidade em dezembro

Cursos, voltados aos profissionais do setor automotivo, trazem atualizações de importantes manuais, como o APQP 2ª edição e FMEA 4ª edição

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) promove, em dezembro, uma série de cursos destinados aos profissionais do setor automotivo. A agenda começa com o curso “APQP 2ª Edição Upgrade”, dia 1º de dezembro e ministrado por Sérgio Canossa. O curso é uma revisão da 2ª edição do manual APQP, com destaque para o impacto das mudanças nos APQP´s existentes nas organizações. Canossa possui mais de 23 anos de experiência nas áreas de qualidade e treinamento e tem atuado em empresas de diversos setores, bem como em entidades como o CIESP, SENAI e Sindipeças.

Já o curso “APQP 2ª Edição – Avançado”, que acontece nos dias 4 e 5, será ministrado pelo professor Júlio Moreira, coordenador de projetos de implantação de sistemas da qualidade (ISO 9000/TS-16949). O curso oferece uma visão de como aplicar e gerenciar o desenvolvimento de produtos e processos com base no APQP.

Nos dias 8 e 9, o curso “FMEA 4ª Edição – Avançado” é destinado a equipes multidisciplinares FMEA/APQP que já participam do desenvolvimento de FMEA´s na organização. Ministrado pelo instrutor Ilcon Miranda Costa, com 30 anos de experiência na indústria automobilística na área de Planejamento da Qualidade, o curso visa capacitar e motivar a equipe para a compreensão e uso eficaz da ferramenta de qualidade.

Já o curso “FMEA 4ª Edição Upgrade”, ministrado por Sergio Canossa, será realizado no dia 12 e traz a revisão proposta na 4ª edição do manual FMEA, destacando os impactos das mudanças dos FMEA´s existente nas organizações.

Na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em Santo André, será realizado o curso “PPAP 4ª Edição – Básico”, nos dias 1º e 2. É dirigido a gerentes, supervisores e profissionais da área da qualidade. As aulas, ministradas por Edson Barbosa de Souza, além de apresentarem os requisitos e mudanças da 3ª e 4ª edição do manual, trazem exemplos práticos e métodos de trabalhos para serem desenvolvidos em equipe.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do IQA - www.iqa.org.br , que também disponibiliza mais informações sobre os treinamentos oferecidos pelo Instituto.

O IQA oferece cursos que priorizam a prática dos participantes, com condições técnicas e motivacionais para enfrentar o desafio de colocar em prática os conhecimentos recém-adquiridos. Os treinamentos têm uma abordagem diferenciada para quem já aplica as ferramentas e percebe que há algo que não está nos documentos de referência, entendendo que os problemas enfrentados não serão resolvidos com qualquer atividade de reciclagem.


DEZEMBRO

Local - The Palace Flat Moema - Alameda dos Anapurus, 1.661, Moema, São Paulo:
Dia 1 – Curso APQP 2ª Edição Upgrade, com Sérgio Canossa
Dias 4 e 5 – Curso APQP 2ª Edição Avançado, com Júlio Moreira
Dias 8 e 9 – Curso FMEA 4ª Edição Avançado, com Ilcon Miranda Costa
Dia 12 – Curso FMEA 4ª Edição Upgrade, com Sérgio Canossa

Local - Agência de Desenvolvimento do Grande ABC (av. Ramiro Colleoni, 5, Santo André)
Dias 1º e 2 – Curso PPAP 4ª Edição Básico, com Edson Barbosa de Souza.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308