Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/11/2008
Equipe gaúcha ‘Bombaja A’ vence a Baja SAE BRASIL–DANA – Etapa Sul

Equipe da Universidade Federal de Santa Maria foi seguida pela Sinuelo-Fahor, da Faculdade Horizontina, também do Rio Grande do Sul

A equipe gaúcha Bombaja A, da Universidade Federal de Santa Maria, venceu neste domingo (23), a VI Competição Baja SAE BRASIL–DANA – Etapa Sul, em Gravataí, RS. A equipe obteve 630,55 pontos na classificação geral da competição de engenharia, que apontou como segunda colocada a equipe Sinuelo-Fahor, com 627,66 pontos, da Faculdade Horizontina, também do Rio Grande do Sul.

A terceira colocada foi a equipe Tupy UFSC Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina, com 605,28 pontos. A equipe catarinense foi também a primeira colocada na prova enduro de resistência, com 400 pontos, e ainda realizou a melhor prova de apresentação. A universidade foi representada também pela equipe Tupy UFSC Ilhéu, que ficou em quarto lugar e foi considerada a melhor nas provas de dirigibilidade e subida de rampa.

A competição teve início no sábado e reuniu, no Complexo Industrial da Dana, 15 carros SAE Baja, projetados e construídos por universitários de 13 instituições de ensino do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante os dois dias, os carros ‘off road’ foram submetidos a avaliações feitas por especialistas da indústria da mobilidade.

Além de apresentações orais sobre o desenvolvimento dos projetos, feitas pelos estudantes das 15 equipes, os carros foram testados sob ponto de vista de segurança, motorização, subida de rampa, dirigibilidade e de resistência.

A competição constitui uma etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente em São Paulo e que terá a sua 15ª edição no primeiro semestre de 2009, em Piracicaba.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e serem capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg, além de motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, compostas por estudantes de engenharia que, sob a orientação de um professor, projeta e constrói o veículo. As equipes têm também a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. “Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros”, afirma Fistarol. “Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacarem profissionalmente após concluírem a graduação”, diz o presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carolina Guilherme – ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308