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 Release
21/11/2008
Biocombustíveis e a indústria da mobilidade

Autor: Luiz Augusto Nerosky

A crescente consciência dos problemas ambientais causados pelos gases de efeito estufa provenientes da combustão de combustíveis fósseis, a forte volatilidade dos preços do petróleo no mercado nacional e internacional, o avanço das pesquisas, desenvolvimento e geração de novas tecnologias, o estabelecimento de políticas públicas específicas, tudo isso atrelado à enorme competência da engenharia nacional permitiram que o Brasil se tornasse referência mundial em biocombustíveis, colocando o País em uma posição estratégica interessante e permitindo que tecnologias nacionais contribuam de maneira ainda mais efetiva para a sustentabilidade ambiental e econômica dos países e corporações.

E isso não é recente. A utilização de combustíveis não-fósseis produzidos a partir de base orgânica na indústria da mobilidade nacional remonta às décadas de 1970 e 1980, totalizando cerca de 30 anos de trabalho árduo. Estamos na vanguarda, especialmente em relação ao etanol. Dominamos o cultivo, produção, exploração e conversão da cana-de-açúcar no mais bem-sucedido biocombustível em uso no planeta.

Entretanto, é necessário avançar. As recentes metas estabelecidas pelos países desenvolvidos para expandir o percentual dos biocombustíveis em suas matrizes energéticas, assim como os requisitos de mercado que exigem veículos cada vez mais eficientes, impõem novos desafios e enormes oportunidades para a engenharia automotiva brasileira. Além disso, precisamos otimizar a exploração de biomassa, a emissão de CO2 no ciclo de vida dos produtos, a competição por recursos hídricos e terra plantada e os impactos sócio-econômicos da modernização dos métodos agrícolas.

Raciocínio semelhante se aplica à indústria aeronáutica, com desafios ainda maiores. Antes de se utilizar biocombustíveis em aeronaves é imprescindível garantir o atendimento aos requisitos de segurança de vôo, desempenho, especificação, capacidade energética, qualidade, distribuição e custos, sem falar das questões de sustentabilidade ambiental.

É nesse contexto que a SAE BRASIL reúne profissionais de engenharia, acadêmicos, representantes do governo e executivos de grandes empresas em um importante evento neste dia 24 de novembro. É com o objetivo de caracterizar os desafios globais e brasileiros para o binômio biocombustíveis-mobilidade nos âmbitos tecnológico, econômico e social, apresentar as estratégias de importantes corporações do setor e discutir o papel da engenharia da mobilidade brasileira sob a ótica de líderes da indústria e academia que faremos o 1º Seminário SAE BRASIL Mobilidade, Meio Ambiente e Fontes Renováveis de Energia, no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Com uma programação interessante, o seminário contará com a participação de instituições de reconhecida atuação nacional e internacional, como a Vale Soluções em Energia (VSE), que apresentará sua visão em relação aos desenvolvimentos da indústria e a busca por novas soluções energéticas com base nos biocombustíveis.

Já a Embraer, fabricante do avião Ipanema, única aeronave certificada movida a etanol e usada na aplicação de defensivos agrícolas, semeadura e combate a incêndios, contará os esforços no desenvolvimento de biocombustíveis sustentáveis.

Os incentivos e oportunidades que o conceito de parques tecnológicos gera para a pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia será o foco da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. A apresentação seguirá com fabricantes de tecnologias em motores diesel e multicombustível sobre suas recentes contribuições para o meio ambiente, como as novas gerações do sistema flex, os desafios do domínio do ciclo do etanol e as oportunidades de futuro.

Por fim, trata-se de uma oportunidade singular para troca de experiências e visões, fortalecimento e até mesmo ampliação da rede de relacionamento em favor do meio ambiente e indústria nacional, com soluções no âmbito tecnológico e da sustentabilidade.

Luiz Augusto Nerosky é diretor do 1º Seminário SAE BRASIL Mobilidade, Meio Ambiente e Fontes Renováveis de Energia



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Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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