Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, comandará o Congresso da SAE BRASIL em 2009. O anúncio foi feito pela engenheira Flávia Piovacari, presidente do Congresso SAE BRASIL 2008, durante a cerimônia de encerramento, nesta quinta-feira, dia 9, em São Paulo, que contou com a presença de Jérome Stoll, Marco Mazzu, Gábor Deák e José Helio Contador Filho, presidentes da Renault, Iveco, Delphi e Visteon, respectivamente. A cerimônia teve as participações, ainda, de James S.Smith, presidente da SAE International 2009, e Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, e reuniu uma importante platéia de executivos e acadêmicos da área da mobilidade.
Convidados antes do Painel dos Presidentes, para discorrer sobre o papel do Brasil entre os maiores fabricantes mundiais de veículos e o reflexo da crise internacional, os quatro dirigentes do setor disseram que a hora é de cautela no País. Jérome Stoll disse que não dá para prever o futuro da economia agora, mas que a Renault tem meios para reduzir a velocidade da produção, se necessário. “O Brasil, apesar do bom momento, demonstrou certa fragilidade, visto que o câmbio teve drástica elevação”, destacou.
“O momento da economia local é bom, e não vamos desacelerar rapidamente, mas vamos sentir o impacto da crise”, disse Hélio Contador. “Agora é hora de observar o mercado e não tomar nenhuma atitude radical”, recomendou Gábor Deák. “Estamos mantendo os mesmos planos traçados para a empresa, sem mudanças”, disse Marco Mazzu, no último dia do Congresso SAE BRASIL 2008.
Balanço - Comandado por Flávia Piovacari, primeira mulher a presidir o maior evento de tecnologia da mobilidade da América Latina, centrado no tema 'Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade', o Congresso SAE BRASIL 2008 recebeu 9.370 visitantes e foi palco para apresentações de 16 fóruns temáticos e 120 trabalhos técnicos nas áreas de veículos de passeio e comerciais, manufatura, TI, gestão, educação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.
Com 168 estandes, na área da exposição, um crescimento de 36% em relação a 2007, o Congresso reuniu os últimos desenvolvimentos da engenharia de empresas nacionais e do exterior. Entre as novidades, prevaleceram tecnologias e processos produtivos inéditos para tornar os novos veículos mais ecológicos, interativos, seguros e confortáveis.
'Foram três dias gratificantes, porque contribuímos para a evolução da engenharia da mobilidade brasileira e abrimos, mais uma vez, oportunidade para a comunidade da área realizar ‘networking’, se atualizar e trocar experiências", destacou Flávia Piovacari, que assumiu o Congresso em janeiro com vários desafios, entre eles a mudança de endereço do evento e a antecipação do evento em 45 dias, menos tempo para os preparativos.
Durante a cerimônia, Vilmar Fistarol classificou o Congresso como uma referência enquanto aglutinadora de conhecimentos para os profissionais da engenharia da mobilidade do Brasil. Além disso, comentou que, diante das grandes e constantes transformações pelas quais as empresas passam hoje, o conhecimento faz diferença. "Temos no Congresso uma grande oportunidade para as empresas investirem no conhecimento dos seus profissionais e aquelas que participam ganham bagagem e valor agregado", destacou.
James Smith, presidente da SAE International 2009, marcou presença nos três dias do Congresso, onde participou de painéis. "Estou ansioso para trabalhar com a SAE BRASIL durante o meu mandato. Quero continuar a parceria e manter a sinergia compartilhada entre a entidade global e esta afiliada", disse.
Destaque Tecnológico – Convidados a indicar as empresas que apresentaram as melhores tecnologias na Mostra de Engenharia, os visitantes do Congresso SAE BRASIL 2008 elegeram a Bosch, Delphi e a Plascar como os destaques da exposição no quesito inovação tecnológica.
A Bosch apresentou tecnologias dentro do conceito da nova geração bicombustível, que garantem conforto, economia de combustível e redução na emissão de poluentes. Já a Delphi expôs entre outras tecnologias a primeira motocicleta bicombustível do mundo e um sistema bicombustível diesel-álcool para veículos pesados como usinas e produtores pesados. A Plascar apresentou o avanço do plástico na parte estrutural do automóvel para tornar o veículo mais leve e econômico.
Melhores papers - Entre os 120 trabalhos técnicos selecionados para apresentação, dois foram apontados pelo Comitê Técnico da SAE BRASIL para receber o Prêmio Engenheiro Gabriel Gueler. Na categoria nacional, o destaque de Melhor Paper foi o trabalho "Motor a gasolina de multicilindros", de Mário Martin. Com o prêmio, o autor ganhará passagens aéreas e estadia para apresentar o trabalho no SAE World Congress, que será realizado em Detroit, EUA.
Na categoria internacional, o 'paper' escolhido foi ‘Tecnologia inovadora no controle de fluxo aerodinâmico, com potencial de aplicação desde veículos terrestres até aviões e helicópteros’, do engenheiro Vahik Khodagolian, do grupo sueco Semcon AB. O autor receberá como prêmio passagens aéreas e estadia para participar do Congresso SAE BRASIL 2009.
Nova presidência – à noite, no Banquete de Encerramento’, a SAE BRASIL anunciou seu novo presidente para o próximo biênio 2009/2010: o engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Bosch, e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford, como vice.
|