Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/10/2008
Balanço do Congresso SAE BRASIL indica Ricardo Reimer, presidente da Schaeffler, para 2009

Anúncio ocorreu nesta quinta-feira, dia 9, na cerimônia de encerramento do Congresso SAE BRASIL 2008, que contou com a presença de presidentes de montadoras e sistemistas

Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, comandará o Congresso da SAE BRASIL em 2009. O anúncio foi feito pela engenheira Flávia Piovacari, presidente do Congresso SAE BRASIL 2008, durante a cerimônia de encerramento, nesta quinta-feira, dia 9, em São Paulo, que contou com a presença de Jérome Stoll, Marco Mazzu, Gábor Deák e José Helio Contador Filho, presidentes da Renault, Iveco, Delphi e Visteon, respectivamente. A cerimônia teve as participações, ainda, de James S.Smith, presidente da SAE International 2009, e Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, e reuniu uma importante platéia de executivos e acadêmicos da área da mobilidade.

Convidados antes do Painel dos Presidentes, para discorrer sobre o papel do Brasil entre os maiores fabricantes mundiais de veículos e o reflexo da crise internacional, os quatro dirigentes do setor disseram que a hora é de cautela no País. Jérome Stoll disse que não dá para prever o futuro da economia agora, mas que a Renault tem meios para reduzir a velocidade da produção, se necessário. “O Brasil, apesar do bom momento, demonstrou certa fragilidade, visto que o câmbio teve drástica elevação”, destacou.

“O momento da economia local é bom, e não vamos desacelerar rapidamente, mas vamos sentir o impacto da crise”, disse Hélio Contador. “Agora é hora de observar o mercado e não tomar nenhuma atitude radical”, recomendou Gábor Deák. “Estamos mantendo os mesmos planos traçados para a empresa, sem mudanças”, disse Marco Mazzu, no último dia do Congresso SAE BRASIL 2008.

Balanço - Comandado por Flávia Piovacari, primeira mulher a presidir o maior evento de tecnologia da mobilidade da América Latina, centrado no tema 'Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade', o Congresso SAE BRASIL 2008 recebeu 9.370 visitantes e foi palco para apresentações de 16 fóruns temáticos e 120 trabalhos técnicos nas áreas de veículos de passeio e comerciais, manufatura, TI, gestão, educação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.

Com 168 estandes, na área da exposição, um crescimento de 36% em relação a 2007, o Congresso reuniu os últimos desenvolvimentos da engenharia de empresas nacionais e do exterior. Entre as novidades, prevaleceram tecnologias e processos produtivos inéditos para tornar os novos veículos mais ecológicos, interativos, seguros e confortáveis.

 'Foram três dias gratificantes, porque contribuímos para  a evolução da engenharia da mobilidade brasileira e abrimos, mais uma vez, oportunidade para a comunidade da área realizar ‘networking’, se atualizar e trocar experiências", destacou Flávia Piovacari, que assumiu o Congresso em janeiro com vários desafios, entre eles a mudança de endereço do evento e a antecipação do evento em 45 dias, menos tempo para os preparativos.

Durante a cerimônia, Vilmar Fistarol classificou o Congresso como uma referência enquanto aglutinadora de conhecimentos para os profissionais da engenharia da mobilidade do Brasil. Além disso, comentou que, diante das grandes e constantes transformações pelas quais as empresas passam hoje, o  conhecimento faz diferença. "Temos no Congresso uma grande oportunidade para as empresas investirem no conhecimento dos seus profissionais e aquelas que participam ganham bagagem e valor agregado", destacou.

James Smith, presidente da SAE International 2009, marcou presença nos três dias do Congresso, onde participou de painéis. "Estou ansioso para trabalhar com a SAE BRASIL durante o meu mandato. Quero continuar a parceria e manter a sinergia compartilhada entre a entidade global e esta afiliada", disse.

Destaque Tecnológico – Convidados a indicar as empresas que apresentaram as melhores tecnologias na Mostra de Engenharia, os visitantes do Congresso SAE BRASIL 2008 elegeram a Bosch, Delphi e a Plascar como os destaques da exposição no quesito inovação tecnológica.

A Bosch apresentou tecnologias dentro do conceito da nova geração bicombustível, que garantem conforto, economia de combustível e redução na emissão de poluentes. Já a Delphi expôs entre outras tecnologias a primeira motocicleta bicombustível do mundo e um sistema bicombustível diesel-álcool para veículos pesados como usinas e produtores pesados. A Plascar apresentou o avanço do plástico na parte estrutural do automóvel para tornar o veículo mais leve e econômico.

Melhores papers - Entre os 120 trabalhos técnicos selecionados para apresentação, dois foram apontados pelo Comitê Técnico da SAE BRASIL para receber o Prêmio Engenheiro Gabriel Gueler. Na categoria nacional, o destaque de Melhor Paper foi o trabalho "Motor a gasolina de multicilindros", de Mário Martin. Com o prêmio, o autor ganhará passagens aéreas e estadia para apresentar o trabalho no SAE World Congress, que será realizado em Detroit, EUA.

Na categoria internacional, o 'paper' escolhido foi ‘Tecnologia inovadora no controle de fluxo aerodinâmico, com potencial de aplicação desde veículos terrestres até aviões e helicópteros’, do engenheiro Vahik Khodagolian, do grupo sueco Semcon AB. O autor receberá como prêmio passagens aéreas e estadia para participar do Congresso SAE BRASIL 2009.

Nova presidência – à noite, no Banquete de Encerramento’, a SAE BRASIL anunciou seu novo presidente para o próximo biênio 2009/2010: o engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Bosch, e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford, como vice.






Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeImprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308