Como equilibrar custos e tecnologia nos projetos da área de veículos comerciais e, ao mesmo tempo, atender mercados com características próprias? Para debater o assunto, Celso Mendonça, engenheiro de Vendas da Scania; Ricardo Barion, gerente de Marketing da Volkswagen; Antonio Roberto Berti, diretor da Viação Itaim Paulista; e Paulo Fogalli, diretor da Transportadora Sopro Divino, participam nesta quinta-feira do painel “Veículos comerciais – custos e benefícios da globalização“, que será realizado às 13h30, durante o Congresso SAE BRASIL 2008.
O painel, que terá mediação do jornalista Marcos Villela, abordará como a globalização possibilita o intercâmbio de elementos tecnológicos, que tornam os veículos ainda mais eficientes, destacando que é preciso considerar também os aspectos regionais e a especialização, para se chegar ao produto adequado para cada aplicação.
Além deste painel, será realizado amanhã o fórum internacional ‘Powertrain: perspectivas globais e os mais recentes desenvolvimentos e tendências’. O fórum contará com palestras de Ulrich Dohle, presidente da Diesel Systems da Robert Bosch GmbH; Jürgen Zürbig, executive vice-presidente catalysts da Frauenthal Automotive Components (CERAM); Håkan Malmstad, head of engine predevelopment da Scania; Volker Korte, director Engineering da Mahle Powertrain; e José James Mendes Pessoa, presidente da Vale Soluções em Energia. A mediação é de Horst Bergmann, diretor da Mercedes-Benz Trucks e Vans, Daimler AG, senior Adviser Commercial Vehicles FEV Motorentechnik GmbH.
A grade de fóruns e painéis se completa com os debates sobre os temas “Projetos global de novas aeronaves” e “Profissional Global”, que acontecem às 12h e às 14h, respectivamente.
EXPOSIÇÃO – com uma área 60% maior que em 2007, o Congresso SAE BRASIL 2008 reúne 168 estandes em sua Mostra de Tecnologias, com os últimos desenvolvimentos de empresas da área da mobilidade. Entre os expositores, 10 são montadoras: Embraer, Fiat, Ford, General Motors, Honda, Iveco, Mercedes-Benz, Peugeot Citroën, Renault e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Participam pela primeira vez a Acument Global Techonologies, Dura Automotive, Diversifiex Technical Systems, Fränkische, Honda, Invent Vision, Master Power, Measurement Specialties, Metalúrgica Schwarz, Renault, Seattle Safety LLC, Soluciones Tecnológicas e a Tuper.
Também expõem tecnologias a AVL, Basf, Behr Brasil, Benteler Automotive, BorgWarner, Bosch, Brose, Continental, Coventya, Dana, Delphi, Eaton, EDAG, Elring Klinger, Federal-Mogul, Fiat Powertrain, Fras-le, Jost, Master e Suspensys, Freudenberg Nok, Gerdau, Grupo Delga, GVS do Brasil, Hexagon Metrology, Honeywell, IVM Automotive/Semcon, KSP, MagnetiMarelli, Mahle, Mann+Hummel Brasil, MSC/Tekno, MWM International Motores, National Instruments, Netz Automotiva, Neumayer Tekfor, Petrobras, Plascar, PST Electronics, Robtec, Sabó, Saint-Gobain, Schaeffler, Servmkt, SKF do Brasil, Sogefi, Surtec, TCA/Horiba, TRW Automotive, Timken, Tyco Electronics, Usiminas, Visteon, Voith Turbo Automotive, Voss e ZF.
TRABALHOS TÉCNICOS - 120 'papers', desenvolvidos por profissionais de indústrias e universidades do Brasil e do Exterior também estão na programação do Congresso SAE BRASIL 2008. De um total de 408 inscritos, os trabalhos abrangem diversas áreas da mobilidade, no âmbito de chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio ambiente, motores, projetos, entre outros.
"Vamos apresentar as mais novas tecnologias e pesquisas disponíveis no setor e, também, provocar discussões sobre temas, como sustentabilidade, fontes energéticas, gestão de processos, novos designs e os últimos avanços na área", destaca a presidente do Congresso SAE BRASIL 2008, que este ano estará no novo endereço para atender ao crescimento da demanda e facilitar o acesso de visitantes, principalmente estudantes.
Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o congresso reflete o desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira e internacional, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. "É um excelente espaço de networking e também para os profissionais se atualizarem tecnicamente por meio das sessões técnicas e dos fóruns de debates", afirma Fistarol.
|