Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/09/2008
Estudantes têm painel sobre formação de engenheiros globais no Congresso SAE BRASIL

Encontro será realizado dia 9 de outubro, às 14h, e reunirá especialistas no treinamento de profissionais para a indústria da mobilidade

Como as empresas podem ajudar para o treinamento e a formação de talentos para a engenharia brasileira se manter competitiva em relação à concorrência? A resposta será dada por dois importantes especialistas no dia 9 de outubro, no painel ‘O Profissional Global’, durante o Congresso SAE BRASIL 2008 , no Expo Center Norte, em São Paulo. O objetivo é discutir o treinamento de profissionais para atuação global e a participação das empresas no desenvolvimento da mão-de-obra.

José Fernando Penteado, diretor da Engenharia de Produtos - Administração, Estratégias da Qualidade e Processos Globais de Engenharia da General Motors do Brasil, é um dos convidados do painel, onde apresentará a experiência da montadora no alinhamento das plantas entre os vários países de atuação.

Penteado falará sobre as ferramentas de ensino e desenvolvimento, como a GM University, iniciativa virtual e global com programas de educação e treinamento para colaboradores, concessionárias e fornecedores, além do Colégio de Engenharia, que mantém cursos sobre processos, sistemas e manufatura, e ainda algumas parcerias com universidades no mundo.

Presidente da SAE International em 2009 e professor da Faculdade de Engenharia e Recursos Minerais da West Virginia University, EUA, James E. Smith, apresentará a sua visão do profissional ideal para atuar na área da mobilidade em tempos de globalização. Smith foi nomeado ‘SAE Fellow’ em 2007, o mais alto grau de reconhecimento da SAE International, por suas notáveis realizações científicas e de engenharia, que contribuíram para significativos avanços nos setores automotivo, aeroespacial e de tecnologia dos veículos comerciais.

DEPOIMENTO - O painel contará, ainda, com depoimento do ex-bageiro Rafael Serralvo Neto, engenheiro sênior de Desenvolvimento de Produtos da Peugeot Citröen. Graduado pela FEI, Serralvo ressaltará a importância da sua experiência prática durante o curso, com foco em planejamento, controle de custos e trabalho em equipe. Serralvo integrou durante quatro anos o Projeto SAE Baja da escola, onde atuou em todas as fases do projeto, que resultou em muitas vitórias.

“O painel é uma oportunidade imperdível para quem estuda ou pretende cursar engenharia”, adianta Pedro Manzano, diretor do Comitê Acadêmico do Congresso, que começará dia 7. O painel contará, ainda, com apresentações de três ‘papers’ desenvolvidos por estudantes de engenharia. Confira:

1 - Veículo Híbrido com Frenagem Regenerativa – desenvolvimento e montagem de um veículo híbrido de tração elétrica e com frenagem regenerativa para aproveitamento da energia desprendida durante o processo de frenagem. O projeto oferece vantagens em relação às dimensões reduzidas do sistema de carregamento das baterias, tal que o conjunto gerador de 800 W, pode ser facilmente encontrado no mercado e proporciona boa relação peso/potência. Autor principal: Odilon Tavares dos Santos Neto, aluno do Instituto Mauá de Tecnologia (SP).

2 - BNRF – Uma Pequena Solução para um Grande Problema – veículo de fácil manuseio, de tamanho compacto, com motor de baixa cilindrada e baixa produção de poluentes. O carro conceito foi projetado para grandes centros urbanos que precisam de veículos mais ágeis, baratos e seguros. Autor principal: Ricardo de Almeida Cardoso Freitas, aluno do Centro Pessoense de Educação (PB).

3 - Sistema Pneumático de Comando de Válvulas em um Motor de Combustão Interna – sistema tem como função controlar o ponto e tempo de abertura, e o levantamento das válvulas. Permite o controle contínuo sobre as válvulas para obter pleno domínio do motor em qualquer faixa de operação. O comando mecânico é substituído por válvulas pneumáticas controladas eletronicamente, que permitem atuar no tempo e ponto de abertura em qualquer situação. Autor principal: Rodrigo Moraes Treptow, aluno do Instituto Mauá de Tecnologia (SP).

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Congresso reflete o desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira e internacional, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. “É um excelente espaço de networking e para os profissionais se atualizarem tecnicamente por meio das sessões técnicas e dos fóruns de debates”, afirma Fistarol.

Congresso SAE BRASIL 2008
Data - 7 a 9 de outubro de 2008.
Horário exposição - dia 7 das 11h às 20h30, dia 8 das 12h às 20h30 e dia 9 das 12h às 19h30.
Local - Expo Center Norte - av. José Bernardo Pinto, 333 (Pavilhão Branco), V.Guilherme, São Paulo
Ingressos - www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Guilherme Beulke – guilherme@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308