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 Release
05/09/2008
Universitários do Pará e Amazonas constroem aviões para a SAE AeroDesign

Competição de Engenharia conta com 77 equipes inscritas e será realizada de 17 a 19 de outubro, em São José dos Campos, SP

Aumentou a participação da região Norte na Competição SAE BRASIL AeroDesign, programada para ocorrer de 17 a 19 de outubro, em São José dos Campos, SP. Onze alunos do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Federal do Pará, também aceitaram o desafio de desenvolver e construir um avião rádio controlado para disputar a importante competição de engenharia, que alcança a 10ª edição. Além da equipe paraense, estudantes da Universidade Paulista (UNIP), campus Manaus, estreante em 2007, também representarão o Norte.

No total, a competição conta com 77 equipes inscritas - 67 brasileiras, 8 venezuelanas e 2 mexicanas - que representam 57 instituições de ensino superior. Determinação é o que não falta entre as 2 equipes, do Amazonas e Pará. “O Projeto AeroDesign nos oferece muitas oportunidades, como aplicar a teoria na prática, pesquisar o assunto e aprender a trabalhar em equipe”, resume Ariely Pereira, capitã da equipe paraense Uirapuru, que conta com 11 integrantes.

O avião da equipe de Ariely começará os testes ainda em agosto. Construída em madeira balsa, compensado e fibra de carbono desenvolvida na própria universidade, a aeronave, da Classe Regular, pesa 3,7 kg e possui capacidade para transportar 3,5 kg de carga. “Desenvolvemos um avião básico para participar de todas as etapas da competição e, assim, realizarmos o nosso sonho, que é ver o primeiro projeto de nossa autoria ganhar êxito”, conta a futura engenheira mecânica.

Menção honrosa - Classificada em 20o lugar na SAE AeroDesign 2007 e ganhadora da menção honrosa 'Melhor Equipe Iniciante', a equipe da UNIP é toda composta de novos integrantes, alunos do curso de Engenharia Mecatrônica. Os 6 estudantes projetaram uma aeronave da Classe Regular, que pesa 4 kg e possui capacidade para transportar 9 kg de carga. “Optamos pela cautela no peso da carga, porque ainda estamos aprendendo, mas o projeto é resistente”, afirma Fábio Binatti, capitão da equipe amazonense Tupan, que espera trocar experiências com outras equipes na competição.

No Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, as 77 equipes inscritas, formadas por estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, irão submeter seus aviões rádio controlados a avaliações quanto à concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação durante a SAE BRASIL AeroDesign 2008 ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações, incluindo três primeiros lugares, nas duas categorias. A East Competition é realizada SAE International, instituição que deu origem a SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, realizado pela SAE BRASIL, através de Seção São José dos Campos. O principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais do segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Regulamento - Os aviões participantes da Competição são classificados em duas categorias: Classe Regular e Classe Aberta. Na primeira, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m, conforme o desafio escolhido pela equipe. Já a Classe Aberta não impõe restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria aceita também estudantes de pós-graduação e restringe distância máxima de decolagem: 61m. O regulamento é elaborado baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica.

Para Carlos Alberto Briganti, diretor de Competições Estudantis da SAE BRASIL, os universitários que participam das competições da instituição têm a oportunidade de pôr em prática conceitos adquiridos em sala de aula, aliados à gerencia de projetos e ao desafio das competições. "O que fazemos é estimular os futuros engenheiros a aplicarem e desenvolverem novas tecnologias, além oferecer a oportunidade de eles desenvolverem habilidades que, posteriormente, serão importantes ao chegarem no mercado, tais como planejamento de recursos e trabalho em equipe", afirma Briganti.





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Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carol Guilherme - ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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