Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
22/08/2008
Sistemas de suspensão e NVH têm cursos na SAE BRASIL, em setembro

Entre os diversos temas, setor da aviação será destaque
de curso, nos dias 25 e 26

A SAE BRASIL realizará em setembro oito cursos rápidos para profissionais e estudantes da área da mobilidade. Sistemas de suspensão, NVH (ruídos e vibrações) e aerodinâmica nos aviões e helicópteros estão entre os temas na programação. As aulas serão ministradas na sede da associação (avenida Paulista, 2073, edifício Horsa II, conjunto 1003, São Paulo), sempre das 8h às 18h.

Nos dias 6 e 13, o curso “Sistemas de Suspensão” apresentará os conceitos teóricos básicos relativos ao funcionamento de sistemas de suspensão juntamente com dinâmica veícular. O curso será ministrado por Frederico Barbieri, professor doutor de pós-graduação do Centro Universitário da FEI.

Na área de vibroacústica, haverá o curso “Noise, Vibration and Harshness – NVH” nos dias 15 e 16, por Fernando Castro Pinto, doutor em Engenharia pela Hamburg University of Technology (Alemanha) e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O curso busca mostrar que o mercado consumidor está cada vez mais exigente com a qualidade do produto, inclusive em relação a ruídos e vibrações; e apresentará os conceitos básicos, no tocante à instrumentação e análise de sinais relacionados à dinâmica veicular.

Apresentar de forma clara e abrangente os aspectos construtivos e operacionais relacionados à aerodinâmica de aeronaves e suas conseqüências na segurança é o objetivo do curso “Aerodinâmica de Aviões e Helicópteros”, nos dias 25 e 26. Destinado a profissionais envolvidos com a atividade aérea, em terra ou no ar, o curso será ministrado por Luiz Antonio Negro Martins Lopez, engenheiro mecânico e professor de Aerodinâmica de Aviões e Helicópteros da Universidade Anhembi Morumbi.

Programação – Para completar a grade de setembro, a SAE BRASIL agendou, ainda, os cursos “Conceitos Gerais Sobre Torque, Processos de Aperto e Metodologia para Controle do Torque”, “Argumentação e Persuasão”, Gestão de Custos Industriais”, “Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna” e “Networking: Como Criar e Manter Bons Relacionamentos”.

Em outubro, estão programados 10 cursos, como parte da agenda anual de treinamentos da SAE BRASIL. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da SAE BRASIL -
www.saebrasil.org.br -, onde também se encontra a programação completa. Outras informações pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115, com Cristiane Ávila. Confira a grade:


SETEMBRO
Dias 1 e 2 – Conceitos Gerais Sobre Torque, Processos de Aperto e Metodologia para Controle do Torque, com profº e dr. Roberto Garcia
Dia 3 – Argumentação e Persuasão, com profº e dr. Antônio Suárez Abreu
Dias 6 e 13 – Sistemas de Suspensão, com profº e dr. Frederico Barbieri
Dias 11 e 12 – Gestão de Custos Industriais, com o Prof. Dr. Nilton Toledo
Dias 15 e 16 – Noise, Vibration and Harshness – NVH, com profº e dr. Fernando Castro Pinto
Dias 20 e 27 – Tópicos Especiais de Motores de Combustão Interna, com Profº Dr. Felipe Soto
Dia 22 – Networking: Como criar e manter Bons Relacionamentos, com profº Pedro A. Diulgheroglo
Dias 25 e 26 – Aerodinâmica de Aviões e Helicópteros, com profº e dr. Luiz Antonio Negro Martin Lopez

OUTUBRO
Dias 1 e 3 – Oratória – Como falar bem em público, com profª e dra. Ilíada de Castro
Dia 2 – Conceituação da Gestão de Projetos, com profº e dr. Nilton Nunes Toledo
Dia 13 – Introdução ao Lean Thinking, com profº Flávio Bataglia
Dias 18 e 25–Teoria das Restrições, com professores doutores José da Cunha Tavares e Marcos Aurélio Martão
Dia 20 e 21 – Análise de Riscos em Projetos, com profº Luiz Pedroso
Dia 22–Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva, com profº Heymann Leite
Dia 23 – Gestão da Manutenção, com profº e dr. Marcio Cardoso Machado
Dia 28 e 29 – Fundamentos de Freios e seus Componentes, com profº Pedro A. Diulgheroglo
Dia 29 – Relacionamento Interpessoal, com profª e dra. Ilíada de Castro
Dias 30 e 31 – Ferramentas analíticas e operacionais do Sistema de Produção Lean, com eng. Dario Ikuo Miyake




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carolina de Souza – ana.carol@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308