Depois de bater todos os recordes de produção e vendas, a indústria automobilística prepara-se para tirar o pé do acelerador. “Vamos crescer menos”, garante Jackson Schneider, presidente da Anfavea, que tratará do tema durante o Simpósio SAE BRASIL de Tendências e Inovação na Indústria Automotiva, dia 1º de setembro, em São Paulo, juntamente com Paulo Butori, presidente do Sindipeças.
Apesar das previsões de crescimento mais moderado, fabricantes locais de veículos e autopeças programaram os maiores investimentos da história, da ordem de US$ 20 bilhões até 2011. Apenas este ano estão sendo aplicados US$ 5 bilhões em fábricas, produtos e tecnologia.
“Trata-se de um momento oportuno para avaliar o impacto do crescimento acelerado na cadeia de suprimentos, nos padrões de qualidade e no desenvolvimento de novas tecnologias e componentes”, afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Para Fistarol, o parque industrial e o mercado interno estão fortalecidos, mas é preciso investir em inovação como fator competitivo para continuar lutando por importante espaço no mercado global e na defesa do mercado domestico.”Devemos avançar na escala e melhorar ainda mais nossa posição no ranking mundial, o que é fator muito positivo”, diz o executivo.
Três experts nos cenários globais do setor automotivo estarão presentes ao encontro. Jaime Ardilla, presidente da General Motors do Brasil, abrirá o simpósio, avaliando a posição do Brasil diante das rápidas mudanças nos cenários globais. Volker Barth, CEO da russa RM Systems LLC, analisará a evolução da indústria no Leste Europeu. O indiano Anand Sharma, presidente da TBM Consulting, apresentará suas idéias inovadoras sobre novas fórmulas para a gestão de empresas em tempos de turbulência.
Wim Van Acker, diretor e sócio da Roland Berger. em Detroit, EUA, estará de volta ao Brasil para analisar questões, como desenvolvimento de carros de baixo custo e novos sistemas de powertrain, como plug-ins e células a combustível, passando pelo flex e híbridos. “O Brasil tem boas oportunidades para avançar com o etanol e os motores flexíveis”,diz.
Escala - As pesquisas recentes do Sindipeças sobre a cadeia de suprimentos e competitividade estarão na pauta de painel com a participação de Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company, e os presidentes André Nascimento, da Plascar, e Flávio Del Soldato, da Usiparts.
Em outro painel João Alvarez Filho, gerente de desenvolvimento de powertrain na Volkswagen; Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco; e Steve Kenner, chefe de Engenharia da Ford, vão responder se a engenharia automotiva brasileira está pronta para competir ou trabalhar em colaboração com europeus, norte-americanos e asiáticos no desenvolvimento de novos veículos, leves e pesados.
Enquanto investem para levar a capacidade de produção ao nível de 5 milhões de unidades por ano, como quer Miguel Jorge, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, as empresas estão preocupadas em tirar proveito da aceleração nas vendas e escala na montagem de componentes e veículos. “O volume crescente na produção permite compensar avanços nos custos de matérias-primas”, lembra Franco Ciranni, da FPT Powertrain Tecnologies, que estará ao lado de outros dois presidentes para responder se o Brasil vai agregar maior conteúdo aos veículos, especialmente na área de segurança: Moisés Bucci, da TRW; e Ricardo Reimer, do Grupo Schaeffler.
O encontro será realizado no WTC Hotel (avenida das Nações Unidas, 12.559). Inscrições devem ser feitas na SAE BRASIL pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106. Mais informações estão no website www.saebrasil.org.br
Programação:
8h40 – Apresentação, com Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL
8h45 – A Concorrência Global em Cenário de Mudanças Radicais, com Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil
9h30 – Challenges and Global Trends – Tendências e Tecnologias que vão mudar o mercado automotivo, com Win Van Acker, partner director da Roland Berger Detroit
10h50 – Eliminando Elos Frágeis na Cadeia de Suprimento, com André Nascimento, presidente da Plascar, e Flavio Del Soldato, presidente da Usiparts, com abertura de Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company
11h40 – Como Avançar na Escala de Produção e no Conteúdo, com Franco Cirani, presidente da FTP Powertrain Technologies, Moisés Bucci, presidente da TRW, e Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler. Coordenação: Gábor Deák, diretor SAE BRASIL.
14h20 – A Engenharia Brasileira pode Competir Globalmente?, com João Alvarez Filho, gerente executivo de Desenvolvimento Powertrain da Volkswagen do Brasil, e Steve Kenner, chefe de Engenharia da Ford Brasil. Coordenação: Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco e da SAE BRASIL.
15h20 – Lições da Globalização para os Emergentes, com Volker Barth, CEO da RM Systems LLC
16h30 – Managing Automotive Companies Through Turmoil, com Anand Sharma, presidente e CEO da TBM Consulting
17h20 – Novas Estratégias para o Pólo Automotivo Brasileiro, com Paulo Butori, presidente do Sindipeças; e Jackson Schneider, presidente da Anfavea.
|