Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/08/2008
Simpósio avalia o papel do Brasil em cenário de mudanças radicais na indústria automobilística

Encontro será realizado no dia 1º de setembro, em São Paulo, e reunirá presidentes de montadoras e sistemistas.

Depois de bater todos os recordes de produção e vendas, a indústria automobilística prepara-se para tirar o pé do acelerador. “Vamos crescer menos”, garante Jackson Schneider, presidente da Anfavea, que tratará do tema durante o Simpósio SAE BRASIL de Tendências e Inovação na Indústria Automotiva, dia 1º de setembro, em São Paulo, juntamente com Paulo Butori, presidente do Sindipeças.

Apesar das previsões de crescimento mais moderado, fabricantes locais de veículos e autopeças programaram os maiores investimentos da história, da ordem de US$ 20 bilhões até 2011. Apenas este ano estão sendo aplicados US$ 5 bilhões em fábricas, produtos e tecnologia.

“Trata-se de um momento oportuno para avaliar o impacto do crescimento acelerado na cadeia de suprimentos, nos padrões de qualidade e no desenvolvimento de novas tecnologias e componentes”, afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Para Fistarol, o parque industrial e o mercado interno estão fortalecidos, mas é preciso investir em inovação como fator competitivo para continuar lutando por importante espaço no mercado global e na defesa do mercado domestico.”Devemos avançar na escala e melhorar ainda mais nossa posição no ranking mundial, o que é fator muito positivo”, diz o executivo.

Três experts nos cenários globais do setor automotivo estarão presentes ao encontro. Jaime Ardilla, presidente da General Motors do Brasil, abrirá o simpósio, avaliando a posição do Brasil diante das rápidas mudanças nos cenários globais. Volker Barth, CEO da russa RM Systems LLC, analisará a evolução da indústria no Leste Europeu. O indiano Anand Sharma, presidente da TBM Consulting, apresentará suas idéias inovadoras sobre novas fórmulas para a gestão de empresas em tempos de turbulência.

Wim Van Acker, diretor e sócio da Roland Berger. em Detroit, EUA, estará de volta ao Brasil para analisar questões, como desenvolvimento de carros de baixo custo e novos sistemas de powertrain, como plug-ins e células a combustível, passando pelo flex e híbridos. “O Brasil tem boas oportunidades para avançar com o etanol e os motores flexíveis”,diz.

Escala - As pesquisas recentes do Sindipeças sobre a cadeia de suprimentos e competitividade estarão na pauta de painel com a participação de Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company, e os presidentes André Nascimento, da Plascar, e Flávio Del Soldato, da Usiparts.

Em outro painel João Alvarez Filho, gerente de desenvolvimento de powertrain na Volkswagen; Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco; e Steve Kenner, chefe de Engenharia da Ford, vão responder se a engenharia automotiva brasileira está pronta para competir ou trabalhar em colaboração com europeus, norte-americanos e asiáticos no desenvolvimento de novos veículos, leves e pesados.

Enquanto investem para levar a capacidade de produção ao nível de 5 milhões de unidades por ano, como quer Miguel Jorge, ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, as empresas estão preocupadas em tirar proveito da aceleração nas vendas e escala na montagem de componentes e veículos. “O volume crescente na produção permite compensar avanços nos custos de matérias-primas”, lembra Franco Ciranni, da FPT Powertrain Tecnologies, que estará ao lado de outros dois presidentes para responder se o Brasil vai agregar maior conteúdo aos veículos, especialmente na área de segurança: Moisés Bucci, da TRW; e Ricardo Reimer, do Grupo Schaeffler.

O encontro será realizado no WTC Hotel (avenida das Nações Unidas, 12.559). Inscrições devem ser feitas na SAE BRASIL pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106. Mais informações estão no website www.saebrasil.org.br

Programação:

8h40 – Apresentação, com Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL

8h45 – A Concorrência Global em Cenário de Mudanças Radicais, com Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil

9h30 – Challenges and Global Trends – Tendências e Tecnologias que vão mudar o mercado automotivo, com Win Van Acker, partner director da Roland Berger Detroit

10h50 – Eliminando Elos Frágeis na Cadeia de Suprimento, com André Nascimento, presidente da Plascar, e Flavio Del Soldato, presidente da Usiparts, com abertura de Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company

11h40 – Como Avançar na Escala de Produção e no Conteúdo, com Franco Cirani, presidente da FTP Powertrain Technologies, Moisés Bucci, presidente da TRW, e Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler. Coordenação: Gábor Deák, diretor SAE BRASIL.

14h20 – A Engenharia Brasileira pode Competir Globalmente?, com João Alvarez Filho, gerente executivo de Desenvolvimento Powertrain da Volkswagen do Brasil, e Steve Kenner, chefe de Engenharia da Ford Brasil. Coordenação: Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco e da SAE BRASIL.

15h20 – Lições da Globalização para os Emergentes, com Volker Barth, CEO da RM Systems LLC

16h30 – Managing Automotive Companies Through Turmoil, com Anand Sharma, presidente e CEO da TBM Consulting

17h20 – Novas Estratégias para o Pólo Automotivo Brasileiro, com Paulo Butori, presidente do Sindipeças; e Jackson Schneider, presidente da Anfavea.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308