A integração do transporte ferroviário e rodoviário é o ponto-chave para desatar o nó da mobilidade nas grandes cidades. O assunto é tema de um dos painéis do XVII Congresso SAE BRASIL 2008, que será realizado de 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O painel acontecerá no dia 8 e vai tratar dos desafios desta integração e as soluções para se equacionar a mobilidade urbana e o transporte de cargas no país.
“Todos que circulam pelas cidades de médio ou grande porte sentem os efeitos do excesso de veículos e não vêem muitas opções de outro meio de transporte mais rápido. Neste cenário, enxergamos claramente que falta o modal ferroviário no transporte urbano e em médias e longas distâncias”, observa Domingos Minicucci, ‘chairman’ do Comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL 2008.
Minicucci sugere a expansão das linhas ferroviárias e ressalta que para solucionar a questão do tráfego urbano e de carga é preciso que o transporte rodoviário complemente o ferroviário e vice-versa. “Esta integração é fundamental para se resolver a falta de mobilidade”, diz o engenheiro, que comandará as discussões no Congresso sobre o assunto.
Com o tema “Desafios da integração do transporte ferroviário e rodoviário no Brasil”, o painel ferroviário terá palestras de Manoel Reis, coordenador do Comitê de Logística da Fundação Getúlio Vargas, que falará sobre o transporte de cargas no Brasil; Joubert Flores, diretor de Relações Institucionais do Metrô Rio, e Ailton Brasiliense, presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), que tratará sobre transporte de passageiros. A mediação será de Jurandir Fernandes, presidente da Emplasa e ex-secretário dos transportes do governo Alckmim.
Congresso - O painel faz parte das 16 apresentações temáticas programadas para o XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. Além de ferroviário, os fóruns e painéis abrangem as áreas de veículos comerciais, transportes, duas rodas, gestão, educação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção e manufatura e qualidade.
Uma exposição com as últimas tecnologias desenvolvidas pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento, interessadas em mostrar produtos, tecnologias e serviços em seu estado de arte, está na pauta do Congresso, que terá, ainda, 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre veículos de passeio, comerciais e fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário e aeroespacial, no âmbito de chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio-ambiente, motores, projetos, qualidade e produtividade, ruídos e ergonomia, segurança e ergonomia, suspensão, tecnologia da informação e transmissões.
Sob o comando da engenheira eletrônica Flávia Piovacari e com o tema ‘Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade’, o Congresso SAE BRASIL 2008 é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.
Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Congresso reflete o desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. “É um excelente espaço de networking e também para os profissionais se atualizarem tecnicamente por meio das sessões técnicas e dos fóruns de debates”, afirma Fistarol.
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