Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/08/2008
Cursos do IQA em setembro mostram como o profissional pode aprimorar resultados na organização

Além de treinamentos que orientam profissionais a melhorar resultados, alguns cursos também abordam atualizações de importantes manuais

Profissionais do setor automotivo não devem perder os cursos oferecidos pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) em setembro, que acontecem em São Paulo e Santo André. A grade começa com o curso ministrado por Sérgio Canossa, “APQP 2ª Edição – Básico”, nos dias 1º e 2, que capacita o aluno a implantar e avaliar o andamento do APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto) na organização. Canossa possui mais de 23 anos de experiência nas áreas de qualidade e treinamento e tem atuado em empresas de diversos portes e setores, bem como em entidades como o CIESP, SENAI e Sindipeças.

Outra opção é o curso “CEP 2ª Edição – Básico”, que acontecerá nos dias 8 e 9 de setembro e é voltado para engenheiros, técnicos e profissionais das áreas de qualidade. O curso oferece visão abrangente da ferramenta CEP (Controle Estatístico do Processo) como instrumento gerencial, além de mostrar como elaborar corretamente as cartas de controle. Quem ministra o curso é o professor Sérgio Roberto Ribeiro de Souza, que atualmente participa da coordenação de Projetos de Implantação de Sistemas de Gestão.

Para gerentes, supervisores e profissionais da qualidade o IQA oferece, também, dois cursos sobre a ferramenta FMEA (Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial). O professor Ilcon Miranda Costa ministra “FMEA 4ª Edição – Avançado”, nos dias 4 e 5, e “FMEA 4ª Edição – Básico”, nos dias 29 e 30. Este último será realizado na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em Santo André. O objetivo dos cursos é apresentar as mudanças na nova edição do manual e motivar a equipe para utilizar as ferramentas de apoio no desenvolvimento de produtos. O instrutor Ilcon possui 30 anos de experiência na indústria automobilística na área de Planejamento da Qualidade.

Já o curso “IMDS - International Material Data System” - e sua integração com o APQP e o PPAP, ministrado por Edson Barbosa de Souza, acontece no dia 12 de setembro. Os alunos poderão entender a aplicação interna e as vantagens do programa com aspectos específicos das ferramentas da Qualidade no setor automotivo.

Os dias 22 e 23 de setembro foram reservados para o curso “MASP Avançado - Transformando Problemas em Oportunidades de Melhoria”, também com Edson Barbosa de Souza, auditor líder ISO 9001 e 14001 e coordenador de projetos de certificação em normas de SGQ, Sistema de Gestão da Qualidade. O curso ajuda o aluno a compreender metodologias para análise e soluções de problemas. O instrutor é pós-graduado em Qualidade e Produtividade Empresarial, e possui 12 anos de experiência nas áreas de manufatura, engenharia e qualidade.

Para completar a grade de setembro, o IQA oferece os cursos “PPAP 4ª Edição Avançado”, dias 25 e 26 de setembro, também na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, com dicas de gerenciamento de processo; e “VDA 6.3”, dias 11 e 12, e “ISO/TS 16949 Avançado”, dias 15 e 16.

O IQA oferece cursos que priorizam a prática dos participantes, com condições técnicas e motivacionais para enfrentar o desafio de colocar em prática os conhecimentos recém-adquiridos. Os treinamentos têm uma abordagem diferenciada para quem já aplica as ferramentas e percebe que há algo que não está nos documentos de referência, entendendo que os problemas enfrentados não serão resolvidos com qualquer atividade de reciclagem. Inscrições e informações pelo site do IQA - www.iqa.org.br

Confira a programação completa:

SETEMBRO

Local - The Palace Flat Moema - alameda dos Anapurus, 1.661, Moema, São Paulo:

Dias 1º e 2 – Curso APQP 2ª Edição Básico, com Sérgio Canossa
Dias 4 e 5 – Curso FMEA 4ª Edição Avançado, com Ilcon Miranda Costa
Dias 8 e 9 – Curso CEP 2ª Edição Básico, com Sérgio Roberto Ribeiro de Souza
Dias 11 e 12 – Curso VDA 6.3 - Interpretação dos Requisitos, com Sérgio Canossa
Dia 12 - IMDS - International Material Data System, com Edson Barbosa de Souza
Dias 15 e 16 – Curso ISO/TS 16949 Avançado - Aplicação Prática, com Marcos Miklos
Dias 22 e 23 - Curso MASP Avançado, com Edson Barbosa de Souza

Local - Agência de Desenvolvimento do Grande ABC (av. Ramiro Colleoni, 5, Santo André)

*Dias 25 e 26 - Curso PPAP 4ª Edição Avançado, com Júlio Moreira Coelho
*Dias 29 e 30 – Curso FMEA 4ª Edição Avançado, com Ilcon Miranda Costa

*CURSOS IQA COM APOIO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO GRANDE ABC




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – Lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308