A partir de 2009 entrará em vigor no Brasil a nova lei de emissões de gases Promot 3, que visa reduzir drasticamente a emissão de poluentes pelas motocicletas. O assunto será tema do painel “Promot 3 e os Impactos no Setor Duas Rodas”, no dia 8 de outubro, durante o Congresso SAE BRASIL 2008, que será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.
Realizado pelo Comitê Duas Rodas, o painel contará com três palestras, que apresentarão a visão de uma montadora, de um sistemista e da Cetesb sobre a nova lei de emissões e seus impactos na indústria, as adequações e as expectativas futuras.
“As palestras trarão uma discussão sobre os reflexos da lei na cadeia produtiva, além da evolução da tecnologia de sistemas de emissões e gerenciamento de motores para atender à nova legislação”, adianta Antonio Marcondes de Almeida Filho, diretor do Comitê Duas Rodas do Congresso SAE BRASIL 2008.
Alfredo Guedes Júnior, analista da Honda South America, abordará as mudanças nos sistemas de emissões para atender à lei, considerando a equiparação dos programas PROMOT/Proconve, também fará uma comparação do avanço tecnológico com a diferença cronológica na aplicação destes programas.
Pelos sistemistas, Orlando Volpato Filho, supervisor de Engenharia da Delphi, demonstrará que a indústria de autopeças está preparada para atender a utilização de sistemas de gerenciamento de motores de motocicletas e, principalmente, a nova legislação. Volpato também apontará os benefícios das novas tecnologias - como o MultiCombustível (Flex) - e os últimos desenvolvimentos na área, que visam reduzir custos e potencializar a performance dos sistemas.
Por fim, Renato Linke, gerente do Setor de Engenharia Automotiva e Certificação da Cetesb, falará sobre as metas a serem alcançadas e como o setor respondeu às exigências estabelecidas.
Congresso - O painel faz parte das 16 apresentações temáticas programadas para o XVII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. Além de duas rodas, os fóruns e painéis abrangem as áreas de veículos comerciais, transportes, gestão, educação, aeroespacial, veículos de passeio, máquinas agrícolas e de construção, manufatura e ferroviário.
Uma exposição com as últimas tecnologias desenvolvidas pelas principais marcas do setor da mobilidade do País e Exterior, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do segmento, interessadas em mostrar produtos, tecnologias e serviços em seu estado de arte, está na pauta do Congresso, que terá, ainda, 120 trabalhos técnicos, de profissionais de indústrias e universidades, sobre veículos de passeio, comerciais e fora-de-estrada, aeroespacial, ferroviário, hidroviário e aeroespacial, no âmbito de chassis/cabine, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, emissões, ensaios, gestão, manufatura, materiais, meio-ambiente, motores, projetos, qualidade e produtividade, ruídos e ergonomia, segurança e ergonomia, suspensão, tecnologia da informação e transmissões.
Sob o comando da engenheira eletrônica Flávia Piovacari e com o tema ‘Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade’, o Congresso SAE BRASIL 2008 é dirigido a executivos, engenheiros, representantes do governo, consultores e acadêmicos de toda cadeia automotiva.
Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Congresso reflete o desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade brasileira, ao apresentar a tecnologia em seu estado da arte. “É um excelente espaço de networking e também para os profissionais se atualizarem tecnicamente por meio das sessões técnicas e dos fóruns de debates”, afirma Fistarol.
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