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 Release
24/07/2008
Brasil deve explorar mais a tecnologia diesel

por Olivier Boutaud

Detentor de diversas tecnologias de energia alternativa e fontes renováveis, o Brasil precisa se preocupar ainda mais com a frota de veículos. Afinal, somos um país onde o transporte ferroviário é insignificante se comparado ao rodoviário, realizado pelos veículos diesel que, aplicados no transporte de pessoas, matérias-primas, alimentos e bens, são os maiores responsáveis pelo escoamento da nossa produção.

Enquanto no resto do mundo os modernos motores diesel são cada vez mais populares e desejados também pelos consumidores de carros de passeio, no Brasil a tecnologia diesel, eletronicamente controlada, ainda está associada apenas a ônibus e caminhões, apesar do grande avanço tecnológico. Citemos aí a otimização da construção destes motores e a utilização de modernos agregados, como sistemas de injeção eletrônica de alta pressão, turbinas de geometria variável, pistões articulados e sistemas de ‘aftercooling’, que permitiram tirar mais potência, mantendo-se bons níveis de consumo de combustível, e ao mesmo tempo atender à legislação de emissões.

Fato é que as versões diesel atingiram os níveis de emissões Proconve 5 (Euro III) em 2005. Agora, se preparam para mais um passo rumo a um ambiente mais limpo e saudável, o que significa atingir os níveis de emissões Proconve 6 (Euro IV) junto com os sistemas de pós-tratamento e o veículo como um todo.

Neste contexto, fica uma série de perguntas a responder: quais os benefícios atingidos com os motores diesel Proconve 5? O que mudou na vida das pessoas? E para os fabricantes e fornecedores de autopeças? Quais os novos desafios com a implantação do Proconve 6 e o que traz para toda a comunidade? Por que os carros de passeio diesel ainda não são permitidos no Brasil?

Os modernos carros diesel são a mais eficiente solução para o uso profissional, seja nas grandes cidades, seja para usuários e frotas que percorrem grandes distâncias, atendendo todas as demandas ambientais e proporcionando economia no custo do combustível com durabilidade e confiabilidade insuperáveis.

Essas e outras questões estarão em debate no 5º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, em novo local, a Expo Unimed, em Curitiba, Paraná. No fórum, vamos discutir dois aspectos fundamentais: a evolução das emissões e benefícios públicos à saúde, e seus fatores tecnológicos, e combustíveis, incluindo qualidade e especificação do diesel, assim como benefícios de alternativas como biodiesel, combustíveis sintéticos e gás natural.

A expectativa é reunir 400 representantes de indústrias nacionais e estrangeiras, do governo brasileiro, além de profissionais de diversas áreas da sociedade. Com isso, promover um grande intercâmbio tecnológico e comercial, com a troca de experiências, fomentação de opiniões e de idéias que levem nossa sociedade a refletir e decidir os rumos da tecnologia diesel, que se disseminou no Brasil a partir de 2004, com a implementação da legislação de emissões Proconve P5, que corresponde à legislação européia EURO3.

O Brasil caminha para acompanhar as tendências internacionais, que se intensificam com o uso da eletrônica, de altas pressões de injeção, de sistemas de pós-tratamento de gases de escape, freio motor de elevada eficiência e filtros de particulados. Caminha também para a utilização de motores downsized e, numa etapa seguinte, motores com combustão homogênea (HCCI) visando a redução de emissões de particulados e NOx. Você é nosso convidado para o fórum.

Olivier Boutaud é ‘chairman’ do 5º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
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