Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/06/2008
SAE BRASIL realiza amanhã (6) congresso sobre tração total em Resende (RJ)

Encontro será realizado na Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN)

A Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN), em Resende, RJ, sedia nesta sexta e sábado (6 e 7) o III Congresso SAE BRASIL Tração Total. No encontro, montadoras, fabricantes de peças e acessórios, representantes de instituições governamentais civis e militares, de universidades e usuários de veículos comerciais, militares e utilitários com tração integral irão discutir e apresentar o atual estágio de desenvolvimento e as principais tendências tecnológicas do setor.

O objetivo é aproximar a comunidade de veículos com tração integral de diversas aplicações, e debater experiências, perspectivas e desafios sobre o segmento. Segundo Ronaldo Baptistella, ‘chairman’ do encontro, o foco desta edição será dividido entre sistemas mecânicos, como eixos e caixas de transferência, e eletrônica embarcada, uma realidade em automóveis que começa a migrar também para a área de veículos fora de estrada.

A expectativa de Baptistella é atrair 200 visitantes na AMAN (rodovia Presidente Dutra, km 306), com intenso debate sobre o estágio atual de desenvolvimento e as perspectivas futuras no campo de tecnologias mecânicas e na eletrônica embarcada.

Realizado pela Seção Regional Rio de Janeiro da SAE BRASIL, o encontro contará com três palestrantes internacionais, entre eles Ganymed Stanek, engenheiro de sistemas do Laboratório de Inteligência Artificial, da Universidade de Stanford, Estados Unidos, que fará a apresentação ‘Veículos fora de estrada não-tripulados – Lições do DARPA Grand Challenge’, sobre o avanço tecnológico dos veículos autônomos participantes da famosa corrida da Defense Advanced Research Projeto Agency (DARPA), do Pentágono.

A programação inclui mesa-redonda e mais sete palestras de montadoras, fornecedores e usuários, como Volkswagen Caminhões e Ônibus, Vale, Randon, Cummins, Delphi, Iveco Italy, Inbra e Exército, que abordarão a interação entre clientes e fornecedores, perspectivas do mercado brasileiro de veículos com tração integral, novos materiais leves para blindagem, motores eletrônicos, experiência com veículo anfíbio, visão do cliente civil, telemática etc. Uma Mostra de Engenharia, com 10 empresas do setor, apresentará tecnologias no estado da arte em tração total.

O segundo dia de congresso (7) será reservado para ‘test drive’, em que os congressistas poderão avaliar sete veículos de tração integral em campo de provas de instrução de blindados da AMAN: o Randon Retroescavadeira; VW Touareg 4x4; VW Passat 4x4; VW 15ton 4x4; Picape Marruá (veículo de reconhecimento tático); Toyota Hilux 4x4 e o blindado M41.

Segundo Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, a indústria da mobilidade brasileira começa a consolidar diversos pólos tecnológicos em diferentes regiões do País, numa demonstração de crescimento do setor. "O Brasil possui soluções regionais robustas, como poucos países, na área rodoviária, assim como criativas e inovadoras para transporte rodoviário de carga", afirma. Por este motivo, as Seções Regionais realizam vários eventos em diferentes pólos tecnológicos. "Os eventos têm foco na vocação de cada região", diz.


6 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

9h - Abertura
9h35 – DARPA – Veículos fora de estrada não- tripulados – Lições do DARPA Grand Challenge, com Ganymed Stanek, engenheiro de sistemas do AI Lab, da Stanford University.
10h20 – Família de blindados médios sobre rodas, com o cel. José Carlos, do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), do Exército.
11h10 – Vale - a visão do cliente civil, com Roncalli Matos, instrutor técnico de equipamentos da mina de Gongo Soco, Operação de Mina, da Vale.
11h45 – Mesa-redonda: Interação entre clientes e fornecedores: perspectivas e desafios futuros, com o ten. cel. Eduardo Maurício Leite Medina (material bélico), da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN); o cel. José Carlos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), do Exército; Roncalli Matos, instrutor técnico de equipamentos da mina de Gongo Soco, Operação de Mina, da Vale; Valter Vargas, da Suspensys; e André Mantoan, subgerente, da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
14h30 – Motores eletrônicos em aplicações fora de estrada e militares, com Marcos Gouvêa, Cummins.do Brasil.
15h05 – Telemática em aplicações fora de estrada e militares, com Eurico Fernando Gonçalves, supervisor de Engenharia da Delphi.
15h40 – Reaching state of the art in off-road axles and transfer cases, com Robert Dobrinska, chief engineer, da Marmon Herrington.
16h50 – Novos materiais para blindagem leve, com Edmur Linkevicius, diretor executivo da Inbra.
17h15 – Uma experiência mundial off road /anfíbio, com Renato Properzi, engenheiro da Iveco Italy.
17h45 – Encerramento.

07 DE JUNHO – SÁBADO

9hTest Drive, com os veículos RANDON Retroescavadeira, VW Touareg 4x4; VW Passat 4x4, VW 15ton 4x4, Pick–up Marruá (veículo de reconhecimento tático), Hummer H3 e Toyota Hilux 4x4. Para participar do test drive é preciso se inscrever nas palestras, pelo site da SAE BRASIL: www.saebrasil.org.br




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - Estefania Basso – Lucas Tieppo
msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 11 9658-5828

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308