Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/05/2008
Pólo Petroquímico realiza concurso em 33 escolas sobre meio ambiente

Inscrições começaram dia 6 de maio e pretendem atrair 30 mil estudantes da rede pública, localizada no entorno das empresas petroquímicas no Grande ABC

A APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) deu início, dia (6), ao 2º Concurso APOLO Meio Ambiente, que visa estimular a pesquisa e despertar a consciência, reflexão e a sensibilidade do estudante quanto à importância de ser ter uma atitude na preservação do meio ambiente. Com o tema ‘Reciclagem e Consciência’, o concurso pretende envolver 30 mil estudantes, matriculados em 33 escolas públicas de ensino fundamental e médio, no entorno do Pólo, por meio de desenhos, redações e pesquisas.

Dividido em três categorias – desenho, redação e pesquisa -, o concurso premiará o vencedor de cada categoria com um microcomputador, o professor com um notebook e a respectiva escola com dois conjuntos de coleta seletiva, de 100 litros. Os segundos colocados de cada categoria receberão bicicletas e os terceiros ganharão uma máquina fotográfica digital cada. Todas as escolas receberão um troféu pela participação no concurso. Confira as categorias:

Categoria 1 – Estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental deverão elaborar desenhos com o tema “A Reciclagem do Lixo – muito mais que uma solução”. O desenho deverá ser inspirado em pesquisas sobre o que fazer e onde colocar tanto lixo, que pode se constituir em potencial fonte de riqueza e geração de renda, através da coleta seletiva e a destinação de materiais para reciclagem.

Categoria 2 – Estudantes do 5º ao 9º ano ensino fundamental deverão redigir uma redação com o tema “Por que reduzir, reutilizar e reciclar é questão de consciência?”. A redação deve ser baseada em pesquisa sobre o conceito de reaproveitamento dos materiais e a utilização racional dos recursos naturais, como atitude para melhoria do futuro.

Categoria 3 – Estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio deverão elaborar um trabalho de pesquisa com o tema “Por que ser consciente é importante para o futuro das próximas gerações?”. O aluno deverá se basear em pesquisas sobre a conscientização do consumo, reciclagem e atitudes ambientais corretas que ofereçam benefícios à sociedade e ao meio ambiente.

Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 9 de junho, na secretaria da escola convidada (ver lista anexa) para julgamento, que será feito por uma comissão formada por cinco membros da escola, entre educadores e dirigentes. Os 90 trabalhos pré-selecionados serão analisados por uma comissão formada por membros da APOLO, jornalistas, profissionais da área de meio ambiente e líderes de opinião. Conteúdo, originalidade, pertinência, clareza no desenvolvimento do tema e correção gramatical serão alguns dos critérios para seleção dos trabalhos.

O 2º Concurso APOLO Meio Ambiente faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). “Nosso objetivo é despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento através de reflexões sobre o meio ambiente, por isso queremos conscientizar os jovens de que não basta apenas destinar corretamente o lixo, mas também buscar a redução da sua geração”, destaca Marina Galvão, coordenadora de Comunicação da APOLO.

O regulamento do concurso está disponível no site da APOLO – www.poloabc.com.br - e junto às diretorias das escolas do entorno das indústrias do Pólo Petroquímico, que ficam em Santo André e Mauá. O resultado do concurso será divulgado no dia 26 de junho, durante solenidade de premiação e exposição dos trabalhos em local a ser definido.

Em 2007, a primeira edição do concurso apresentou o tema ‘Efeito Estufa’ e atraiu estudantes de 27 escolas públicas também situadas no entorno do Pólo, num total de 817 trabalhos recebidos. A escolas participantes são:

Santo André
E.E. Prof. Felipe Ricci de Camargo
E.M.E.I.E.F Cidade Takasaki
E.M.E.I.E.F. Profª Elaine Cena Chaves
E.M.E.I.E.F. Luiz Gonzaga
E.E. Profª Ivone Palma T. Ruggieri
E.E. Prof. José Leite Franco
E.E. Papa João Paulo I
E.E Wanda Bento Gonçalves
E.E. Joaquim Lúcio Cardoso Filho
E.E. Profº. Waldomiro Guimarães

São Paulo
EMEF Cidade Osaka
E.E. Moacir Amaral dos Santos
E.E. André Nunes Jr
E.E. Orlando Silva
E.E. Silvana Evangelista
E.E Profº. Isaac Schraiber

Mauá
E.E. Prof. Manoel Cação
E.E. Profª Maria Josefina K. Fláquer
E.E. Mahatma Ghandi
E.E. Prof. Ulisses Victor Gervásio
E.E. Jardim Oratório
E.E. Prof. Antonio Prado Jr.
E.E. Profª Diva Gomes dos Santos
E.E. Profª Sada Umeizawa
E.E. Vereadora Léa Aparecida Oliveira
E.E. Delfino Ribeiro Guimarães

Rio Grande da Serra
E.E. Sebastião Vayego de Carvalho
E.E. Prof. Francisco Lourenço de Melo
EE Prof. Shisuko Ioshida Niwa
EE Antonio Lucas
E.E. Cassiano Ricardo
E.E. Poetisa Cora Coralina
EE Edmundo Luis de Nóbrega Teixeira




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Ana Carolina de Souza – ana.carol@companhiadeimrpensa.com.br
Telefone 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308