Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/02/2008
Seis carros mineiros e um do DF disputam a XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Competição reunirá 70 equipes do Brasil, Venezuela e Colômbia, entre os dias 13 e 16 de março, em Piracicaba, SP

Se depender do otimismo, o pódio da XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS terá mineiros e brasilienses. Agendada para 13 e 16 de março, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba, SP, a competição vai reunir 70 equipes, seis delas de Minas Gerais e uma de Brasília. As equipes consideram-se favoritas. Os alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a terceira colocada em 2007, terão dois Baja SAE, enquanto que a equipe da Universidade de Brasília, campeã da Etapa Nordeste, aposta muito no novo projeto.

Ao todo, cerca de 800 universitários participam da competição, e representam 55 instituições de ensino, de 13 estados brasileiros, Brasília, Colômbia e Venezuela. Além dos alunos da UFMG, Minas Gerais será representada por duas equipes do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) - Cefast 01 e Cefast 02 -, uma da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), equipe Cerrado, e uma da Universidade Federal de Itajubá, equipe Saci.

TECNOLOGIA – Para tentar o pódio, os alunos da UFMG apostam em novo baja. “Começamos do zero”, afirma Osvane Faria, capitão da equipe Baja UFMG 2, ao destacar que o veículo terá diferenciais importantes em relação ao carro antigo, que será utilizado pela equipe Baja UFMG 1. “O novo Baja SAE vem com sistema de suspensão Duplo Leque, tanto na parte dianteira quanto na traseira, além de ser mais leve (cerca de 130 kg)”, revela o capitão. Os ‘bajeiros’ da UFMG depositam também esperanças no projeto antigo. “Ele vem dando bons resultados”, comenta Faria.

Já as equipes Cefast 01 e Cefast 02 do Cefet disputam a competição com expectativas de repetir o resultado de 1999, quando o Centro Tecnológico se sagrou campeão. “Não queremos só melhorar nossa classificação (9º lugar em 2007), mas vencer a competição pela segunda vez, pois atingimos um nível elevado e nos consideramos altamente competitivos frente aos adversários”, afirma Rafael Sabioni, capitão da Cefast 01.

DISTRITO FEDERAL – A Universidade de Brasília (UnB) é a única instituição de ensino do Centro-Oeste a participar da competição de bajas e será representada pela equipe Piratas do Cerrado, que tem como meta ficar entre as 10 primeiras equipes na classificação geral. A equipe vem credenciada pela conquista da III Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, realizada em 2007, na Bahia. Algumas das novidades no projeto, segundo a equipe, são a utilização de subchassis, que permitem uma manutenção mais eficiente, uma caixa de direção automotiva projetada pelos alunos e adoção de materiais nobres como alumínio aeronáutico. “Estamos indo com um projeto totalmente novo, com peças novas e reutilização mínima de componentes”, conta Bruno Veloso, componente da equipe, composta de 20 estudantes, 11 deles veteranos na competição.

Neste ano, as duas equipes que obtiverem as melhores colocações ao final das provas dinâmicas e estáticas poderão representar o Brasil na Baja SAE Montreal, competição que será realizada pela SAE International, entre 11 e 14 de junho, em Montreal, no Canadá. Nos Estados Unidos, o Brasil é tricampeão na modalidade.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o caráter educativo da Competição Baja SAE. “A competição estudantil da associação possibilita o aprofundamento técnico dos futuros engenheiros, que passam a ter contato com desafios reais, similares aos que enfrentarão depois de formados”, afirma Fistarol, ao lembrar que os universitários brasileiros são tricampeões mundiais na categoria Baja SAE, em competições internacionais realizadas nos EUA.

COMPETIÇÃO - A Competição tem início ainda em janeiro, com o envio de relatórios técnicos de cada projeto e segue com o desenvolvimento e construção dos veículos quase sempre dentro das instituições de ensino. Quando chegam em Piracicaba, os Baja SAE são submetidos a avaliações de segurança, aceleração, velocidade, manobrabilidade, tração e um enduro de resistência, com quatro horas de duração, realizado em pista de terra cheia de obstáculos. Além disso, a partir deste ano, as equipes deverão apresentar o projeto para uma banca de juízes, especialistas da indústria.

14ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Data: 13 a 16 de março de 2008
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, São Paulo.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308