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 Release
25/02/2008
Baja SAE BRASIL-PETROBRAS 2008 terá participação de 70 equipes do Brasil, Venezuela e Colômbia

Competição de carros off-road construídos por estudantes acontece de 13 a 16 de março, em Piracicaba, SP

Dias e noites fechados na oficina da faculdade, finais de semana, férias e feriados gastos no projeto, construção e teste dos carros. Esta tem sido a rotina de cerca de 800 estudantes de engenharia de 14 estados brasileiros, Distrito Federal, Venezuela e Colômbia, que aceitaram o desafio de desenvolver carros off-road, conhecidos como Baja SAE, para a XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. A competição será realizada de 13 a 16 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo.

Todo o esforço vale a pena. Realizada há 14 anos consecutivos pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS é reconhecida pelas principais indústrias ligadas à mobilidade como celeiro de talentos. “Os estudantes que participam desta competição são muito disputados pelas empresas do setor, principalmente as montadoras e autopeças”, afirma Rafael Fassina Marques, diretor geral da competição.

Divididos em 70 equipes, os futuros engenheiros são responsáveis por projetar, buscar patrocínio, fabricar e testar os carros. Ao final das provas, as duas equipes melhores classificadas ganharão o direito de representar o Brasil na Baja SAE Montreal, competição internacional, que acontecerá entre 11 e 14 de junho, em Montreal, Quebec, no Canadá. Nos Estados Unidos, o Brasil é tricampeão na modalidade.

Do total de inscrições (ver a lista das equipes), São Paulo é o estado com o maior número de equipes: 13 equipes são do interior e 8 da Grande São Paulo. Rio Grande do Sul será representado por 9 equipes, Rio de Janeiro com 8 e os estados de Minas Gerais e Santa Catarina terão 6 equipes cada. Quatro equipes são de Pernambuco e três do Paraná. A Bahia tem duas equipes inscritas, assim como Paraíba, Ceará e Espírito Santo. Além de Brasília, Rio Grande do Norte e o Pará possuem uma equipe cada. A competição, que contou também com 70 equipes inscritas no ano passado, terá, ainda, a participação inédita de duas equipes da Venezuela e uma Colômbia.

COMPETIÇÃO - Durante três dias de provas, os Baja SAE serão submetidos a avaliações de segurança, aceleração, velocidade, manobrabilidade, tração e um enduro de resistência, com quatro horas de duração, realizado em pista de terra cheia de obstáculos. Além disso, a partir deste ano, as equipes deverão apresentar o projeto para uma banca de juízes, especialistas da indústria.

“Ao ouvir das equipes como os projetos foram desenvolvidos, será possível apontar de forma mais justa qual é, realmente, o melhor projeto”, observa Rafael Fassina Marques, ao destacar que isso incentiva os participantes a terem uma postura profissional.

Os Baja SAE são veículos fora-de-estrada, de estrutura tubular em aço, monoposto, projetados e construídos por estudantes de engenharia. Todos os veículos utilizam motor padrão de 10 HP e devem ter quatro ou mais rodas e conseguirem transportar pessoas com até 1,90m de altura e de até 113 quilos. Além disto, a fabricação deve ser feita com ferramental padrão da indústria, com pouca ou nenhuma mão-de-obra especializada.

Confira relação das equipes participantes:

14ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Relação de equipes inscritas
(67 equipes brasileiras + 2 Venezuela + 1 Colômbia)

São Paulo (Interior) – 13 equipes / 12 universidades)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) - equipes Mitsubishi EESC-USP 1 e Mitsubishi EESC-USP 2
Escola de Engenharia de Piracicaba – equipe Pirabaja
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing
Faculdades Anhanguera – equipe Quadrilha B
Fatec (Sorocaba) – equipe Nitro Baja Racing
Unesp (Ilha Solteira) – equipe Tec-Ilha Baja
Unesp (Bauru) – equipe FEB-Unesp
Unesp (Guaratinguetá) – equipe Piratas do Vale
Unicamp – equipe Unicamp
Universidade de Taubaté (Unitau) – equipe Bajeca
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Unimep Baja
Universidade Federal de São Carlos – equipe Ufscar Baja 1

Grande São Paulo – 8 equipes / 5 universidades
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2
Fatec São Paulo – equipe Fatecnólogos
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá Atacama e Mauá Borneo
Escola Politécnica da USP – equipes Poli Arsenal e Poli Kamikase
Universidade Paulista (Unip) – equipe Baja Unip

Minas Gerais – (6 equipes / 4 universidades)
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) – equipes Cefast 1 e Cefast 2
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipes Baja UFMG 1 e Baja UFMG 2
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – equipe Saci
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – equipe Cerrado

Espírito Santo (2 equipes / 1 universidade)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipes Vitória Baja 1 e Vitória Baja 2

Rio de Janeiro (7 equipes /5 universidades)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe B12C
Faculdade de Engenharia de Resende – equipe Aedbaja
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipes B.O.P.E. Baja e Beirute
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Minibaja
Universidade Federal Fluminense – equipes VR Baja e Tuffão Baja SAE

Pará (1 equipe / 1 universidade)
Universidade Federal do Pará – equipe Pará D’Égua

Distrito Federal (1 equipe / 1 universidade)
Universidade de Brasília – equipe Piratas do Cerrado

Santa Catarina (6 equipes / 4 universidades)
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – equipes Velociraptor INF 13 e Velociraptor 666
Universidade Federal de Santa Catarina – equipes UFSC Ilhéu e UFSC Uiraçu
Universidade da Região de Joinville (Univille) – equipe Ubaja
Instituto Superior Tupy – equipe Tupy Racing

Rio Grande do Sul (9 equipes / 8 universidades)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipes Tchê-97T e Tchê-Bagual
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) – equipe Bajasinos
Universidade de Passo Fundo – equipe Mas Baja Tchê
Universidade de Caxias do Sul – equipe Chimango
Universidade Regional Integrada – equipe Uribaja-04
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo-Fahor
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) – equipe Bugio Racing
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Bombaja

Paraná (3 equipes / 3 universidades)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – equipe Piá de Baja
Universidade Tuiutí do Paraná – equipe Engmackers
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – equipe Javali

NORDESTE
Pernambuco (4 equipes / 2 universidades)
Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) – equipes Corisco 1 e Corisco 2
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2

Rio Grande do Norte (1 equipe / 1 universidade)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará

Paraíba (2 equipes / 1 universidade)
Universidade Federal da Paraíba – equipes UFPBaja Indelével e UFPBaja Imprescindível

Ceará (2 equipes / 2 universidades)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará
Universidade de Fortaleza (Unifor) – equipe Mangabaju Racing

Bahia (2 equipes / 1 universidade)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira
Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA) – equipe Ó Pai, Ó

COLÔMBIA
Universidad Pontifícia Bolivariana – equipe UPB Baja SAE

VENEZUELA
La Universidad Del Zulia – equipe Baja SAE Luz
Universidad Simon Bolívar – equipe Baja SAE USB


14ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Data: 13 a 16 de março de 2008
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, São Paulo.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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