Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/10/2007
IQA destaca importância da certificação na Fenatran

O Instituto alerta para a necessidade de se investir em qualidade na prestação de serviços voltados a transportadores rodoviários de carga e passageiros

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, participa do 16º Salão Internacional do Transporte, a Fenatran 2007, que ocorre de 15 a 19 de outubro, das 13h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Durante a feira, o IQA destacará em seu estande, localizado na rua O-74, a importância da certificação no setor de transporte rodoviário, em produtos, serviços e também sistemas.

Entre as apresentações está o Programa para a Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD), que tem como objetivos a sistematização e a padronização dos serviços de regulagem de motores pela rede de reparação, para melhorar assim a qualidade do ar com a redução do nível de emissão de poluentes atmosféricos e a diminuição do volume de veículos desregulados em circulação.

Criado há cinco anos por meio de parceria entre o IQA, Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), o PMMVD é aplicado a retíficas de motores, oficinas de bombas injetoras e de reparação de veículos Diesel.

“Ao receber a certificação do IQA, as empresas demonstram que realizam serviços com qualidade de forma que todo o sistema de injeção/motor dos veículos movidos a diesel está em conformidade aos requisitos governamentais de emissões de poluentes”, afirma José Palácio, auditor e responsável pela Certificação em Serviços Automotivos do IQA.

José Palácio lembra que, atualmente, 109 oficinas no Estado de São Paulo estão capacitadas pelo programa, número que considera baixo para atender a uma frota circulante de mais de 1 milhão de veículos diesel, grupo apontado como o principal vilão na emissão de material particulado lançado na atmosfera (28%), assim como em óxido de nitrogênio (78%).

Com a certificação, as oficinas se qualificam para emitir o Relatório Técnico de Manutenção do veículo, um comprovante de que o veículo está de acordo com a lei de emissões de poluentes. “Este documento é muito importante, pois comprova que o veículo se encontra dentro dos padrões de regulagem em caso de multa", afirma. José Palacio conta que a multa inicial para veículos que emitem fumaça preta acima do padrão legal é de 60 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de SP), atualmente R$ 853,80. Em casos de reincidências, a multa dobra e pode chegar a 480 UFESP no ano.

Parcerias – Além do PMMVD, o IQA apresenta na Fenatran a parceria com a Bandag/BTS, para certificar os mais de 104 postos de serviços da Bandag (BTS) em todo Brasil. A empresa, que fabrica borracha e desenvolve processos específicos para recauchutagem de pneus, iniciou o processo de certificação dos BTS no ano passado, com três projetos pilotos, e já se estende a oito postos, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Pará.

“A iniciativa da Bandag em certificar os postos de serviços é um exemplo a ser seguido por todas as oficinas que trabalham com veículos pesados, pois demonstra uma preocupação a mais com a qualidade dos serviços prestados aos motoristas, transportadores e frotistas”, enfatiza Palacio, ao contar que, para efetuar a certificação, o IQA desenvolveu um relatório exclusivo para a empresa. “Quando se trabalha com manutenção de veículos pesados, as metodologias são diferentes e os cuidados aumentam. Por isso, criamos um relatório que atende as necessidades da BTS”, afirma o auditor.

A partir deste trabalho, Palacio afirma que o IQA desenvolveu uma nova certificação, específica para centros reparadores que trabalham com caminhões e ônibus. “Percebemos que este é um nicho de mercado que necessita trabalhar com oficinas de confiança e serviços de qualidade comprovada, não apenas pelo sistema boca-a-boca”, afirma Palácio .




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308