Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/12/2007
Sustentabilidade marca o Congresso SAE BRASIL 2007

Em 2008, o maior evento de tecnologia da mobilidade do Hemisfério Sul será presidido pela primeira vez por uma mulher

Pela primeira vez na história dos congressos da SAE BRASIL, o maior evento de tecnologia da mobilidade do Hemisfério Sul, realizado há 16 anos, será presidido por uma mulher, a engenheira Flávia Piovacari, gerente sênior de Manufatura da Visteon. Flávia terá como missão coordenar todos os trabalhos do XVII Congresso SAE BRASIL, em 2008, com o tema ‘Projetos globais: oportunidades e desafios para a engenharia da mobilidade’.

O anuncio foi feito durante a cerimônia de encerramento do XVI Congresso SAE BRASIL 2007, realizada sexta-feira, dia 30, em São Paulo. A edição de Flávia Piovacari terá como vice-presidente Ricardo Reimer, presidente do Grupo Schaeffler, que reúne as marcas INA, LuK e FAG.

Com público de 8.150 visitantes e centrado no tema ‘Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial’, o evento teve, segundo José Henrique Senna, presidente do Congresso SAE BRASIL 2007, a sustentabilidade como a marca registrada, nos três dias (28 a 30) de apresentações de 20 fóruns, 190 artigos técnicos e Mostra de Engenharia. “O que vimos foi um marco na introdução do tema sustentabilidade na engenharia da mobilidade e cabe a nós, a partir de agora, darmos continuidade ao que foi iniciado”, afirmou Senna durante discurso de encerramento do Congresso.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, que participou da cerimônia juntamente com Tom Ryan, presidente da SAE International 2008; Jackson Schneider, presidente da Anfavea; Paulo Butori, presidente do Sindipeças; Vicente Abatte, diretor de Vendas e Marketing da Amsted Maxion; e José Luiz Albertin, diretor de Pós-Graduação da SAE BRASIL, concordou com Senna e analisou o perfil dos participantes do Congresso.

Antecipar o amanhã - “Os participantes do Congresso entenderam que este não é um lugar para se vender autopeças e sim um encontro de pessoas com grande interesse em entender o que vai acontecer amanhã na indústria da mobilidade. O Congresso deste ano foi um marco sob o ponto de vista da sustentabilidade e deve ter continuidade”, afirmou o presidente da SAE BRASIL.

Vilmar Fistarol revelou a nomeação de Luc de Ferran como Associado SAE Fellow 2007, reconhecimento máximo da SAE International, oferecido anualmente a um seleto grupo de associados que desempenharam importante papel para a comunidade da mobilidade por meio da liderança em pesquisas, inovações ou criatividade. Luc de Ferran é o primeiro engenheiro brasileiro a fazer parte do grupo de SAE Fellows, prêmio instituído em 1975 e que atualmente conta com apenas 569 membros, entre os 90 mil associados da SAE em todo mundo. A cerimônia de efetivação do SAE Fellow ocorrerá em abril, durante o SAE World Congress.

Destaques – Convidados a indicar as empresas que apresentaram as melhores tecnologias na Mostra de Engenharia, os 8.150 visitantes do Congresso SAE BRASIL 2007 elegeram a Bosch, Delphi e Nokia como os destaques da exposição, que contou com 123 estandes, número 20% superior a 2006.

A opinião do público ajudou a SAE BRASIL a apontar os melhores artigos técnicos, entre os 190 apresentados. Na categoria nacional, o melhor ‘paper’ foi para o engenheiro Maurício Cintra de Prado de Salles Penteado, com o artigo ‘Identificação dos gargalos e estabelecimento de um plano de ação para o sucesso do programa brasileiro do biodiesel’. Como prêmio, o autor ganha passagens aéreas e estadia para apresentar o trabalho no SAE World Congress, em Detroit, Estados Unidos, em 2008.

Já na categoria estrangeiro, o ‘paper’ escolhido foi ‘The effect of E100 water content on high load performance of a spray guide direct injection boasted engine’, de Simon Christopher Brewster, da Orbital Austrália Pty Ltda, que recebe como prêmio passagens aéreas e estadia para participar do Congresso SAE BRASIL 2008, agendado para outubro.

“A percepção de grandiosidade do evento impressionou, e a apresentação dos 190 artigos técnicos demonstram a força da inteligência da engenharia brasileira”, afirmou Jackson Schneider, presidente da Anfavea, que destacou a importância do investimento na formação de recursos humanos em engenharia para superar o desafio de manter o ritmo de crescimento da indústria automotiva no Brasil, e trazer para o País várias fases do desenvolvimento do produto, além de integrar processos de engenharia com mais intensidade. “Temos competência e qualificação para superar os desafios”, comentou.

Homenagens – O encerramento do Congresso SAE BRASIL 2007 foi marcado ainda pela entrega do Prêmio SAE BRASIL 2007 ao engenheiro Paulo Butori, presidente do Sindipeças.

Foram também homenageadas personalidades e empresas que se destacaram no desenvolvimento de combustíveis alternativos no Brasil. Ao todo, sete personalidades e 11 empresas receberam homenagens.

Categoria Personagens da História:
Franz Pischinger – Personagem Internacional
Francisco Nigro – Personagem Instituto de Pesquisa
Wolfgang Bandel – Personagem Diesel
Rogério Cerqueira Leite – Personagem Acadêmica
Gabriel Murgel Branco – Personagem Meio-Ambiente
Marcio Schettino – Personagem Visão do Futuro
Clovis Michelan – Personagem Ciclo Otto

Categoria Empresas:
Delphi, Embraer, Fiat Automóveis, Ford Motor Company Brasil, General Motors do Brasil, Magneti Marelli, Mercedes Benz, Petrobras, Robert Bosch, Scania Latin América e Volkswagen do Brasil.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308