Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/09/2007
SAE BRASIL debate o avanço do uso de testes e simulações pela indústria da mobilidade

Discussão acontece dia 24 de setembro, durante o Simpósio Testes e Simulações na Indústria Automobilística, em SP

Os testes e simulações são ferramentas decisivas da indústria automobilística na hora de acelerar o desenvolvimento de produtos. Com novas técnicas e estratégias de gestão, a engenharia diminui drasticamente o tempo entre o projeto e o lançamento do veículo, com geração de economia e maior confiabilidade.

Por isso, a SAE BRASIL, por meio da Seção Regional São Paulo, realiza dia 24 de setembro, a partir das 8h30, o V Simpósio SAE BRASIL Testes e Simulações na Indústria Automobilística, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo (rua Dr. Bacelar 1043, Vila Mariana). O evento será complementado no dia 25, com visita técnica ao Campo de Provas da Cruz Alta, da General Motors, em Indaiatuba, SP. Inscrições no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br

Dirigido por Edson Furlan, também diretor do Campo de Provas da Cruz Alta, o simpósio tem como objetivo reunir especialistas de montadoras, sistemistas e fornecedores de programas e sistemas de testes, para trocar experiências, informações e debater as novas técnicas e softwares.

Este ano o simpósio terá palestras de diretores e engenheiros-chefes de montadoras como General Motors, Ford, Fiat, Volkswagen, PSA Citroën-Renault e Mitsubishi para contar como a tecnologia da simulação ajuda a oferecer veículos e componentes de forma mais rápida, segura e rentável. “Outro tema do encontro serão as iniciativas brasileiras para manter nossa competitividade em relação aos novos ‘players’ do mercado global”, afirma Flávio Campos, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, os simpósios SAE BRASIL refletem o atual momento da indústria da mobilidade e estimulam os debates sobre os mais relevantes temas referentes ao setor, com grande contribuição à busca de maior competitividade empresarial e produtividade dos recursos. “Participar dos simpósios é ter a oportunidade de interagir com os principais agentes da cadeia de suprimentos da indústria da mobilidade, pois os temas são cuidadosamente elaborados para trazer à tona o debate sobre as tendências tecnológicas e mercadológicas do nosso setor”, afirma Fistarol.

8h45 - O desafio de chegar mais rápido ao mercado e ser competitivo. A visão da GM. O Desenvolvimento de Veículos e Competitividade, com José Fernando Penteado, diretor de Administração de Engenharia de Produtos da General Motors.

9h30 – O desafio de enfrentar os novos ‘players’ globais. Testes e Simulações na Engenharia Globalizada, com Alexandre Pinto, engenheiro da Ford.

10h50 – Como o desenvolvimento avança junto com T&S. A Interação entre desenvolvimento e T&S, com João Alvarez Filho, gerente executivo de Desenvolvimento de Veículos e Powertrain da Volkswagen do Brasil.

11h25 – Do campo de prova aos testes de bancada e manufatura. Os Desafios dos Novos Veículos, com Sílvio Piancastelli, coordenador do Sistema de Chassis da Fiat Automóveis.

12h – Os testes adequados para caminhões e ônibus. O desafio da exportação. Os Pesados Colocados à Prova, com Leandro Pugliese de Siqueira, gerente de Engenharia do Veículo Completo da VW Caminhões e Ônibus.

14h15 – Espaço dos patrocinadores. A Qualificação dos Fornecedores, com representantes da MSC Software, National Instruments e SMARTtech.

14h45 – O desenvolvimento virtual de produto avalia o comportamento do veículo com alto grau de confiabilidade antes da construção de protótipos físicos. Simulações Aplicadas ao Desenvolvimento Virtual de um Ônibus Híbrido Movido a Célula de Combustível, com Álvaro Costa Neto, diretor da Multicorpos, e John Hough, coordenador de Serviços da MSC.Software

15h15 – Simulação integrada de injeção plástica e análise estrutural no desenvolvimento de produtos automotivos. Simulação de Injeção e Análise Estrutural de Produtos Automotivos, com Valmir Fleischman e Thiago Guerra, diretores da VirtualCAE.

15h45 – Metodologia Numérica e experimental para previsão do comportamento vibroacústico de sistemas e componentes. Projetos de Sistemas e Componentes em NVH – Uma Abordagem Híbrida, com André de Oliveira, engenheiro da SMARTtech.

16h35 – A integração da engenharia de desenvolvimento e os testes do produto. A Integração no Desenvolvimento Local, com Sérgio Davico, engenheiro da PSA Peugeot Citroën.

17h10 – As novas regras do jogo. Como enfrentar os competidores globais. A Visão dos Especialistas em Testes, com Edson Furlan, diretor do Campo de Provas da Cruz Alta da GM; e Nilton Monteiro, gerente do Campo de Provas de Tatuí da Ford. Coordenação: Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi Motors.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308