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 Release
24/08/2007
Estudantes investem em pesquisa para construir sete aviões em Minas Gerais

Equipes de BH, Santa Maria, Itajubá e S. J. Del Rei estão entre as 73 inscritas para IX Competição SAE BRASIL AeroDesign

Testes com simuladores de vôo, uso de sensores, construção automatizada de máquina de corte para poliestireno expandido (Isopor®), produção de plástico reforçado com fibra de carbono (CRP) e muita pesquisa. É assim que os estudantes de engenharia de seis faculdades de Minas Gerais se preparam para disputar a IX Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada de 4 a 7 de outubro no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, São Paulo.

Além de sete equipes mineiras, a competição conta com mais 66 equipes inscritas. Juntas, representam 50 instituições de ensino do Brasil e 5 do Exterior. De Minas Gerais estão inscritos alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Universidade Federal São João Del Rei e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

As equipes mineiras apostam em tecnologias e pesquisas para projetar aeronaves competitivas. "Decidimos simular boa parte do projeto no computador para evitar erros, economizar tempo e treinar os pilotos", conta o estudante Guilherme Santana, capitão da equipe Uai-Sô-Fly-Open, da UFMG, que se utiliza, também, de um simulador virtual de vôo para prever, ainda, como o avião se comporta na decolagem.

Na busca por melhores resultados, a equipe Uai-Sô-Fly Open ainda desenvolveu uma máquina para corte de poliestireno expandido e resolveu produzir, por conta própria, o plástico reforçado com fibra de carbono para o avião, que deve pesar 15 kg. O desenvolvimento da máquina foi feito em parceria com outra equipe da UFMG, a Uai-Sô-Fly.

Já a equipe Uirá, da Unifei, busca otimizar a resistência da asa da aeronave. "Descobrimos que, durante o vôo, a aeronave tem um momento de inércia e, dependendo de como o avião é projetado, isso reforça a resistência estrutural da asa", explica Carlos Henrique Vasconcelos, capitão da equipe, ao lembrar que trabalhavam com um perfil de asa muito resistente, mas que aumentava o peso do projeto. Com a pesquisa, o avião deverá pesar menos que 3,5 kg, cerca de 25% mais leve que em 2006.

A exemplo do que ocorre com as demais equipes inscritas, um importante desafio que se apresenta este ano para a equipe Cefast¸ do Cefet-MG, é desenvolver uma aeronave desmontável para ser guardada em uma caixa que ocupe o menor volume possível, em atenção a requisito específico do Regulamento da Competição e, desta forma, obter pontuação extra. "Optamos por dividir a asa em três partes, mas tudo teve de ser muito estudado para não diminuir a resistência do projeto", conta Guilherme Lopes, capitão da equipe, que trabalha para finalizar um monoplano de 3 kg, capaz de carregar até quatro vezes o seu peso.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign expõe o potencial dos futuros engenheiros aeronáuticos brasileiros, que já conquistaram diversos títulos na competição internacional, realizada nos EUA. "Neste ano, mostramos de novo para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeronáutico", afirma Fistarol, ao se referir à equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, que se sagrou campeã da Classe Aberta na SAE Aerodesign East Competition, em maio.

Competição - Reunidos em São José dos Campos de 4 a 7 de outubro próximo, os aviões serão submetidos a uma bateria de avaliações em duas etapas distintas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, em atendimento ao Regulamento da Competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br). Ao final, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem a maior pontuação poderão representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition 2008, competição equivalente promovida nos EUA pela SAE International, sociedade da qual a SAE BRASIL e as equipes brasileiras acumulam, desde 2001, histórico de relevantes participações, incluindo o título de campeão na Classe Aberta e campeão na Classe Regular, em duas e três oportunidades respectivamente.

Os aviões se dividem em duas categorias: Classe Regular, projetados exclusivamente por alunos de graduação, com dimensões máximas definidas por um sólido com diagonais de 2,4m x 2,8m e altura de 0,7m, e usam motor padrão de 10 cm3; e Classe Aberta, projetados sem restrições dimensionais, desenvolvidos também por alunos de pós-graduação, e utilizam motor de até 15cm3. Na Competição de Vôo, todos os aviões devem percorrer no máximo 61m para decolar e 122m no momento do pouso.

Iniciativa da Seção Regional São José dos Campos da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais instituído pela SAE BRASIL, uma sociedade de engenheiros da mobilidade, cujo principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeroespacial entre estudantes e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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