Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/07/2007
SAE BRASIL terá simpósio de tendências e inovação automotiva em setembro

Encontro será dia 3 de setembro, em SP, com executivos de montadoras e sistemistas

Preparando-se para enfrentar a concorrência global. Este é o tema do Simpósio Tendência e Inovação no Setor Automotivo, que a SAE BRASIL realizará dia 3 de setembro, no Hotel Gran Meliá WTC (avenida Nações Unidas, 12.559), em São Paulo. O encontro vai analisar os novos cenários na indústria automobilística e mostrar como os profissionais e as empresas devem se preparar para enfrentar a concorrência externa que ameaça o setor.

Participam do encontro presidentes e diretores de montadoras, sistemistas e empresas de consultoria, que vão avaliar o nível atual de competitividade das operações, debater soluções inovadoras e analisar a revolução que a convergência de sistemas e funções promete.

Na abertura do simpósio Marcos de Oliveira, presidente da Ford, apresentará o ponto de vista da montadora sobre as tendências para o setor. Em seguida, Letícia Costa, presidente da Booz Allen Hamilton, analisará a eficiência e a rentabilidade das operações automotivas brasileiras.

O simpósio terá como palestrante internacional Larry Burns, vice-presidente de Desenvolvimento e Pesquisa e Planejamento Estratégico da General Motors Corp., que abordará um tema bastante atual no projeto de novos veículos: a sinergia da eletrônica, propulsão, materiais e telemática.

O painel de debates Soluções Inovadoras para Veículos será coordenado pelo jornalista Fernando Calmon, com a presença de Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Bosch, Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Mercosul, e Gábor Deák, presidente da Delphi.

Caberá a Christian Pouillaud, vice-presidente comercial da Renault apresentar as inovações tecnológicas introduzidas no Logan brasileiro.

O desenvolvimento de novos projetos para o mercado global será debatido por Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto da Fiat Automóveis; Hau Thai-Tang, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil; Kai Hohmann, gerente executivo de Desenvolvimento de Veículos da Volkswagen; e Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM/LAAM. O coordenador do painel será Renato Mastrobuono , diretor de Engenharia da Iveco e da SAE BRASIL.

As novas relações na cadeia de suprimento e as operações globais serão tema de painel mediado pelo presidente da Visteon e conselheiro da SAE BRASIL, José Helio Contador Filho, que terá como convidados Alfredo Ramos, gerente geral de Compras Brasil da PSA Peugeot Citroën; Johnny Saldanha, vice-presidente da GM LAAM Global Purchasing and Supply Chain; e Vilmar Fistarol, diretor de Compras da Fiat Automóveis.

Vilmar Fistarol, que também é presidente da SAE BRASIL, destaca a importância dos simpósios da instituição como atividade essencial para melhorar a gestão das empresas da área da mobilidade. "Este é um dos grandes desafios que temos pela frente e os simpósios da SAE BRASIL colocam em debate os assuntos que estão em evidência nas mesas de reuniões dos executivos do setor da mobilidade", afirma.

8h45 - palestra Os Novos Cenários na Indústria Automobilística - A visão da Ford sobre as tendências no setor, com Marcos de Oliveira, presidente da Ford.

9h35 - painel Estratégias na Cadeia de Suprimento - As mudanças e as relações na cadeia de suprimento. Operações globais, com Alfredo Ramos, gerente geral de Compras Brasil da PSA Peugeot Citroën; Johnny Saldanha, vice-presidente da GM LAAM Global Purchasing and Supply Chain; e Vilmar Fistarol, diretor de Compras da Fiat. Coordenação José Helio Contador Filho, presidente da Visteon e conselheiro da SAE BRASIL.

11h - palestra As Operações em Busca da Competitividade - A Competitividade das operações automotivas brasileiras, com Letícia Costa, presidente da Booz Allen Hamilton.

11h40 - painel Soluções Inovadoras para Veículos - Tecnologias inovadoras aplicáveis ao mercado brasileiro, com Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Bosch; Gábor Deák, presidente da Delphi, e Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Mercosul. Coordenação de Fernando Calmon.

14h20 - painel Projetos Competitivos para o Mercado Global - Os novos desafios da engenharia no desenvolvimento de produto e na exportação de serviços. Projetos e arquiteturas globais, com Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produto da Fiat Automóveis; Hau Thai-Tang, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil; Kai Hohmann, gerente executivo de Desenvolvimento de Veículos da Volkswagen; e Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia, GM/LAAM. Coordenação Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco e diretor da SAE BRASIL.

15h40 - palestra As Estratégias da Renault com o Logan - As soluções tecnológicas e as armas de marketing do Logan brasileiro, com Christian Pouillaud, vice-presidente comercial da Renault.

16h40 - palestra em inglês com tradução simultânea Convergência, uma Revolução na Indústria Automobilística - A sinergia da eletrônica, propulsão, materiais e telemática, com Larry Burns, vice-presidente de P&D e Planejamento Estratégico da General Motors Corp.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi - alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308