Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/06/2007
APOLO premia vencedores do concurso escolar ‘Efeito Estufa’ com computador

Leonardo Rodrigues Calado, 10 anos, venceu na categoria Desenho; Gabriel Henrique de Lima Filho, 11, em Redação; e Bruno Stephan da Silva, 17, em Trabalho de Pesquisa.

A APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) premiou nesta terça-feira (19) os vencedores do concurso ‘Efeito Estufa’, realizado entre estudantes de 30 escolas públicas do entorno das indústrias, para estimular a pesquisa sobre meio ambiente. Leonardo Rodrigues Calado, 10 anos, foi o vencedor na categoria Desenho; Gabriel Henrique de Lima Filho, 11 anos, ganhou em Redação; e Bruno Stephan da Silva, 17 anos, venceu em Trabalho de Pesquisa. Como prêmio, cada estudante ganhou um microcomputador e seus professores, um notebook.

Em cartolina, Leonardo desenhou um menino, triste com as notícias ruins que acaba de ler no jornal sobre a destruição do planeta Terra; enquanto Gabriel escreveu uma redação em que sugere às pessoas mudança de hábitos, como dar preferência à bicicleta, aumentar o uso da luz solar para economizar energia e reciclar o lixo ao invés de jogar nos rios. “É difícil imaginar o futuro sem tartarugas e ursos polares...”, citou Gabriel na redação ao fazer referência a uma matéria que viu na tevê.

Mesmo sem computador em casa, Bruno foi a fundo no trabalho de pesquisa sobre as causas, conseqüências e a solução para o efeito estufa, e com o aprendizado foi além de preparar a pesquisa ao resolver dar minipalestras na sua escola para as crianças. “Eu consegui muita informação sobre o assunto”, conta o estudante da 2ª série do ensino médio.

Realizada no auditório da PqU (Petroquímica União), em Santo André, a premiação reuniu 33 finalistas do concurso, além de professores e diretores das 27 escolas públicas participantes, de um total de 30 escolas convidadas, da 1ª série do ensino fundamental ao ensino médio.

Lançado para marcar o Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho), o concurso ‘Efeito Estufa’ buscou durante quase dois meses e por meio da elaboração de desenhos, redações e trabalhos de pesquisa, levantar a discussão dentro das escolas sobre perigos e cuidados com o planeta, efeito estufa e o aquecimento global.

O concurso recebeu 1.080 trabalhos, que foram previamente selecionados pelas respectivas escolas e depois enviados à APOLO, que apontou entre 115 finalistas os três melhores por categoria - Desenho, Redação e Trabalho de Pesquisa -, dentro de critérios, como conteúdo, originalidade, pertinência, clareza no desenvolvimento do tema e correção gramatical.

Na premiação, além de microcomputador para o primeiro colocado de cada categoria e notebooks para seus professores, o concurso presenteou os segundos e terceiros colocados, de cada categoria, com bicicletas de 21 marchas, aparelhos de DVD e máquinas fotográficas, além de certificados para todos os participantes e troféus para as escolas.

OS GANHADORES:

Categoria – Desenho (1ª a 4ª séries)
1º - Leonardo Rodrigues Calado – Emeief Cidade Takasaki, de Santo André.
2º - Marcos Vinícius Guimarães de Paula - E.E. Profº Antonio Prado Jr., de Mauá.
3º - Fabiane de Lima Araújo - E.E. Profº Shisuko Ioshida Niwa, Rio Grande da Serra.

Categoria – Redação (5ª a 8ª séries)
1º - Gabriel Henrique de Lima Fernandes - E.E. Joaquim Lúcio C. Filho, de Santos André.
2º -Mayele Tamires Pontes dos Santos - E.E. Edmundo Luiz Teixeira, de Rio Grande da Serra.
3º - Jefferson dos Santos Bezerra - E.E. Profº Shisuko Ioshida Niwa, Rio Grande da Serra.

Categoria – Pesquisa (ensino médio)
1º - Bruno Stephan da Silva - E.E. Poetisa Cora Coralina, de Rio Grande da Serra.
2º - Érica de Souza Silva Queiroz - E.E. Profª Ivone P. T. Ruggieri, de Santo André.
3º - Elvis Alexandre Antonio de Freitas Gouveia Alves - E.E. Profª Maria Josefina. Flaquer, de Mauá.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – Juliana Santos
Tel.: 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308