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 Release
07/05/2007
8º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios começa nesta quinta-feira, dia 10, em Gramado

Nesta quinta e sexta-feira, a Seção Regional Caxias do Sul da SAE BRASIL espera reunir 400 especialistas em freios para debater as últimas novidades do setor na indústria automotiva

Com 20 apresentações de artigos técnicos, um painel de debates e mostra de engenharia com 63 empresas participantes, a Seção Regional Caxias do Sul da SAE BRASIL realiza nesta quinta e sexta-feira (dias 10 e 11) o 8º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, em Gramado, Rio Grande do Sul. São aguardados 400 participantes, do Brasil e Exterior, que, durante dois dias, estarão em contato com as principais tendências tecnológicas no setor de freios.

Considerado o maior encontro de freios automotivos realizado fora dos Estados Unidos e um dos três principais do mundo, o Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia visa promover a difusão e a troca de conhecimentos e novas tecnologias, em busca do avanço e aperfeiçoamento dos profissionais das áreas industrial e acadêmica, bem como das empresas e entidades onde atuam.

Zomar Oliveira, Diretor de Tecnologia, Qualidade, Vendas e Montadoras da Fras-le S.A., e ‘chairman’ do 8º Colloquium de Freios conta que o evento já é uma referência internacional para o segmento de freios. “A realização deste Colloquium no Brasil demonstra que a nossa engenharia é de vanguarda e, por isso, temos excelentes expectativas para o encontro deste ano”, diz Zomar. Promovido a cada dois anos, o Colloquium de Freios acontece no Centro de Convenções do Hotel Serrano (avenida das Hortências, 1.480, em Gramado).

Entre as empresas expositoras, estão: 01 dB Brasil, Bins, Brex - Sistema de Freios, Bruel & Kjaer Sound & Vibration A/S, Catalise, Chemetall, Cobra Conexões, Colar, Continental, Freios Controil, Dambroz, Delga, Dupont, Duroline, ECKA GRANULATE, ECOPADS - Pastilhas de Freio, Farina, Federal Mogul, Fluair, Formale, Georgia Pacific, Greening Testing Laboratories, Inc, Haldex, HBM do Brasil, Hoganas Brasil, Ingepal, Irapuru Logística e Serviços, Lapinus Fibres BV, Link South America, Luk/Ina/Fag, Master, Conexões Merkantil, MSC Tecno, National Instruments, NUCAP, Pabot, Palmer International Inc., Paumave SRL, Pirelli, Promaxon, Resibras, Revista AutoData, Rimsa Metal Technology S/A, SAF-Holland do Brasil, SBU – Metalbras, SI Group, SHUNKO S.A.C.I., SinalSul, SKF, Teijin Twaron, Thyssen, Timken do Brasil, Tomé, TransTechnology Brasil, Unimetal - Coke and Graphite, UTIL - Capital Tool & Design, Usiminas, VirtualCAE, Volkswagen, VOSS e Wabco.

Na última edição, em 2005, o evento reuniu 475 participantes, de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Uruguai e Venezuela, e 63 empresas expositoras.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Colloquium de Freios reflete a posição de destaque da engenharia brasileira na área de freios. “O caráter internacional do Colloquium de Freios demonstra que temos tecnologia de ponta e os trabalhos e pesquisas apresentados no evento mostram o caminho que será seguido por esse setor tão importante para a segurança de nosso trânsito”, diz o presidente da SAE BRASIL.

Confira abaixo a programação:

10 DE MAIO DE 2007 (QUINTA-FEIRA)

• 9h30 – Solenidade de abertura

Sessões Técnicas:

• 9h50 – Análise Vibroacústica de sistema de freio a Tambor para Veículos Comerciais, com Luciano Matozo, Samir Gerges, Roberto Jordan e Francisco Keller, da Fras-le e UFSC;

• 10h15 – Estudo de Squeal em freios a tambor, com Hudson Ferreira, Rafael Ramos, Ricardo Martinez, Celso Donizeti Vitor, Fabio Niza Maximiuc, Thales Tresmondi, da Ford do Brasil e Continental;

• 10h40 – Brake Insulator Damping Mechanisms - Definition, Measurement, Simulations and Aplications, com Eric Denys e Ramana Kappagantu, da Material Sciences Corporation – MSC;

• 11h05 – Avaliação das influências das propriedades físicas e mecânicas de materiais de fundo na propensão a ocorrência de ruídos de freio do tipo squeal, com Luciano Matozo, Ademir Manetrier e Alberto Tamagna, da Fras-le e Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

• 13h30 – Performance dos materiais de atrito do mercado de reposição, com Renato Cobra Monteiro, Fausto Panetta, Fabio Fernandes da Silva, da General Motors do Brasil;

• 13h55 – The “µ - value ” - friction level determination in brake systems, com Jürgen Lange, A. Dohle, A. Elvenkemper, Th. Degenstein, da TMD Friction Leverkusen e TU Darmstadt ;

• 14h20 – Correlação entre as rotas de durabilidade da Ford Motor Company para o desenvolvimento de sistemas de freios: Los Angeles City Traffic, México City Traffic and P3-19TT, com Hudson Tadeu Ferreira, Ricardo Martinez, Eduardo Suavinho Ferro, Ronan Harkin, da Ford do Brasil, Link South America e Link West North América;

• 15h40 – Dynamometer simulation of braking on mountain routes using elevation profiles, com Robert Hannon, Nathan Hinderer e Charles Greening Jr, da Greening Testing Laboratories, Inc;

• 16h05 – Modular approach to disc brake adjuster and disc brake design, com Anthony Williams, da ArvinMeritor;

• 16h30 – Efeito da utilização de várias configurações de ABS na eficiência da frenagem de uma CVC, com Juan Carlos Horta Gutiérrez, Antônio Carlos Canale, João Henrique Botelho, da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia de São Carlos – USP e Haldex do Brasil;

Painel

• 17h20 – Utilização do ABS no Brasil -

11 DE MAIO DE 2007 (SEXTA-FEIRA)

Sessões Técnicas:

• 8h30 – Efeito dos elementos de liga na difusividade térmica de ferros fundidos cinzentos utilizados em discos de freios automotivos, com Omar Maluf, Maurício Angeloni, Danilo Borges Villarino de Castro, Waldek Wladimir Bose Filho, Dirceu Spinelli, Élson Longo, Cristiano Morita Barrado, José Carlos dos Santos, Marco Antônio Colósio, do Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística/EESC/USP, Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica/UFSCar e General Motors do Brasil;

• 8h55 – Análise do comportamento de fadiga para estruturas submetidas a temperaturas elevadas aliadas a esforços cíclicos (tambores de freios para veículos de 17T), com Daniel Luís Boniatti, Ignácio Iturrioz, da Suspensys Sistemas Automotivos e Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

• 9h20 – Estudo de geração de trincas térmicas em discos de freio de veículos comerciais, com André Brezolin, Marcos Soares, Frank Missell, da Fras-le e Universidade de Caxias do Sul;

• 10h30 – Modelagem térmica de freios de veículos comerciais em descida da serra, com Mauricio Blanco Infantini, Ney Francisco Ferreira, Eduardo André Perondi, José Antônio Mazzaferro, Luciano Tedesco Matozo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Fras-le;

• 10h55 – Análise da distribuição de pressão de um freio a tambor com a utilização do método dos elementos finitos, com Vinícius Augusto Susin, José Antônio Mazzaferro, Ney Francisco Ferreira, Eduardo André Perondi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

• 11h20 – Modelagem numérica do fenômeno de frenagem de uma suspensão tandem de dois eixos, com Anderson Lima, Ari Nardello, Gustavo Peres, Luis Gustavo Schuck, da Randon Implementos e Suspensys Sistemas Automotivos;

• 11h45 – Aumento da durabilidade das lonas de freio através do controle das temperaturas de trabalho, com Carlos Abílio Passos Travaglia, Miguel Angelo Adami, Gilberto Bertuol, da Volkswagen do Brasil, Master Sistemas Automotivos e Fras-le;

• 14h – Steel fibre replacent by bio-soluble mineral fibres in low-steel disc pad applications, com Mark Segeren, da Lapinus Fibres B.V.;

• 14h25 – Instalação de válvula sensível a carga em cavalo mecânico pesado 6x2 com suspensão mecânica tipo tandem, com Alexandre Roman, Ari Nardello, Glaucio Cararo, Roberto Carlos Job, da Master Sistemas Automotivos, Randon Implementos, Volvo do Brasil e Suspensys Sistemas Automotivos

• 14h50 – Análise de falha no pedal do freio, com Márcio Folly de Campos, Rafael Pizzi e Mithermayer Menabo Júnior, da Volkswagen.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000


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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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