Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/04/2007
Yakult apóia Curso Internacional de Imunologia

Empresa foi pioneira na década de 1980 ao realizar cinco cursos no Brasil e, agora, patrocina formação junto com a Fiocruz, na Bahia

Renomados profissionais da área de Imunologia estão reunidos em Salvador, na Bahia, para o Curso Internacional de Imunologia promovido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com apoio da Yakult. O encontro – que termina dia 20 deste mês – tem o objetivo de colocar estudantes de pós-graduação em contato com cientistas de várias regiões onde se faz Imunologia básica de repercussão internacional. Um dos oito professores estrangeiros convidados é António Coutinho, do Instituto Gulbenkian de Ciências de Lisboa, que esteve presente em todos os cursos promovidos de forma pioneira pela Yakult no Brasil, entre 1986 e 1997.

“Fomos a primeira empresa a investir em cursos de Imunologia, porque a área era nova no País naquela época. Alguns dos principais imunologistas atuais passaram por esses cursos”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Masahiko Sadakata, ao ressaltar que a iniciativa, que na época teve apoio da Universidade de São Paulo, estimulou o estudo da Imunologia no Brasil. A empresa investiu US$ 150 mil por curso, com total de cinco edições (1986/1989/1991/1995/1997), com aulas ministradas por professores vindos de países da Europa e dos Estados Unidos, inclusive o imunologista Susumu Tonegawa, que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1987.

Um dos alunos do primeiro curso realizado pela Yakult é o pesquisador titular da Fiocruz, professor doutor José Mengel, que coordena o encontro na Bahia e utiliza os mesmos padrões da iniciativa realizada pela Yakult. Segundo Mengel, embora o Brasil ministre bons cursos na área, o País ainda carece de profissionais envolvidos no estudo da Imunologia básica (que gera conceitos e informações que podem vir a ser utilizadas em outras áreas da Imunologia, como a clínica). "O apoio da Yakult para esse projeto é fundamental, não pelo valor, mas pela tradição. Quando participei do curso, não lembro de estar familiarizado com quase nenhum dos assuntos abordados, que eram da maior importância. Considero a oportunidade dada pela Yakult como um marco na minha vida científica”, afirma o pesquisador.

O encontro em Salvador é dividido em duas etapas. O pré-curso será realizado até dia 13 no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM), e é parte integrante da pós-graduação em Patologia da Universidade Federal da Bahia/Fiocruz. Os 50 alunos dessa primeira fase estão tendo aulas com professores brasileiros, norte-americanos e António Coutinho, de Portugal. Para a segunda etapa, de 16 a 20 deste mês, serão selecionados os 25 alunos com melhor desempenho, que terão aulas em período integral com professores norte-americanos e portugueses. “O curso também dá oportunidade de fomentar colaborações científicas entre diversos centros de pesquisa”, avalia José Mengel.

Importância – Área da Medicina que estuda o sistema imune, o conceito de Imunologia foi criado pelo microbiologista russo Elie Metchnikoff, em 1882. Alguns países da Europa, ao lado de Estados Unidos e do Japão, abrigam os maiores centros produtores de conhecimento em Imunologia do mundo. Um desses centros é o Instituto Central de Pesquisas Microbiológicas da Yakult localizado em Tóquio, no Japão, que desenvolve inúmeros estudos para demonstrar a ação benéfica dos Lactobacillus casei Shirota (exclusivos da empresa) no sistema imunológico. Os L. casei Shirota são a base dos produtos fermentados da Yakult, considerados alimentos probióticos pelo Ministério da Saúde do Japão e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): leite fermentado tradicional, Yakult 40 e sobremesa láctea fermentada Sofyl.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000
Adenilde Bringel – adbringel@companhiadeimprensa.com.br
Telefone - 4432-4000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O Leite Fermentado Yakult completa 84 anos em 2019 e é o carro-chefe da empresa. Desde que o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

Nos 40 países e regiões em que está presente, a Yakult possui aproximadamente 80 mil comerciantes autônomas (conhecidas como Yakult Ladies) -- 35 mil no Japão e 47 mil em 12 outros países, incluindo o Brasil -- que levam os produtos de porta a porta para milhões de consumidores, mesmo nos locais mais distantes. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2018). A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308