Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/04/2007
Yakult apóia Curso Internacional de Imunologia

Empresa foi pioneira na década de 1980 ao realizar cinco cursos no Brasil e, agora, patrocina formação junto com a Fiocruz, na Bahia

Renomados profissionais da área de Imunologia estão reunidos em Salvador, na Bahia, para o Curso Internacional de Imunologia promovido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com apoio da Yakult. O encontro – que termina dia 20 deste mês – tem o objetivo de colocar estudantes de pós-graduação em contato com cientistas de várias regiões onde se faz Imunologia básica de repercussão internacional. Um dos oito professores estrangeiros convidados é António Coutinho, do Instituto Gulbenkian de Ciências de Lisboa, que esteve presente em todos os cursos promovidos de forma pioneira pela Yakult no Brasil, entre 1986 e 1997.

“Fomos a primeira empresa a investir em cursos de Imunologia, porque a área era nova no País naquela época. Alguns dos principais imunologistas atuais passaram por esses cursos”, afirma o presidente da Yakult do Brasil, Masahiko Sadakata, ao ressaltar que a iniciativa, que na época teve apoio da Universidade de São Paulo, estimulou o estudo da Imunologia no Brasil. A empresa investiu US$ 150 mil por curso, com total de cinco edições (1986/1989/1991/1995/1997), com aulas ministradas por professores vindos de países da Europa e dos Estados Unidos, inclusive o imunologista Susumu Tonegawa, que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1987.

Um dos alunos do primeiro curso realizado pela Yakult é o pesquisador titular da Fiocruz, professor doutor José Mengel, que coordena o encontro na Bahia e utiliza os mesmos padrões da iniciativa realizada pela Yakult. Segundo Mengel, embora o Brasil ministre bons cursos na área, o País ainda carece de profissionais envolvidos no estudo da Imunologia básica (que gera conceitos e informações que podem vir a ser utilizadas em outras áreas da Imunologia, como a clínica). "O apoio da Yakult para esse projeto é fundamental, não pelo valor, mas pela tradição. Quando participei do curso, não lembro de estar familiarizado com quase nenhum dos assuntos abordados, que eram da maior importância. Considero a oportunidade dada pela Yakult como um marco na minha vida científica”, afirma o pesquisador.

O encontro em Salvador é dividido em duas etapas. O pré-curso será realizado até dia 13 no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM), e é parte integrante da pós-graduação em Patologia da Universidade Federal da Bahia/Fiocruz. Os 50 alunos dessa primeira fase estão tendo aulas com professores brasileiros, norte-americanos e António Coutinho, de Portugal. Para a segunda etapa, de 16 a 20 deste mês, serão selecionados os 25 alunos com melhor desempenho, que terão aulas em período integral com professores norte-americanos e portugueses. “O curso também dá oportunidade de fomentar colaborações científicas entre diversos centros de pesquisa”, avalia José Mengel.

Importância – Área da Medicina que estuda o sistema imune, o conceito de Imunologia foi criado pelo microbiologista russo Elie Metchnikoff, em 1882. Alguns países da Europa, ao lado de Estados Unidos e do Japão, abrigam os maiores centros produtores de conhecimento em Imunologia do mundo. Um desses centros é o Instituto Central de Pesquisas Microbiológicas da Yakult localizado em Tóquio, no Japão, que desenvolve inúmeros estudos para demonstrar a ação benéfica dos Lactobacillus casei Shirota (exclusivos da empresa) no sistema imunológico. Os L. casei Shirota são a base dos produtos fermentados da Yakult, considerados alimentos probióticos pelo Ministério da Saúde do Japão e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): leite fermentado tradicional, Yakult 40 e sobremesa láctea fermentada Sofyl.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000
Adenilde Bringel – adbringel@companhiadeimprensa.com.br
Telefone - 4432-4000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A Yakult é a precursora no segmento de alimentos com probióticos no mundo, com o Leite Fermentado comLactobacillus casei Shirota, lançado em 1935 no Japão e em 1968 no Brasil. A empresa possui um Complexo Fabril na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, onde mantém a produção de todo o portfólio disponível no Brasil.

Em Lorena, a Yakult produz o Leite Fermentado Yakult, o Yakult 40 e o Yakult 40 light, a sobremesa láctea fermentada Sofyl – os quatro com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota –, o Suco de Maçã, o alimento com extrato de soja Tonyu, a bebida láctea combinada com suco de frutas Yodel e os alimentos adicionados com nutrientes essenciais direcionados ao público feminino e masculino Hiline F e Taffman-EX, respectivamente.

A empresa foi fundada no Japão em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota que, após anos de pesquisas, conseguiu isolar uma cepa do intestino humano classificada posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A cepa deu origem a um leite fermentado contendo microrganismos probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da empresa.

A matriz japonesa da Yakult completa 82 anos em 2017. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 37 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308