Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/04/2007
Pólo Petroquímico do ABC participa do AGIR, o novo projeto de coleta seletiva em Mauá

Há dois anos, empresas da cadeia petroquímica de Mauá colaboram com a Cooperativa, cujo novo projeto envolverá mais quatro empresas do Pólo.

A partir do dia 10 de abril, seis empresas que compõem a APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) – Suzano Petroquímica, Petrobras/Refinaria de Capuava (Recap), Oxiteno, Unipar, PQU e Cabot - passam a fazer doações de materiais recicláveis para a Cooperma (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Reciclagem de Materiais de Mauá). Nesta data, será lançado o projeto ‘AGIR Mauá’ ou Programa de Gerenciamento Integrado de Resíduos, que busca principalmente a auto-sustentabilidade da Cooperma, além de implementar a primeira fase do sistema de coleta seletiva na cidade. A cerimônia de lançamento do projeto acontece neste dia, às 10h, no Teatro Municipal de Mauá (rua Gabriel Marques, 353, vila Noemia).

Há dois anos, inicialmente a Recap e posteriormente a Suzano Petroquímica, que também faz parte do grupo gestor do novo projeto, e a Oxiteno já colaboram, mensalmente, com o fornecimento de quatro toneladas, em média, de plásticos e papéis (resíduos industriais) para a Cooperma. O grupo vai crescer com o ingresso da Unipar, PQU e Cabot, que passam a doar, a partir do lançamento oficial do projeto, remessas de papel, papelão e copos plásticos periodicamente. A Vitopel também está avaliando a destinação de resíduos para a Cooperma. A participação do grupo caracterizará a entrada oficial da APOLO no projeto ‘AGIR-Mauá’.

“Por se tratar de uma iniciativa que visa o desenvolvimento ambiental do município e a melhoria de vida dos cooperativados, queremos ser um dos principais colaboradores”, afirma Antonio Fernando Pinto Coelho, presidente da APOLO, ao lembrar que parte das empresas do Pólo está em Mauá, onde o segmento químico/petroquímico responde por 54,7% da arrecadação do ICMS.

Cooperativa – Criada há cerca de três anos, a Cooperma é, até então, dependente da Prefeitura. A partir do lançamento do ‘AGIRMauá’, a cooperativa incorpora-se efetivamente ao sistema de coleta seletiva que, a princípio, contará com a colaboração de 9 empresas (seis do Pólo Petroquímico do Grande ABC), 10 condomínios e 30 escolas, estas pertencentes igualmente aos poderes estadual e municipal e à iniciativa privada.

Entre as atividades já desenvolvidas pela Cooperma, que é dirigida por cooperativados e estudantes universitários de administração, está a de produção de um varal ecológico (ecovaral) a partir de garrafas PET, além da triagem, moagem, lavagem e preparação de lotes dos materiais reciclados para venda a empresas de transformação.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
PABX: 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308