Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/03/2007
Yakult investe R$ 10 milhões em unidade no Sul

Empresa adquiriu equipamentos para ampliar a produção e o volume de exportação do suco de maçã

A Yakult, líder no segmento de leite fermentado, investiu R$ 10 milhões na unidade Fruticasa, instalada em Lages, Santa Catarina, para dobrar a capacidade de produção de suco de maçã concentrado. A empresa já exporta cerca de 10 mil toneladas de suco por ano para o Japão e Formosa, e pretende começar a atender alguns países da Europa e os Estados Unidos. Os recursos foram aplicados na aquisição de novos equipamentos, importados da Suíça, Alemanha, Suécia e Estados Unidos -que empregam as mais modernas tecnologias de extração e concentração de suco - e na readequação da planta industrial.

A concentração do suco visa atender a uma exigência do mercado, além de permitir redução do volume do produto e, conseqüentemente, diminuição dos custos de transporte e estocagem. Com o investimento, a Yakult pretende ampliar as vendas do suco de maçã em pelo menos 10% nos próximos anos.

Segundo o gerente de Produção da Fruticasa, Angelo Miguel Barbosa, a unidade tem capacidade de processamento de 400 toneladas diárias de maçã, o que permite a obtenção de aproximadamente 80 toneladas de suco concentrado. A concentração é medida pelo Brix, que corresponde ao teor de porcentagem de açúcares presentes no suco. “Quanto mais alto o Brix, mais concentrado será o suco”, explica o responsável.

A Yakult produz o suco de maçã natural desde 1986 com maçãs cultivadas em duas fazendas da empresa, localizadas em São Joaquim e Lages – onde existem cerca de 89 mil macieiras. As maçãs são extraídas com a mais alta tecnologia, o que preserva as qualidades nutricionais e o sabor natural da fruta, e o suco não contém conservantes, açúcar ou adoçante. Cada caixa de suco de 200ml – envasado na fábrica de Lorena, no interior de São Paulo – contém carboidratos, proteínas, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio.

Rica em pectina e potássio, a maçã tem sido intensamente estudada nos últimos anos, e algumas dessas pesquisas já demonstraram que a freqüente ingestão da fruta pode ajudar a diminuir a taxa de LDL-colesterol e a combater o câncer. Pesquisadores europeus também estudam as propriedades antioxidantes e anticancerígenas da maçã, que também contém polifenóis e flavonóides, substâncias que podem ajudar a retardar o envelhecimento porque preservam as células.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – Juliana Santos
Telefone (11) 4435-0000
Adenilde Bringel - 4432-4000

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
A unidade Fruticasa, instalada em Lages, Santa Catarina, é a produtora do suco de maçã da Yakult
O suco de maçã concentrado, produzido pela Yakult, é exportado para o Japão e Formosa e pretende chegar à Europa e EUA
A unidade Fruticasa, da Yakult, tem a capacidade de processar 400 toneladas de maçã por dia
 Perfil da empresa

A Yakult é a precursora no segmento de alimentos com probióticos no mundo, com o Leite Fermentado comLactobacillus casei Shirota, lançado em 1935 no Japão e em 1968 no Brasil. A empresa possui um Complexo Fabril na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba, onde mantém a produção de todo o portfólio disponível no Brasil.

Em Lorena, a Yakult produz o Leite Fermentado Yakult, o Yakult 40 e o Yakult 40 light, a sobremesa láctea fermentada Sofyl – os quatro com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota –, o Suco de Maçã, o alimento com extrato de soja Tonyu, a bebida láctea combinada com suco de frutas Yodel e os alimentos adicionados com nutrientes essenciais direcionados ao público feminino e masculino Hiline F e Taffman-EX, respectivamente.

A empresa foi fundada no Japão em 1935 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota que, após anos de pesquisas, conseguiu isolar uma cepa do intestino humano classificada posteriormente como Lactobacillus casei Shirota. A cepa deu origem a um leite fermentado contendo microrganismos probióticos capazes de regularizar a microbiota intestinal e que é, até hoje, o carro-chefe da empresa.

A matriz japonesa da Yakult completa 82 anos em 2017. Desde o início de suas atividades, em 1935, quando o médico Minoru Shirota criou o Leite Fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que pudessem beneficiar a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Tóquio, no Japão, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano.

A Yakult está presente em 37 países e regiões, além do Japão (incluindo escritórios de representação), e possui 35 mil comerciantes autônomas no Japão (conhecidas como Yakult Ladies) e 45 mil em 12 outros países. No mundo, mais de 37 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente. A fábrica brasileira, localizada em Lorena, produz média de 2 milhões de frascos de Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota por dia e é uma das mais modernas da companhia no mundo.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308