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 Release
02/03/2007
Aumenta aposta do interior de SP na Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Este ano, o interior paulista terá 16 carros na Competição, quatro a mais que em 2006

De um lado o otimismo de continuar como a melhor equipe da categoria e do outro a garra de quem é novo no assunto. Em comum, as 16 equipes de Baja, formadas por estudantes de engenharia de importantes faculdades do interior paulista buscaram projetar carros leves, com boa estabilidade e desempenho para enfrentar a 13ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS , de 15 a 18 de março. A Competição acontece no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba/SP, onde estarão reunidas 70 equipes de estudantes, de 53 faculdades, de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Este ano, o interior paulista terá 16 equipes, quatro a mais que em 2006, vindas de São Carlos, Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos, Bauru, Campinas e Guaratinguetá. No final da Competição, as três equipes que conseguirem a maior somatória de pontos, ao final das provas estáticas e dinâmicas, ganham o direto de representar o Brasil em junho na SAE Baja RIT, em Rochester, Nova York, EUA, realizada pela SAE International.

De olho no hexa, os alunos da EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da USP), atuais pentacampeões nacionais da categoria, se dividiram em duas equipes e apostam em carros leves e de fácil manutenção. A equipe EESC-USPapai, assim batizada em homenagem a um dos integrantes que vai ser pai, finaliza um novo protótipo quase todo em alumínio e que deve pesar uns 105 kg, um feito em relação aos protótipos da categoria. Já a equipe EESC-USP 114 adaptou o carro campeão da última competição, que passou de 123 quilos para 114, também com o uso de alumínio em lugar de aço.

Outra experiente equipe UFSCar Cheech, da Universidade Federal de São Carlos, composta apenas por alunos do curso de Engenharia de Materiais, aposta na utilização de materiais diferenciados, como alumínio liga nos cubos de roda e caixa de direção que, segundo a equipe, apresentam boa resistência mecânica e baixa densidade. A expectativa é levar para a Competição um carro bastante leve.

NOVATOS - Apesar da pouca experiência e das dificuldades de patrocínio, a equipe Nitro Baja Racing, da Fatec-Sorocaba, está confiante e espera ficar entre as 10 primeiras colocadas. É a primeira vez que a equipe disputa a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, por isso a expectativa e os esforços são grandes. "Somos aficcionados por automobilismo e a simples idéia de produzir nosso próprio carro nos motiva a passar noites em claro", comenta Rafael Turri, capitão da equipe, que só participou de competições regionais.

Iniciativa da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a Competição desafia os estudantes de Engenharia a projetarem e construírem um Baja SAE (veículo fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, capaz de atravessar terrenos de terra acidentados e que utiliza motor padrão de 10 HP). A Competição tem início com o envio de relatórios técnicos de cada projeto e segue, ainda em janeiro, com o desenvolvimento e construção do veículo quase sempre dentro das faculdades. Quando chegam em Piracicaba, os carros são submetidos à avaliação de itens como conforto do operador, produção em massa, integridade estrutural e originalidade, além de provas de tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima e subida de rampa com até 45º. Na última etapa, os carros enfrentam todas as deformidades de uma pista de terra, durante um enduro de quatro horas.

Em 2006, a equipe EESC-USP sagrou-se pentacampeã nacional da modalidade, entre 68 equipes inscritas. A segunda colocada foi a equipe Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP), seguida pela equipe DEMEC-08, da UFMG. Nos EUA, as equipes EESC-USP e Mauá 2 garantiram, respectivamente, o 5º e o 24º lugares, entre 115 equipes do Canadá, EUA, África do Sul, México, Venezuela e Coréia do Sul, além do Brasil. Nos EUA, o Brasil é bicampeão na categoria.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. "Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros", afirma Fistarol. "Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacarem profissionalmente após concluírem a graduação", diz o presidente.

13ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Data: 15 a 18 de março de 2007
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, São Paulo.

PROGRAMAÇÃO
Dia 15 e 16 – Provas estásticas
Dia 17 – Provas estáticas e dinâmicas
Dia 18 – Enduro, a partir das 10h



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi - alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX 11 4435-0000

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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