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09/02/2007
Estudantes do Nordeste preparam 11 carros para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Equipes de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Bahia estão entre as 70 inscritas, de 53 faculdades de 13 estados brasileiros, além de Brasília, inscritas na Competição

Troca de informação entre equipes e muita pesquisa bibliográfica, apesar do pouco dinheiro em virtude da falta de patrocínio e das longas horas de trabalho nas oficinas das faculdades. Assim as 11 equipes de universitários do Nordeste, que projetaram e agora constroem os carros Baja SAE, se preparam para disputar a 13ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que acontece de 15 a 18 de março, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba, São Paulo. As 11 equipes pertencem a 8 universidades do Nordeste, localizadas em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Juntas, vão disputar a Competição, que possui 70 equipes inscritas, de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Como prêmio, as três equipes que somarem a melhor pontuação nas provas estáticas e dinâmicas em Piracicaba, ganham o direito de representar o Brasil em junho na SAE Baja RIT, em Rochester, Nova York, EUA, realizada pela SAE International. Com isso, o número de equipes do Nordeste cresce a cada ano: 7 em 2005 contra 11 este ano.

Para driblar as dificuldades naturais para viabilizar o projeto, os estudantes recorrem à ajuda de equipes até de outros Estados. “Se não buscássemos apoio de outras equipes, como a Mangue Baja, da Universidade Federal do Pernambuco, estaríamos num estágio de desenvolvimento do carro bem anterior”, conta Pedro Vítor Guedes de Araújo, capitão da equipe UFPBaja Imprescindível, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estreante em 2006, o carro da equipe ganhou um novo desenho de chassi que permitiu a redução dos pontos de soldas, além de um sistema de acionamento dos freios mais preciso e leve.

Em Pernambuco, as equipes Mangue Baja 1 e 2, melhores colocadas do Nordeste na Competição em 2006 (décima e sétima colocadas, respectivamente) investem na facilidade de manutenção dos carros. “Isso otimiza tempo durante as provas dinâmicas”, explica o estudante João Silva Acioli, capitão da equipe Mangue Baja 1, que utiliza um sistema de eletrônica embarcada no carro para avaliar o desempenho do protótipo.

ESTREANTE – Já a equipe Guaiamum, da Unifacs (Universidade de Salvador), aproveita a experiência que adquiriu ao participar da Competição Baja Bahia, em 2006, para estrear em Piracicaba. “No carro, tudo é feito com muita dificuldade, mas estamos motivados porque somos a primeira equipe da universidade a participar da Competição”, afirma Flávio Silveira, capitão da equipe.

Iniciativa da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a Competição desafia os estudantes de Engenharia a projetarem e construírem um Baja SAE (veículo fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, capaz de atravessar terrenos de terra acidentados e que utiliza motor padrão de 10 HP). A Competição tem início com o envio de relatórios técnicos de cada projeto e segue, ainda em janeiro, com o desenvolvimento e construção do veículo quase sempre dentro das faculdades. Quando chegam em Piracicaba, os carros são submetidos a provas que avaliam itens como conforto do operador, produção em massa, integridade estrutural e originalidade, além de provas de tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima e subida de rampa com até 45º. Na última etapa, os carros enfrentam todas as deformidades de uma pista de terra, durante um enduro de quatro horas.

Em 2006, a equipe EESC-USP sagrou-se pentacampeã nacional da modalidade, entre 68 equipes inscritas. A segunda colocada foi a equipe Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP), seguida pela equipe DEMEC-08, da UFMG. Nos EUA, as equipes EESC-USP e Mauá 2 garantiram, respectivamente, o 5º e o 24º lugares, entre 115 equipes do Canadá, EUA, África do Sul, México, Venezuela e Coréia do Sul, além do Brasil. Nos EUA, o Brasil é bicampeão na categoria.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. "Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros", afirma Fistarol. "Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacarem profissionalmente após concluírem a graduação", diz o presidente.

Confira a lista de todas as equipes do Nordeste:

Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2
Escola Politécnica de Pernambuco – equipes Corisco I e Corisco II

Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará

Paraíba
Universidade Federal da Paraíba – equipes UFPBaja Imprecindível e UFPBaja Indubitável

Ceará
Universidade Federal do Ceará – equipe Siará
Universidade de Fortaleza – equipe Mangabaju Racing

Bahia
Universidade Salvador – equipe Guaiamum
Universidade Federal da Bahia – equipe Car-poeira




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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