Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/11/2006
Diretores de manufatura debatem competitividade da indústria brasileira no Congresso SAE BRASIL

O Painel Diretores de Manufatura será no dia 22 de novembro, às 17h30, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Na ocasião, José Mauro Pelosi, vice-presidente da Divisão de Sistemas Diesel da Bosch, recebe homenagem da SAE BRASIL

Centrado no tema Impacto da Manufatura na Competitividade: Comparação de Diferentes Regiões no Mundo, o painel Diretores de Manufatura, do XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, contará com a participação de José Eugenio Pinheiro, diretor executivo de Manufatura da General Motors do Brasil, José Mauro Pelosi, vice-presidente da Divisão de Sistemas Diesel da Bosch, e Gerardo Mendoza, diretor de Engenharia e Satisfação do Cliente da Delphi. O grupo vai abordar o atual estágio da competitividade da indústria brasileira frente a novos concorrentes como China, Índia, Leste Europeu e demais países da América Latina.

Mediados por José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute, e habituados a enfrentar continuamente todos os tipos de desafios, os palestrantes mostrarão ainda os caminhos para manter os mercados já conquistados, além de buscar novas oportunidades. “A indústria brasileira de manufatura automotiva se prepara para entrar em uma nova luta com concorrentes asiáticos, do Leste Europeu e até da América Latina, que avançam decididamente sobre mercados até agora dominados pelo Brasil”, alerta Marcel Salzmann, diretor do Comitê de Manufatura do Congresso SAE BRASIL 2006. O Painel Diretores de Manufatura encerra a programação da Tarde de Manufatura, no dia 22 de novembro, e tem início às 17h30.

Na seqüência, será homenageado José Mauro Pelosi, da Bosch, como o Diretor de Manufatura SAE BRASIL. “Esta é uma forma de a associação reconhecer o trabalho desenvolvido ao longo do tempo aos executivos de manufatura que têm contribuído para o desenvolvimento do setor da mobilidade no Brasil”, afirma Salzmann.

O Congresso SAE BRASIL 2006 será realizado de 21 a 23 de novembro, no Transamérica Expo Center em São Paulo, e tem como tema central o debate sobre Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial. A Contribuição da Engenharia Brasileira. Além do encontro com diretores, o Comitê de Manufatura realiza mais três painéis, em que serão debatidos os temas Otimização da Utilização dos Recursos Energéticos pela Aplicação de Novas Tecnologias e Processos; Combinando 6 Sigma, Lean e outras Ferramentas para a Redução de Custos na Manufatura; e Investindo na Formação dos Profissionais de Manufatura para Suportar a Crescente Demanda por Ganhos de Competitividade.

Este ano, o Congresso SAE BRASIL é presidido pelo engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch. Mais de 150 engenheiros e executivos voluntários estão envolvidos na organização do evento, que contará ainda com atividades voltadas aos setores Aeroespacial, Acadêmico, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio.

O Congresso SAE BRASIL reúne os mais importantes ‘players’ do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. Nesta edição, o Congresso oferece a oportunidade de mostrar a excelência da engenharia brasileira em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que são os combustíveis e as fontes de energia para o futuro.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro Gábor János Deák, ressalta a importância desta edição como um marco na história da associação. “Nos últimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfeiçoamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto período de tempo, transformamos o Congresso no mais importante evento de engenharia da mobilidade em todo Hemisfério Sul e em uma referência para a troca de informações sobre as novas tecnologias e as tendências de mercado”, afirma Deák.

Outros painéis de Manufatura
Gestão Ambiental - OTIMIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS PELA APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E PROCESSOS - Atualmente uma grande preocupação no processo de fabricação é com o consumo dos recursos energéticos. Conhecer as várias fontes de energia, formas de geração, transporte, armazenamento e transformação podem ser um diferencial para o setor industrial. No fórum serão apresentados exemplos e o impacto na manufatura e sociedade, bem como tendências. Com Alejandro Federico Meyer, consultor de Vendas e Projetos da Siemens, e Laercio Vallese, gerente de Engenharia Industrial e Infraestrutura da DaimlerChrysler do Brasil, mediados por Otávio de Avelar Esteves, professor da PUC Minas. Dia 22 de novembro, das 13h às 14h30, no Auditório C.

Gestão da Manufatura - COMBINANDO 6 SIGMA, LEAN E OUTRAS FERRAMENTAS PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS NA MANUFATURA - Todos os anos a manufatura é chamada a cumprir metas que levam à redução de custos. Apesar das iniciativas, é cada vez mais difícil atingir as metas, pois muitas já foram aplicadas. As oportunidades começam a faltar e os cortes acabam atingindo os recursos financeiros e humanos. O fórum vai mostrar o uso combinado de ferramentas e iniciativas, visando aumentar as oportunidades para a melhoria da qualidade de processos e de produto. Com Andrea Gitirana, gerente de Desenvolvimento da Xerox do Brasil, e Guilherme Piedade Silveira, analista de Método e Qualidade Certificado Green Belt da Comau do Brasil. Medição de Sinval Daffre, sócio-diretor da Six Sigma Institute. Dia 22 de novembro, das 15h às 16h, no Auditório C.

Responsabilidade Social - INVESTINDO NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE MANUFATURA PARA SUPORTAR A CRESCENTE DEMANDA POR GANHOS DE COMPETITIVIDADE - Cada vez mais as empresas constatam que investir na capacitação do pessoal de fábrica é o caminho mais curto para melhorar a operação, eliminando desperdícios, fortalecendo os processos e assegurando a qualidade dos produtos e serviços. No painel serão apresentadas iniciativas que priorizam o desenvolvimento pessoal como um dos focos importantes da manufatura moderna. Com João Paulo Schmalz, gerente de Recursos Humanos da Fundições Tupy, e Anna Tavares, da Peugeot-Citroën do Brasil Automóveis. Mediação de Roberto Monteiro Spada, professor e diretor técnico do Senai. Dia 22 de novembro, das 16h às 17h, no Auditório C

Data: de 21 a 23 de novembro de 2006

Horários: dia 21, das 9h às 19h; e dias 22 e 23, das 12h às 20h30

Local: Transamérica Expo Center (rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP)

Como chegar: acesso pela av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), 18.591 - Ponte Transamérica.

Inscrição: Clique aqui

Credenciamento jornalistas: Clique aqui



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308