Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/10/2006
Astronauta Marcos Pontes marca presença na Estação Ciência, dia 17, em SP

Primeiro astronauta brasileiro participa de bate-papo durante a III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Estação Ciência – centro de ciências interativo da USP - recebe no dia 17 de outubro o único astronauta brasileiro, Marcos Pontes, para a realização da palestra A importância do vôo espacial tripulado para o desenvolvimento do Brasil.

A palestra vai esclarecer o papel do Brasil na exploração espacial, o que representa este trabalho e os fatores positivos que este traz para o Brasil, abrindo portas para a área de tecnologia espacial e contribuindo para o reconhecimento e o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiros. Além disso, serão relatados detalhes do vôo espacial.

A palestra é uma oportunidade para o grande público ter contato pessoal com o astronauta pioneiro, em que Marcos Pontes conta a sua trajetória de vida e as curiosidades do treinamento de astronauta e da Missão Centenário, passando pela decolagem até o pouso no Cazaquistão. Os interessados devem enviar nome completo, número do RG e telefone de contato para o e-mail eventos@eciencia.usp.br, e aguardar confirmação da inscrição.

A palestra faz parte da programação oferecida pela Estação Ciência durante a III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 16 a 23 de outubro. Além dela, serão realizadas diversas atividades, como demonstrações de laboratórios móveis e novas exposições permanentes e temporárias. A programação completa está no site www.eciencia.usp.br.

Sobre Marcos Pontes:

Natural de Bauru (SP), Pontes é mestre em Engenharia de Sistemas, graduado pela Naval Postgraduate School (Monterey, CA). Iniciou sua carreira profissional aos 14 anos como aluno do SENAI e eletricista aprendiz da RFFSA. Ingressou na Academia da Força Aérea em 1981, permanecendo nos Esquadrões de Caça até 1988 com a qualificação de instrutor e líder de esquadrilha. É engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atuou como piloto de provas de aeronaves pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em várias campanhas de ensaios, incluindo o primeiro míssil ar-ar brasileiro. Conta com mais de 2.000 horas de vôo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15, F-16, F-18, e MIG-29. Tem experiência de 16 anos na área de segurança de vôo, trabalhando em diversas campanhas de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, incluindo o ônibus espacial Columbia.

O tenente coronel Marcos Pontes foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em julho de 1998, para representar o Brasil como astronauta no projeto da Estação Espacial Internacional (ISS) junto a 15 outros países. O treinamento para astronautas foi realizado pela NASA, em Johnson Space Center, Houston,Texas.

Em dezembro de 2000, Pontes concluiu com sucesso o curso de astronauta e foi declarado oficialmente, pela Agência Americana, o primeiro astronauta brasileiro. A partir daquela data, permaneceu em treinamento de prontidão operacional, aguardando escalação para vôo espacial, no quadro de astronautas da NASA.

Em 30 de março de 2006, Pontes decolou da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, para realizar a primeira missão espacial da história do Brasil. Juntamente com o astronauta brasileiro, a bordo do foguete Russo Soyuz TMA 8, seguiram o cosmonauta russo Pavel V. Vinogradov, o astronauta americano Jeffrey N. Williams e 08 experimentos brasileiros para serem executados em ambiente de microgravidade a bordo da ISS.
Em 09 de abril de 2006, Pontes retornou à Terra tornando-se o 1º cosmonauta brasileiro a orbitar o planeta.

Pontes, atualmente, continua na NASA Johnson Space Center, em Houston, Texas, utilizando sua experiência de mais de 8 anos de conhecimento técnico e de relações internacionais no programa da Estação Espacial Internacional para ser um elemento de articulação em prol do Programa Espacial Brasileiro nas conversações entre a NASA, o SENAI-SP/FIESP e a AEB.
Site: www.marcospontes.net

A importância do vôo espacial tripulado para o desenvolvimento do Brasil
Data: 17 de outubro de 2006
Horário: das 14h às 15h30 (1h de palestra e 30 min para perguntas)
Vagas: 190
Inscrições: enviar nome, RG e telefone para eventos@eciencia.usp.br e aguardar confirmação.
Local: Estação Ciência – Auditório “Ernst Hamburger”
(R.Guaicurus, 1394 – Lapa – Tel. (11) 3673-7022)





Mais informações à imprensa:
Fotos e informações para Imprensa:
Michel Sitnik - michel@eciencia.usp.br
Aline Yumi - aline@eciencia.usp.br
(11) 3673-7022, ramais 215 e 228

Christiane Correa
Telefones (11) 8181-9983 e 3773-8679 - imprensa@marcospontes.net

Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308