Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/09/2006
Nova legislação sobre segurança com eletricidade nas empresas tem seminário terça-feira (3)

Promovido pelo Grupo SMARTtech, o seminário vai esclarecer dúvidas sobre as mudanças da Norma Regulamentadora nº 10, que entra em vigor a partir de 7 de dezembro

Acontece nesta terça-feira, 3 de outubro, em São Paulo, o seminário ‘Estratégias de Implementação da NR-10’, iniciativa do Grupo SMARTtech que tem como objetivo ajudar a esclarecer dúvidas sobre a implementação da nova Norma Regulamentadora nº 10, do Ministério do Trabalho e Emprego. A nova NR-10 entra em pleno vigor dia 7 de dezembro para todas as empresas e tem como meta a prevenção de acidentes com eletricidade nos ambientes de trabalho. Além de representantes da comissão tripartite, responsável pela atualização da nova NR-10, o seminário conta com apresentação da experiência da Usiminas na implementação da norma, e de empresas fornecedoras de tecnologias e serviços.

O seminário acontece no Centro de Convenções Millenium, à rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana, das 9 às 17h. As inscrições continuam abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3168-3388 com Jacqueline Bezerra ou e-mail jacqueline@smarttech.com.br O preço por participante varia entre R$ 600 e R$ 700.

No seminário, a Usiminas vai contar como a empresa se preparou para se adequar às mudanças da NR-10. A siderúrgica, que já está com toda infra-estrutura atualizada, começou com o mapeamento de todo o sistema elétrico para averiguar o que não estava dentro dos novos parâmetros, e também treinar todos os funcionários. Segundo Jayme Brum, analista de Tecnologia da Usiminas, a implementação da nova NR-10 contou com a utilização do software PTW32® (Power Tools for Windows), que ajudou na implementação da NR-10. “Com o produto, simulamos todo o funcionamento da rede elétrica antes mesmo de fazer qualquer modificação”, diz Brum.

A Siemens vai apresentar, entre outras tecnologias, sistema de curto circuito e aterramento temporário, que evita falhas e oferece mais segurança para a equipe que trabalha com a parte elétrica. Lançada recentemente, a tecnologia é para empresas que consomem mais de 800 ampères.

Já a Engepower, prestadora de serviços especializados em sistemas elétricos, dará dicas a médias e grandes empresas para implantação da NR-10, sem provocar custos elevados e não correr o risco de a atualização fracassar. Representantes da DuPont, Spring Wireless e ABB também fazem apresentações enquanto fornecedores.

O seminário traz, ainda, apresentações de técnicos do Ministério do Trabalho, responsáveis pela atualização da norma, entre eles o consultor e engenheiro eletricista Joaquim Gomes Pereira, autor do “Manual de Auxílio na Interpretação e Aplicação da NR-10”, editado para auxiliar as empresas com a nova regulamentação e que será distribuído gratuitamente durante o seminário. Pereira integra a comissão tripartite responsável pela elaboração da nova norma.

O texto, com os 99 itens que compõem a norma, resultou do trabalho de uma comissão tripartite, com representantes de empresas, trabalhadores e do governo, a partir de um texto-base elaborado por um Grupo de Engenheiros Eletricistas e de Segurança no Trabalho a partir de 2001, a pedido do Ministério, e revigorado por propostas da sociedade após mais de um ano exposto na página do Ministério do Trabalho e Emprego para consulta pública.

A NR-10 é válida para empresas de qualquer setor e porte, que possuam instalações elétricas, e foi atualizada pela portaria 598, de 7 de dezembro de 2004. Como é de caráter obrigatório, todas as empresas devem se adequar aos requisitos.

Entre outras alterações, a NR-10 estabelece a criação do prontuário das instalações elétricas e relatório das inspeções da conformidade das instalações elétricas; cria o capítulo de segurança em projetos; torna obrigatórias as medidas de proteção coletiva; define de forma adequada o conceito de instalações desenergizadas; estabelece zonas de distanciamento seguro; estende o campo de aplicação para os trabalhos em proximidades; e cria e torna obrigatório o treinamento de segurança; e traz um glossário de termos usados.

A nova NR-10 é na maioria voltada para a proteção do homem, parte principal no processo produtivo e organizacional do trabalho. Por isso, fornece ferramentas, instrumentos e subsídios amplos e claros que regulamenta a adoção de novas técnicas seguras nas instalações e serviços com eletricidade.

“Cabe-nos lembrar que a NR-10 faz parte do ordenamento jurídico nacional, tem a força de lei e será a base assumida por órgãos públicos na fundamentação de decisões e sentenças envolvendo o Ministério da Justiça (responsabilização civil e criminal), Ministério Público com as ações de interesse da sociedade, o INSS (ações regressivas e indenizatórias), além, é claro, das ações do Ministério do Trabalho e Emprego”, adverte Pereira.

“Vamos reunir ao mesmo tempo consultores, empresas e fornecedores e, com isso, rever o impacto da implementação da norma”, afirma Ricardo Nogueira, diretor do Grupo SMARTtech, distribuidora exclusivo da tecnologia PTW (Power Tools for Windows), da SKM System Analysis Inc, voltada ao setor elétrico.

PROGRAMAÇÃO

8h45 - Abertura, com Magnus Arantes, diretor do Grupo SMARTtech.

9h - A NR-10, com Jorge Reis, engenheiro eletricista da Fundacentro.

10h – Proteção contra arco voltaico em retificadores industriais, com Francimário Bezerra, da ABB.

10h20 - Acelerando o processo de aquisição de dados, com Júlio Taviolli, especialista da Sping Wireless

11h10 - A NR-10 nas empresas, médias e grandes empresas, com Cláudio Mardegan, diretor da Engepower.

12h10 - Usiminas – Implementando a NR-10, com Expedito Baptista e Jayme Brum, coordenadores da Usiminas.

14h40 - Impactos e Oportunidades na Implementação da NR-10, com o consultor e engenheiro eletricista Joaquim Gomes Pereira.

16h40 – Disjuntor para aterramento temporário e Sistema DAS, com Fábio Maia, gerente de Produto da Siemens.

17h – Características de Roupas Resistentes à Chama para Proteção Contra Efeitos de Arcos Elétricos com José Boaventura, da DuPont.

17h20 – Debate com palestrantes da ABB, Spring Wireless, Siemens e DuPont, coordenado por José Rubens, diretor da revista Eletricidade Moderna.

Estratégias de Implementação da NR-10

Dia 3 de outubro de 2006

Horário – das 9h às 17h

Local - Centro de Convenções Millenium

Endereço - rua Dr.Bacelar, 1043, Vila Mariana, das 9 às 17h




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – Alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308