Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/09/2006
Equipes da USP sagram-se campeãs da Competição SAE BRASIL AeroDesign

Com 78 equipes inscritas, nacionais e estrangeiras, a Competição foi realizada de 21 a 24 de setembro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos/SP

A equipe Keep Flying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) foi a campeã pela Classe Regular da VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign, concluída neste domingo na Pista de Táxi do Aeroporto do CTA Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP. O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 193,2 pontos na classificação geral, ao transportar 12,135 kg de carga útil. Na Classe Aberta, a campeã foi a equipe EESC-USP Charlie, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), ao carregar 17,500 kg e obter 170,9 pontos .

A segunda colocada na Competição pela Classe Regular foi a equipe Uirá, da Universidade Federal de Itajubá, de Minas Gerais. A aeronave da equipe conseguiu transportar 11,120 quilos e obter 188,5 pontos.

Com este resultado as três equipes ganharam o direito de representar o Brasil durante a SAE Aerodesign East Competition, competição que reúne equipes da América do Norte e Europa, a ser realizada em abril de 2007, na Florida, EUA, e organizada pela SAE International.

Menções Honrosas foram conferidas pela Comissão Organizadora da Competição às equipes concorrentes, referentes a 15 quesitos específicos. A campeã pela Classe Regular, Keep Flying, teve a Maior Carga Transportada na Classe Regular (12,135 kg), enquanto que a equipe Car Kará Open, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ficou com o título de Maior Carga Transportada na Classe Aberta (21,935 kg). A equipe Draco Volans, Classe Regular, da Universidade de Brasília, ganhou em quatro quesitos: Melhor Apresentação da Classe Regular, Menor Tempo de Retirada de Carga (1,5 segundo), Melhor Tecnologia de Ensaios em Vôo e Melhor Projeto da Classe Regular.

No quesito Melhor Projeto da Classe Aberta fez jus à homenagem a equipe mineira Uai-Sô-Fly Open, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mesma equipe ganhou, ainda, em Melhor Apresentação da Classe Aberta.

A primeira equipe totalmente feminina no evento, a Fly Girls, Classe Regular, da Uninove, de São Paulo, recebeu a Menção Honrosa Ada Rogato. No quesito Melhor Equipe Internacional, o destaque foi para a equipe Audazes, Classe Regular, do Instituto Superior Técnico, de Portugal.

Em Maior Acuracidade, da Classe Regular, foi alvo de destaque a equipe Venturi, do Cefet-RJ, e da Classe Aberta, a homenagem foi para a equipe FEI Kondhor, do Centro Universitário da FEI. Já no quesito Melhor Piloto, a indicação foi para o estudante André de Oliveira Coraucci, da Universidade Federal de Itajubá (MG), enquanto que no quesito Maior Fator Eficiência Estrutural, ganhou a equipe EESC-USP Alpha, da Escola de Engenharia da USP São Carlos. Esta última instituição de ensino recebeu ainda mais uma indicação: o Projeto Mais Inovador, conquistado pela equipe EESC-USP Delta, Classe Aberta.

Compareceram à VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign 65 equipes – 59 da Classe Regular e 6 Classe Aberta -, de um total de 78 equipes inscritas. Duas equipes eram da Venezuela e 1 de Portugal, país com presença inédita na Competição. As equipes brasileiras representaram 13 estados, além do Distrito Federal.

A Competição SAE BRASIL AeroDesign teve início com a etapa denominada Competição de Projeto, no dia 21, quinta-feira, quando as equipes tiveram os aviões avaliados e questionados por comissões de juízes que integram o Comitê Técnico da Competição, formado por engenheiros da indústria aeronáutica e que trabalharam como voluntários durante toda a realização do evento. A partir de sexta-feira e durante todo o final de semana deu-se a etapa de Competição de Vôo, ocasião em que os aviões passaram por seis baterias de vôos em que demonstraram serem capazes de decolar e transportar cargas úteis (simuladas por barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.

Foram quatro dias dedicados à difusão e aprimoramento de técnicas de Projeto Aeronáutico, em ambiente de grande criatividade e de cooperação entre as equipes, com destaque para a criatividade e o empreendedorismo dos participantes, desta forma confirmando a qualidade educacional do Projeto, sempre mais reconhecida por empresas à procura de novos talentos no campo da engenharia, em especial as empresas dos segmentos automotivo e aeroespacial.

O Projeto AeroDesign conta com o patrocínio de grandes empresas como Petrobras, Embraer, Dassault Aviation, Rolls-Royce, United Technologies, General Electric, Parker Aerospace, C&D Aerospace e TAM. De grande importância é também o apoio recebido por parte de instituições públicas, como o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e a Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE).

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, ressalta que a Competição SAE BRASIL AeroDesign mostra o poder criativo dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de soluções práticas. “Os projetos realizados no âmbito da Competição SAE BRASIL AeroDesign são de excelente qualidade técnica e refletem a capacidade dos futuros engenheiros especializados em projeto aeronáutico no Brasil”, diz Deák. “Não é sem motivo que este é um setor em que o País ganha cada dia mais destaque no cenário internacional, tanto que os estudantes brasileiros já são tricampeões na Competição, nos Estados Unidos”, comenta Gábor János Deák.






Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308