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 Release
06/04/2006
Viamar lança campanha de revisão gratuita para os feriados de abril e maio

Nas próximas semanas, o brasileiro terá três feriados prolongados em seqüência, sendo dois na sexta-feira (Páscoa – 14 de abril, e Tiradentes – 21 de abril), e um na segunda-feira (Dia do Trabalho, 1º de maio). Pensando nisso, o Grupo Viamar, maior concessionário Chevrolet em volume de vendas no Brasil, lança uma nova campanha grátis, que consiste em realizar um único check-up para poder viajar tranqüilo nos três feriados.

A campanha é composta pela verificação de 60 itens entre mecânica, elétrica e tapeçaria, para todos os veículos da marca Chevrolet. Quem agendar previamente o check-up ganha um vale massagem. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 6100-6060.

“É importante o proprietário verificar as condições gerais do veículo antes de sair de viagem, para não correr o risco de transformar o feriado em um pesadelo para a família”, afirma Carlos Gomes, gerente de Pós-Vendas do Grupo Viamar, ao revelar que o número de pessoas que procuram a revisão tem aumentado a cada ano. “Os motoristas têm se conscientizado mais para estas questões, tanto que a procura aumentou 30% em relação ao ano passado”, afirma.

Gomes explica ainda que os itens mais importantes para se verificar são freios, suspensão, pneus, cinto de segurança, motor, correias, lâmpadas e a parte elétrica em geral. “Algumas delas podem ser feitas em casa, pelo proprietário, mas outras não, como as correias, que em alguns modelos ficam escondidas e dependem de remoção de peças para ser verificadas”, afirma o gerente.

Troca de óleo – A verificação do óleo do motor deve obedecer alguns cuidados. “Não se deve medir o nível com o motor quente, pois influencia na medição”, afirma Carlos Gomes. “O mais aconselhável é realizar a medição pela manhã, antes de dar a partida e, de preferência, em um local plano”, diz o gerente. Esses cuidados evitam o abastecimento de óleo além do limite que deve ficar entre o mínimo e o máximo indicado, pois ao dar a partida, o lubrificante não fica armazenado no cárter, onde é feita a medição, mas entre os componentes do motor.

Gomes recomenda a troca do óleo conforme determinação do fabricante, e não apenas a reposição do nível. “Com o tempo, o óleo tende a tornar-se ‘graxa’ e, ao invés de lubrificar, pode entupir as galerias e travar o motor”, afirma. Outro cuidado que deve ser tomado é evitar a mistura de diferentes tipos de óleo no cárter. “A mistura de lubrificante mineral com sintético é muito prejudicial ao motor. Recomenda-se inclusive a troca do filtro juntamente com a troca do tipo de óleo”, explica.

Freios – Um erro comum é encher o reservatório de fluido de freio quando o nível está baixo. Segundo Gomes, essa não é a solução, pois na maioria das vezes não é o óleo que diminuiu, mas as pastilhas que estão gastas, ou existem vazamentos. “Se o carro não tem problemas de vazamento ou desgaste, não há necessidade de se completar o nível”, explica o gerente.

Pneus – Além da verificação visual dos sulcos, os pneus devem estar sempre calibrados, conforme o número de pessoas transportadas e do peso da bagagem. “As informações sobre a pressão que deve ser aplicada estão no manual veículo e é importante segui-las, pois pneus muito cheios deixam o veículo instável em alta velocidade e, muito vazios, a probabilidade de derrapagens em curvas aumenta, assim como o consumo de combustível”, explica Gomes.

Extintor – O extintor de incêndio tem prazo de validade de um ano e deve ser substituído, para evitar multas. “Além disso, a eficiência do equipamento diminui com o passar do tempo”, diz o gerente.

Radiador – A aplicação de aditivo no sistema de arrefecimento de um veículo não deve ser feito de forma aleatória, pois afeta diretamente o desempenho do motor. Existe um percentual ideal de aditivo a ser misturado na água do radiador, para cada modelo de automóvel em razão do volume de água. “Não é aconselhável completar o nível de água com aditivo, pois esse produto não evapora e seu uso indiscriminado pode afetar o desempenho do motor”, alerta Gomes. Segundo o especialista, o motor tem uma faixa de temperatura ideal para funcionar e o aditivo ajuda a manter a temperatura constante. “Com o motor muito frio o desempenho é menor e, muito quente, o risco de quebra é alto”, diz.

Ar condicionado – A recomendação é que se faça higienização a cada seis meses, mesmo que o ar condicionado não seja utilizado, pois todo vento que entra no carro via tubulação passa pelos dutos, passagens e difusores, que são os mesmos utilizados pelo ar condicionado independente do equipamento estar ligado ou não. Além da higienização, é aconselhável a substituição do filtro do ar condicionado e para a verificação dos dutos de ar (para saber se há obstruções), mangueiras, compressor, condensador e também da correia que aciona o sistema. “Sai mais econômico fazer a manutenção do que a comprar de remédio”, comenta.

Em todos os casos de substituição de peças, o especialista alerta para a importância de se utilizar produtos originais. “Cada componente é projetado e fabricado para atender a características específicas do veículo onde serão aplicadas, por isso o uso de peças e produtos originais é uma garantia de que o automóvel funcionará corretamente”, afirma Gomes.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br

Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br

PABX (11) 4435-0000

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 Perfil da empresa

Criada em 1994, a rede representa o maior Grupo Chevrolet em volume de vendas do Brasil, levando produtos e serviços, conceitos diferenciados e sólida estrutura a milhares de consumidores. Com sete unidades, espalhadas em São Paulo, São Bernardo do Campo e Diadema, o Grupo oferece serviços de Centro Automotivo, estoque de mais de mil veículos entre novos e seminovos, além de peças e acessórios, facilidades da Viamax Locadora de Veículos, Viamar Seguros e serviços de despachantes e vendas especiais para taxistas, deficientes físicos e frotistas. Eleita pelo sexto ano consecutivo Concessionária Nível A pela General Motors conta com mais 850 funcionários, comercialização de mais de 1,4 mil veículos / mês e um Índice de Satisfação do Cliente (ISC) maior do que a média nacional (80%), o Grupo Viamar consolidou a marca como uma das mais importantes concessionárias General Motors de São Paulo.

GARANTIA GRATUITA DE 3 ANOS – Lançada em junho de 2004 com exclusividade pelo Grupo Viamar, a Garantia Gratuita de 3 anos para veículos zero km é o principal diferencial da empresa. A ação rendeu resposta imediata: 169 veículos zero km vendidos no primeiro fim de semana do mês de lançamento. Um ano depois, a empresa obteve retorno de vendas na ordem de 11,22%, ao comercializar 7.888 veículos entre junho de 2004 a maio de 2005, contra 7.092 no mesmo período anterior à campanha.

SISTEMA USAMAX – Criado em 2000, o serviço surgiu a partir da necessidade de mudar o conceito de que investir em um veículo seminovo é comprar um problema, oferecendo aos consumidores produtos de qualidade, com garantias semelhantes às de um zero km e, principalmente, garantia de procedência. Entre os serviços oferecidos aos clientes do Sistema Usamax destacam-se a garantia de dois anos para motor e câmbio, e o guincho 24 horas em toda Grande São Paulo.

PROTEÇÃO EXTRA – Desde novembro de 2004, as concessionárias do Grupo Viamar oferecem aos seus clientes um exclusivo serviço de proteção automotiva contra a ação do tempo. O Max Protect evita o desgaste natural da pintura do veículo e também protege estofamentos contra eventuais manchas em casos de acidentes com produtos oleosos, fezes de aves entre outros. O Max Protect é uma exclusividade do Grupo Viamar, em parceria com a Ziebart, líder mundial em conservação automotiva.

ESPAÇO TAXISTA - Lançado em 2002, o Espaço Taxista é disponibilizado em três unidades do Grupo Viamar, e tem como principal atrativo oferecer à categoria veículos zero km com mão-de-obra gratuita no período de 5 anos ou 60 mil Km (o que ocorrer primeiro), para serviços de manutenção preventiva ou corretiva, desde que não sejam causados por sinistro ou mau uso. Além disso, possui uma equipe de vendas exclusiva, especialmente treinada para lidar com as necessidades dos taxistas, como obtenção de cartas de isenção de impostos.

ENDEREÇOS CHEVROLET:
Em São Paulo:
* Mega Center Viamar - av. Nações Unidas, altura do nº 22.500, em frente ao Shopping SPMarket – telefone: 5545-5000
* Viamar Mega Store - av. Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello, 4.001 – telefone: 6100-6000
* Viamar Tatuapé – Piso G4 do Shopping Anália Franco, em frente ao cinema – telefone: 6643-4343
* Viamar Morumbi - av. Giovanni Gronchi, 4.100 – telefone: 3746-4000
Em São Bernardo:
* Viamar ABC - av. Caminho do Mar, 2.227 – telefone: 4367-8000
Viamar Pereira Barreto - avenida Pereira Barreto,1380 – telefone: 4122-7000
Em Diadema:
Viamar Imigrantes - av Antonio Piranga, 1.065 – telefone: 4055-5500
(*) unidades que possuem o 'Espaço Taxista'

ENDEREÇOS YAMAHA:
Viamar Yamaha São Miguel - av. São Miguel, 9336 – telefone: 6137.4000
Viamar Yamaha Conselheiro - av. Conselheiro Nébias, 351 – telefone: 13.3295.0000
Viamar Yamaha São Bernardo – av. Jurubatuba, 2110 – telefone:4339-5433
Viamar Yamaha Rudge Ramos – av. Caminho do Mar, 3.661 - telefone: 4632-8000
Viamar Yamaha São Paulo – av. Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello, 3.911 – 6100-0000
Viamar Yamaha Villa Lobos – av. Queiroz Filho, 960 – 3839-8000
Viamar Yamaha Ana Costa – av. Ana Costa, 363 – 13.3281-0000

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
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