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 Release
03/04/2006
Escola de Engenharia de São Carlos é pentacampeã na SAE BRASIL de Mini Baja

Competição encerrada neste domingo (2) em Piracicaba/SP teve como vice a equipe Mauá 2, da Escola de Engenharia Mauá, seguida pela equipe DEMEC-08, da Universidade Federal de Minas Gerais

A Escola de Engenharia de São Carlos da USP (Universidade de São Paulo), foi a vencedora da 12ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, encerrada neste domingo (2), em Piracicaba, São Paulo, e tornou-se pentacampeã do evento. A equipe EESC-USP 123 alcançou 884,54 pontos, entre as 56 equipes presentes na competição, pertencentes a 42 universidades, de 12 estados brasileiros e Distrito Federal. A segunda colocada foi a equipe Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP), com 827,90 pontos, seguida pela equipe DEMEC-08, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 822,66 pontos. Foram quatro dias (teve início dia 30) de muito sol e expectativa, nos quais os veículos SAE Mini Baja, projetados e construídos pelos estudantes de engenharia, foram avaliados por juízes da indústria da mobilidade em provas estáticas e dinâmicas.

Com isso, as equipes EESC-USP 123 e Mauá 2 ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Midwest Mini Baja, nos Estados Unidos, onde o País já é bicampeão (em 1998 e 2004). Realizada há quase 40 anos, a SAE Midwest Mini Baja reúne equipes de vários países e foi a inspiradora da competição brasileira, que teve início em 1995. Junto com as equipes EESC-USP 123 e Mauá 2, dois componentes das equipes DEMEC-08 e a Uiraçu - quarta colocada e pertencente à Universidade Federal de Santa Catarina - poderão acompanhar a SAE Midwest Mini Baja, que acontece de 24 a 27 de maio, em Milwaukee, nos Estados Unidos.

Para a equipe EESC-USP 123 a vitória já era esperada. "Construimos um carro já pensando na competição americana e o nosso projeto é de ponta, portanto podemos ter o melhor SAE Mini Baja do mundo", afirmou Eder Benaventana Alves, piloto e aluno do quinto período do curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia São Carlos. Campeã brasileira em 2004, a equipe do Instituto Mauá de Tecnologia, também não se surpreendeu com o resultado. "Nosso carro é muito bom e mantivemos boa regularidade em todas as avaliações", comentou o piloto Michel Ventura, que termina o curso de Engenharia Mecânica este ano e participou da competição pela quarta vez.

O carro da Mauá 2 foi o vencedor do enduro com 86 voltas. O enduro consiste em uma corrida de resistência com quatro horas de duração que ocorreu em uma pista de terra do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), com subidas, descidas e diversos obstáculos, medindo cerca de 1 quilômetro. O carro percorreu aproximadamente 90 quilômetros, com média de 22,5 Km/h..

HONRA AO MÉRITO - A 12ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja ainda homenageou com troféus de honra ao mérito as melhores equipes nas 13 provas aplicadas pelos juízes. A campeã EESC-USP 123 foi considerada a melhor nos quesitos Aceleração, Rampa, Produção em Massa, Originalidade e Velocidade Máxima, e dividiu a homenagem de Melhor em Qualidade de Execução com as equipes FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, e com a Poli Position, da Escola Politécnica da USP. Em Relatório de Projeto e Manutenção ganhou a equipe FEI Baja 1, da FEI.

A equipe Uiraçu apresentou o Melhor Relatório de Custos e dividiu o título de Melhor em Conforto com as equipes Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco, e a equipe Fase Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba. A equipe EESC-USP Moicano, também da Escola de Engenharia de São Carlos, apresentou o carro com a Melhor Manobrabilidade, enquanto que a equipe Vitória Baja 2, da Universidade Federal do Espírito Santo, foi a Melhor em Conformidade de Projeto. Em Integridade Estrutural empataram as equipes FEI Baja 2 e a Mauá 1. A equipe Mauá 2 levou o prêmio no quesito Enduro de Resistência.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, destaca a Competição SAE BRASIL de Mini Baja como a principal competição nacional de veículos motorizados projetados e construídos por estudantes universitários. Segundo Deák, a competição revela os novos talentos que no futuro serão os engenheiros-chefes e diretores de montadoras e demais empresas do setor da mobilidade. "Os projetos de Mini Baja são completos e com eles os estudantes desenvolvem habilidades técnicas e também humanas, pois o sucesso depende muito do trabalho em equipe", afirma.




Mais informações à imprensa:
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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