Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/11/2005
SAE BRASIL deve estimular a discussão do bicombustível no mundo, sugere Meirelles

O secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo enalteceu a engenharia brasileira no encerramento do Congresso SAE BRASIL 2005.

Em discurso durante cerimônia de encerramento do XIV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, realizado na tarde de ontem, 24, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, enalteceu o desenvolvimento tecnológico da engenharia brasileira, ao desafiar a SAE BRASIL a estimular a discussão do uso da tecnologia flex fuel em outros países do mundo.

Além disso, Meirelles disponibilizou as três universidades do Estado (USP, Unesp e Unicamp) para ajudar na realização do Mestrado Profissional em Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, divulgado durante o Congresso. "Quero que vocês me digam o que o Estado de São Paulo pode fazer para dar um passo positivo avante, para garantir assim a seqüência da tecnologia da mobilidade", afirmou o secretário.

Outro ponto destacado por Meirelles foi o Protocolo de Intenções assinado durante a cerimônia, entre a SAE BRASIL e o Estado de São Paulo, para o uso do Gás Natural Veicular (GNV) no transporte urbano e intermunicipal de carga e passageiro. "O insumo está garantido", disse Meirelles ao explicar que em 2008 o Brasil terá a disposição 17 milhões de m³ a mais, além dos 30 milhões de m³ disponíveis da Bolívia para fomentar a política brasileira na expansão do gás natural. Além disso, o secretário anunciou que a licitação para a construção do trecho Sul do Rodoanel será realizada até o fim do ano.

Balanço - Centrado no tema Novos Mercados, Novas Tecnologias. Desafios da Engenharia da Mobilidade, o Congresso SAE BRASIL 2005 contou com a presença de aproximadamente de 7,5 mil pessoas, que visitaram a mostra de engenharia, participaram dos 25 painéis de debates e assistiram 220 apresentações de trabalhos técnicos de autores brasileiros e estrangeiros, de centros de pesquisas de indústrias e universidades. "A nossa pesquisa de qualidade mostrou que 87% dos expositores avaliaram como bom ou ótimo o Congresso; 92% do público das sessões técnicas elogiaram o conteúdo dos trabalhos; e 84% dos visitantes gostaram muito das inovações tecnológicas apresentadas na mostra de tecnologia", afirmou Mauro Correia, presidente do Congresso SAE BRASIL 2005, no discurso de encerramento. "Isso nos mostra que estamos no caminho certo".

Além de Meirelles e Correia, a cerimônia de encerramento contou com a participação de Armando Mariante Carvalho Jr., diretor das Áreas Industrial e Comércio Exterior do BNDES, Joaquim Ubirajara Teixeira Filho, representando o professor Odilon Marcuzzo do Canto, presidente da Finep, Ali El Hage, diretor do Sindipeças, Gábor Deák, presidente da SAE BRASIL e José Luiz Albertin, diretor da SAE BRASIL, que mediou a atividade.

Mauro Correia disse que as tarefas da SAE BRASIL não se encerram com o término do Congresso, pois entram em nova fase, liderada por Besaliel Botelho, vice-presidente da Bosch - Divisão de Sistemas a Gasolina. "Sabemos que você é a pessoa certa para melhorar ainda mais o nosso Congresso", afirmou Correia, ao anunciar Botelho como presidente do Congresso SAE BRASIL 2006, que terá como vice, o engenheiro José Henrique Senna, gerente executivo de Marketing do Produto, da Scania Latin América. Mauro Correia também anunciou o tema do Congresso SAE BRASIL 2006 - Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial: Contribuição da Engenharia Brasileira.

Destaques tecnológicos

Com 76 empresas expositoras, os visitantes do Congresso SAE BRASIL 2005 elegeram as empresas Bosch, Delphi e Magneti Marelli como as que apresentaram os destaques tecnológicos mais interessantes da mostra de engenharia.

O destaque da Bosch foi o Laboratório de Inovações, veículo bicombustível equipado com os sistemas Flex-Start, que gerencia o combustível durante o processo de partida do automóvel e elimina o reservatório de gasolina dos veículos a álcool ou multicombustíveis, e Star-Stop, que desliga e liga o carro automaticamente em situações de trânsito intenso. Após atingir 10km/h, o sistema entra em funcionamento e desliga o carro em casos de parada, quando os freios são acionados por mais de 5 segundos. Para voltar a funcionar, basta pisar na embreagem. Segundo a Bosch, o Start-Stop pode proporcionar economia de combustível em até 15%.

Já o destaque da Delphi foi o sistema bicombustível diesel-gás, para ônibus e caminhões, que deverão, em breve, equipar os ônibus urbanos de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Além desse sistema, a empresa mostrou os Sistemas de Rastreamento, DS-100 e DS-300, que localizam o veículo via GPS em qualquer lugar do mundo, o Sistema de Navegação com interface touch screen, completo em recursos para navegação e integrado ao sistema de áudio, como o Rádio Digital, que permite reprodução de altíssima qualidade.

O sistema de navegação Smart Router foi o destaque da Magneti Marelli. No estande, os visitantes puderam conferir o funcionamento do equipamento em um simulador de percurso e, do lado externo ao pavilhão de exposições, a empresa disponibilizou um veículo com o produto para test drive.

Papers - Além disso, o público que assistiu as sessões técnicas escolheu o trabalho Um Método Simplificado para o Projeto de Perfis de Asa, elaborado por Francisco Leme Galvão, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), como o Melhor Paper Nacional. Como prêmio, Galvão irá aos Estados Unidos, em abril de 2006, apresentar sua pesquisa no SAE Congress, em Detroit. Já o trabalho desenvolvido por Martin Werkmann, da Mahle International Gmbh, intitulado Ruído de Pino de Pistão - Procedimento para Quantificação e Influência da Geometria do Cubo, foi escolhido como o melhor trabalho internacional. Como prêmio, Werkmann ganhou o direito de vir ao Brasil para assistir o Congresso SAE BRASIL 2006.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Carina Mazarotto – carina@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308