Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/12/2005
Carro bicombustível requer os mesmos cuidados de um veículo comum, afirma especialista da Viamar

Com a chegada das férias, muitas pessoas decidem viajar e, para a maioria dos proprietários de veículos bicombustíveis, esta será a primeira vez que sairão de férias com o carro. Por conta disso, muitos motoristas têm dúvidas sobre os cuidados com o veículo, como o melhor tipo de combustível que deve ser utilizado, tipo de lubrificante, ou ainda quais itens devem ser verificados na revisão.

Carlos Gomes, gerente de Pós-Vendas do Grupo Viamar, afirma que diferentemente do imaginado, a tecnologia de motores flexíveis não necessita de cuidados extras ao de um motor exclusivamente movido à gasolina ou álcool. "A revisão é a mesma e deve ser efetuada conforme indica o manual do proprietário", explica Gomes.

O gerente explica que o melhor tipo de combustível a ser utilizado na estrada depende da preferência do motorista. "Alguns se sentem mais confortáveis com a gasolina, outros preferem o álcool, pois é mais barato. Não existe nenhum tipo de restrição quanto ao tipo nem na proporção da mistura. O motorista pode utilizar só a gasolina, só o álcool ou a mistura dos dois, em qualquer proporção", afirma Gomes, que explica ainda como é o cálculo que determina qual a opção mais econômica.

"Os veículos bicombustíves têm autonomia 30% menor quando abastecidos só com álcool. Assim, se com um tanque de gasolina ele roda 800 km, com álcool andará 560 km. Com um tanque de 52 litros, ao preço de R$ 2,30 o litro, o consumidor gastará R$ 119,60 para encher o tanque, que equivale gastar R$ 0,15 por km rodado. Com o mesmo tanque, mas abastecido com álcool, a R$ 1,20 o litro, o consumidor gastará R$ 62,40, o equivalente a R$ 0,11 por km. Assim, nestas condições, em uma viagem de 500 km, com álcool o consumidor gasta R$ 55 e, com gasolina R$ 75", ensina Gomes.

Uma fórmula simplificada para saber qual combustível compensa mais é multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for igual ou superior ao preço do álcool, compensa mais abastecer com gasolina. No exemplo acima, o álcool deixaria de ser vantagem se o preço do litro atingisse R$ 1,61.

Gomes recomenda, no entanto, o uso do álcool para quem for pegar a estrada. "Apesar de a autonomia ser menor, o carro abastecido só com álcool tem maior potência e o consumo é melhor do que na cidade, pois a velocidade é mais constante", explica o gerente. "Mas nada impede o motorista de usar o combustível de sua preferência", diz.

Outra recomendação do gerente é não esquecer de abastecer o reservatório de combustível de partida a frio, quando o veículo for abastecido somente com álcool, ou em na proporção de 30% álcool, 70% gasolina. No sistema FlexPower, da Chevrolet, o uso da gasolina na partida a frio acontece somente quando a temperatura ambiente é menor do que 13º C, mas esta condição varia dependendo da marca do veículo. "Recomenda-se ainda utilizar gasolina aditivada, de alta octanagem, pois o combustível comum envelhece com o passar do tempo e perde a funcionalidade", explica Gomes.

Revisão - A revisão do veículo deve obedecer ao manual do proprietário. No caso dos veículos Chevrolet, recomenda-se a troca de óleo a cada 5 mil km, filtros de ar e óleo a cada 10 mil km, filtro de combustível a cada 15 mil km, pastilhas de freio a cada 25 mil km, velas e correia dentada a cada 40 mil km, limpeza do sistema de ar condicionado e troca de filtro entre 6 e 12 meses (dependendo da utilização), palhetas do limpador de pára-brisa a cada 3 meses, entre outros itens.

No Grupo Viamar, maior concessionário Chevrolet em volume de vendas no Brasil, as revisões podem ser agendadas por telefone e realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 13h, exceto na unidade Tatuapé, localizada no shopping Anália Franco, que funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi - alexandre@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Criada em 1994, a rede representa o maior Grupo Chevrolet em volume de vendas do Brasil, levando produtos e serviços, conceitos diferenciados e sólida estrutura a milhares de consumidores. Com sete unidades, espalhadas em São Paulo, São Bernardo do Campo e Diadema, o Grupo oferece serviços de Centro Automotivo, estoque de mais de mil veículos entre novos e seminovos, além de peças e acessórios, facilidades da Viamax Locadora de Veículos, Viamar Seguros e serviços de despachantes e vendas especiais para taxistas, deficientes físicos e frotistas. Eleita pelo sexto ano consecutivo Concessionária Nível A pela General Motors conta com mais 850 funcionários, comercialização de mais de 1,4 mil veículos / mês e um Índice de Satisfação do Cliente (ISC) maior do que a média nacional (80%), o Grupo Viamar consolidou a marca como uma das mais importantes concessionárias General Motors de São Paulo.

GARANTIA GRATUITA DE 3 ANOS – Lançada em junho de 2004 com exclusividade pelo Grupo Viamar, a Garantia Gratuita de 3 anos para veículos zero km é o principal diferencial da empresa. A ação rendeu resposta imediata: 169 veículos zero km vendidos no primeiro fim de semana do mês de lançamento. Um ano depois, a empresa obteve retorno de vendas na ordem de 11,22%, ao comercializar 7.888 veículos entre junho de 2004 a maio de 2005, contra 7.092 no mesmo período anterior à campanha.

SISTEMA USAMAX – Criado em 2000, o serviço surgiu a partir da necessidade de mudar o conceito de que investir em um veículo seminovo é comprar um problema, oferecendo aos consumidores produtos de qualidade, com garantias semelhantes às de um zero km e, principalmente, garantia de procedência. Entre os serviços oferecidos aos clientes do Sistema Usamax destacam-se a garantia de dois anos para motor e câmbio, e o guincho 24 horas em toda Grande São Paulo.

PROTEÇÃO EXTRA – Desde novembro de 2004, as concessionárias do Grupo Viamar oferecem aos seus clientes um exclusivo serviço de proteção automotiva contra a ação do tempo. O Max Protect evita o desgaste natural da pintura do veículo e também protege estofamentos contra eventuais manchas em casos de acidentes com produtos oleosos, fezes de aves entre outros. O Max Protect é uma exclusividade do Grupo Viamar, em parceria com a Ziebart, líder mundial em conservação automotiva.

ESPAÇO TAXISTA - Lançado em 2002, o Espaço Taxista é disponibilizado em três unidades do Grupo Viamar, e tem como principal atrativo oferecer à categoria veículos zero km com mão-de-obra gratuita no período de 5 anos ou 60 mil Km (o que ocorrer primeiro), para serviços de manutenção preventiva ou corretiva, desde que não sejam causados por sinistro ou mau uso. Além disso, possui uma equipe de vendas exclusiva, especialmente treinada para lidar com as necessidades dos taxistas, como obtenção de cartas de isenção de impostos.

ENDEREÇOS CHEVROLET:
Em São Paulo:
* Mega Center Viamar - av. Nações Unidas, altura do nº 22.500, em frente ao Shopping SPMarket – telefone: 5545-5000
* Viamar Mega Store - av. Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello, 4.001 – telefone: 6100-6000
* Viamar Tatuapé – Piso G4 do Shopping Anália Franco, em frente ao cinema – telefone: 6643-4343
* Viamar Morumbi - av. Giovanni Gronchi, 4.100 – telefone: 3746-4000
Em São Bernardo:
* Viamar ABC - av. Caminho do Mar, 2.227 – telefone: 4367-8000
Viamar Pereira Barreto - avenida Pereira Barreto,1380 – telefone: 4122-7000
Em Diadema:
Viamar Imigrantes - av Antonio Piranga, 1.065 – telefone: 4055-5500
(*) unidades que possuem o 'Espaço Taxista'

ENDEREÇOS YAMAHA:
Viamar Yamaha São Miguel - av. São Miguel, 9336 – telefone: 6137.4000
Viamar Yamaha Conselheiro - av. Conselheiro Nébias, 351 – telefone: 13.3295.0000
Viamar Yamaha São Bernardo – av. Jurubatuba, 2110 – telefone:4339-5433
Viamar Yamaha Rudge Ramos – av. Caminho do Mar, 3.661 - telefone: 4632-8000
Viamar Yamaha São Paulo – av. Professor Luis Ignácio de Anhaia Mello, 3.911 – 6100-0000
Viamar Yamaha Villa Lobos – av. Queiroz Filho, 960 – 3839-8000
Viamar Yamaha Ana Costa – av. Ana Costa, 363 – 13.3281-0000

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308